segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Transformar recursos naturais públicos em avultado lucro de empresas privadas

A exploração dos recursos genéticos e biológicos do mar profundo para a sua aplicação em setores como saúde, farmacêutica, cosmética e alimentação é um dos objetivos. Empresas vão ter financiamento público e um quadro fiscal muito favorável.

Ir ao fundo do mar, literalmente, e captar organismos com potencial biotecnológico para serem aplicados em indústrias das áreas da cosmética, farmacêutica, alimentação ou ambiente. É o plano que os Açores pretendem oferecer com um novo projeto de exploração dos recursos biológicos do mar. E as riquezas marítimas são muitas, algumas ainda desconhecidas.

O Governo Regional pretende transformar o arquipélago num centro de desenvolvimento empresarial na área da biotecnologia marinha, capacitado para atrair empresas nacionais e internacionais ligadas a esse setor.

O projeto, previsto para arrancar em 2015, visa explorar os recursos genéticos e biológicos do chamado mar profundo dos Açores para a sua transformação - aproveitando o conhecimento científico a eles associado - em produtos transacionáveis que ajudem a dinamizar a economia e a criar postos de trabalho. O anúncio foi feito pelo secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia na conferência BioMarine Business Convention, que é um dos mais importantes eventos empresariais sobre biotecnologia marinha a nível mundial.


Notícia: jornal «Diário de Notícias».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: