domingo, 14 de dezembro de 2014

Açores vão ter cuidados paliativos

Governo Regional avança em 2015 com a criação das primeiras equipas e camas hospitalares para cuidados paliativos, anunciou o secretário regional da Saúde.

Um estudo da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos tinha já concluído que os Açores não têm cuidados paliativos e que metade dos doentes referenciados morre sem acesso a este tipo de assistência.

Falando no debate do Plano e Orçamento para 2015, Luís Cabral disse que vão ser criadas dez "equipas comunitárias de suporte em cuidados paliativos nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Faial e Pico". Além disso, "os internamentos de cuidados paliativos serão criados nos três hospitais da Região" (São Miguel, Terceira e Faial), acrescentou.

Na mesma intervenção, o secretário regional da Saúde reiterou a intenção do Governo Regional de alargar os cuidados continuados atualmente prestados nas ilhas. O Orçamento regional para 2015 prevê 2,4 milhões de euros para serem "disponibilizadas mais de duas centenas de camas de cuidados continuados integrados" e criadas 16 equipas "domiciliárias de apoio integrado". Essas equipas trabalharão em Santa Maria (uma), São Miguel (cinco), Terceira (duas), Faial (uma), Pico (três), São Jorge (duas), Graciosa (uma) e Flores (uma).

Além disso, o Governo Regional prevê "dar início" em 2015 "à rede regional de cuidados continuados de saúde mental", para dar "melhor resposta e maior autonomia a estes doentes".


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: