quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Açores considerados como o destino turístico europeu mais sustentável

Açores, Cascais, Sintra, Lagos, zona Oeste e a Serra do Socorro e Archeira (em Torres Vedras) estão no Top 100 dos destinos sustentáveis do Mundo.

A lista dos 100 destinos mais sustentáveis para passar férias foi revelada pelo ‘sítio’ GreenDestinations.info e segundo o seu diretor, Albert Salman, o objetivo é "reconhecer os destinos turísticos que levaram a sustentabilidade a sério e se esforçaram para fazer a diferença". Aquele responsável admitiu ainda que "medir a sustentabilidade não é simples, nem se pode cortar a direito. Esta lista reconhece os destinos que estão no caminho certo, tendo em conta as avaliações de peritos independentes com recurso a critérios objetivos".

Portugal colocou seis destinos no Top 100 e, além disso, esses locais são dos que na Europa conseguiram melhor cotação da Crítica de Turismo Sustentável Global. Os Açores foram considerados o destino turístico mais sustentável da Europa, ao conseguir uma cotação de 8,9 em 10 pontos possíveis. Cascais e Lagos foram também dos melhores, com 8 pontos.

Segundo a organização, esta cotação é calculada a partir de 40 a 60 indicadores, como a qualidade da natureza (paisagens e experiência de vida selvagem), qualidade e cuidados ambientais (ar, água e águas balneares), herança cultural (identidade local e tradições), questões sociais (hospitalidade do povo e o respeito pelos direitos humanos), economia verde (desenvolvimento económico sustentável, energia verde, adaptação ao clima e questões relacionadas com o desperdício e gestão de consumo de água) e políticas de turismo verde.

Criado para premiar os esforços de gestão destes destinos, o Top 100 dos destinos mais sustentáveis do Mundo resulta do convite lançado nas redes sociais, a que se seguiu uma seleção por trinta peritos de turismo sustentável a nível internacional.


Notícia: «Açoriano Oriental» e jornal «Observador».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: