sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Falta gestão profissional às Cooperativas

As pequenas Cooperativas de lacticínios dos Açores necessitam de serviços de gestão financeira profissional e devem apostar em novos mercados para assegurarem a sua sustentabilidade, concluiu um relatório apresentado na Assembleia Regional.

O relatório foi elaborado por um grupo de trabalho composto por deputados regionais e analisa a situação e as perspetivas das Cooperativas açorianas, algumas das quais atravessam dificuldades financeiras. Além de uma gestão profissional, o relatório aponta que "eventuais apoios futuros" que venham a ser atribuídos às Cooperativas, no âmbito de programas regionais ou comunitários, devem "depender" da existência ou não desses serviços de gestão profissional.

Os deputados que compõem o grupo de trabalho reuniram com dez Cooperativas de diferentes ilhas da Região e concluíram ainda serem necessárias mais iniciativas governamentais de sensibilização para a produção e mais formação e acompanhamento técnico dos produtores. Estas medidas de apoio à produção são fundamentais no entender dos deputados, sobretudo "nas ilhas mais pequenas e com maiores problemas em termos de quantidade de leite produzido, de modo a melhor orientá-las no contexto geral em que se movem".

"Devem ser promovidas políticas públicas que visem a concertação de estratégias comerciais por parte das Cooperativas, assim dando maior eficácia no 'marketing' dos seus produtos e aumentando o poder negocial face às exigências dos mercados", pode ainda ler-se entre as onze recomendações do relatório.

O grupo de trabalho concluiu também que as Cooperativas de lacticínios dos Açores devem ter como prioridade a utilização dos novos sistemas de incentivos no âmbito do novo Quadro Comunitário de Apoio, no sentido da diminuição dos seus custos energéticos e de transportes.

No debate parlamentar que se seguiu à apresentação do relatório, o secretário regional da Agricultura reconheceu que "as Cooperativas têm passado por algumas dificuldades", mas manifestou confiança que as soluções agora propostas possam contribuir para o equilíbrio financeiro daquelas pequenas unidades fabris.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental» e RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Só agora é que deram por isso???
Eu sou um burro vertido e já o digo há anos. Lavradores é para produzir leite e carne; contas é para os contabilistas... Esta coisa do Deve e o Haver tem que ser feita com rigor.

Anónimo disse...

Foi preciso apertarem muito a cabeça, para chegarem a estas conclusões.

Anónimo disse...

Sem profissionalismo, conhecimento dos mercados e marketing, não vamos a lado nenhum.
Há anos que isto se mete-se pelos olhos dentro.
É por isso que tem aparecido buracões nas contas, dificuldades de escoamento e produtos obsoletos, que não cativam o consumidor.
Esta comissão parlamentar constata o que toda a gente já constatou, quando, através dos impostos que paga, sustenta cooperativas literalmente falidas e injecta capital onde só um louco investiria.
O estudo de problemas deste tipo devia igualmente ser feito por profissionais, conhecedores dos problemas, e não por políticos profissionais, detentores de lábia balofa e presos a "partidos".

Anónimo disse...

eu gostava de saber que futuro vai haver para as ilhas mais pequenas para carne e leite.