terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Em breve serão conhecidas as novas regras para ligações aéreas inter-ilhas

Foram aprovadas novas obrigações de serviço público para o transporte aéreo dentro do arquipélago e a realização de concurso público internacional para a sua concessão durante 5 anos.

"As obrigações agora aprovadas serão, oportunamente, objeto de apresentação pública", segundo o comunicado oficial emitido ontem com as conclusões da reunião do Conselho do Governo Regional dos Açores.

O texto diz que foram aprovadas "as obrigações modificadas de serviço público de transporte aéreo regular no interior da Região" e autorizada "a realização do concurso público, com publicidade internacional, para a formação de um contrato de concessão desse serviço público, por um período de cinco anos, pelo valor máximo de 135 milhões de euros".

O Governo Regional aprovou também "o programa e o caderno de encargos de tal procedimento, para o caso de não surgirem transportadoras interessadas em assegurar aquelas obrigações sem compensação financeira".

O transporte aéreo dentro dos Açores é assegurado atualmente pela SATA, a companhia aérea da Região.

O Governo Regional havia já anunciado que iria mudar as regras do transporte aéreo dentro dos Açores, para assim as adequar ao novo modelo de ligações com o Continente que entra em vigor a 29 de Março. A partir dessa data, as ligações de São Miguel e Terceira para o Continente passam a ser liberalizadas (ou seja, deixam de ter obrigações de serviço público).

Atendendo a declarações de membros do Governo Regional nos últimos meses, as mudanças no transporte inter-ilhas devem passar (entre outros aspetos) por uma baixa do preço das tarifas, de forma a que não sejam mais caras do que aquelas que estão garantidas para os residentes nos voos para o Continente (com tarifa máxima garantida de 134 euros).


Notícia: «Açoriano Oriental», semanário «Expresso» e rádio TSF.
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Ainda estou para saber quem é que vai pagar a viajem até à Terceira, para apanhar a TAP ou a SATA, ou para S. Miguel para voar de lowcost.
Vai tocar aos clientes dizem os mais cépticos, pondo em questão a igualdade dos Açorianos.
A comunidade europeia, dizem alguns, como se os alemães e os ingleses tivessem obrigação disso.
O governo regional dizem outros como se o dinheiro abundasse por aí e tivéssemos petróleo.
O governo Passos/Portas murmuram outros, como se essa gente dispusesse de um cêntimo para cumprir a sua divida com os Açores.
À SATA, que como por aí se propala está falida, saía-lhe a sorte grande se o "alguém" que pagasse não fosse o cliente.

Anónimo disse...

há uma grande solução que ajuda é os deputados passarem a pagar as viagens que fazem para o trabalho, eu, também vou para o trabalho à minha custa seja de autocarro ou mesmo no meu carro.

Anónimo disse...

os deputados e muita corja que por aí anda!
É por isso que enriquecem, mas sempre à custa dos outros!

Anónimo disse...

Os "ricos" não são todos iguais.
Há os ricos de família, que há gerações detêm bens e os novos ricos, que de um dia para o outro acumularam dinheiro.
Os primeiros sempre os houve. Constam de gente educada, com cultura e que preza a sua palavra.
Os segundos são criaturas execrandas, que gostam de exibir e mostrar que tem dinheiro. Na tentativa de esconderem o que foram, desprezam os pobres, maltratam os subordinados e, se são políticos, depenam o erário público.
Se ontem andavam de gírico, hoje exibem um Mercedes.
Se ontem passavam fome, hoje empanturram-se de comida, geralmente de má qualidade.
Se ontem andavam à topada, porque não tinham dinheiro para sapatos, hoje engalam-se com Armani.
Se ontem respeitavam a família, hoje dizem não a conhecer, porque subiram de condição.
Levante o dedo quem não conhece disto por aí. Na politica, no comércio, nos negócios e até na lavoura.
Dedico esta prédica à criatura invejosa das 19:44 e ao meu humilde amigo Cana Roca, muito mais rico que muitos que andam por aí, pelos bons princípios que tem.