sábado, 8 de novembro de 2014

À conversa com António Maria Sousa

Desde sempre que as populações têm sido alvo de fenómenos migratórios. Por vezes sem explicação aparente, outras por necessidade e ainda outras por mero capricho...

Os Açores desde há séculos que, periodicamente, não é excepção e muitas centenas, diria mesmo milhares de açorianos procuraram longínquas paragens deste Planeta para se estabelecerem, acabando por vezes por melhorar a sua situação e em alguns casos a decisão veio a verificar-se quase, senão mesmo, catastrófica.

Este vídeo é a primeira parte de um trabalho mais extenso (que a seu tempo será público) sobre um florentino, António Maria Sousa, nascido na freguesia da Lomba e emigrante nos Estados Unidos da América, mais concretamente na cidade de Stoughton, onde chegou há cerca de 50 anos, começando por trabalhar em fábricas por conta de outrém, para mais tarde se estabelecer por conta própria, sendo actualmente homem de sucesso no ramo dos negócios naquela cidade. Mas para ficar a saber mais, veja esta primeira parte do trabalho numa entrevista conduzida pela Regina Meireles.

Muito obrigado a António Maria Sousa e à Regina Meireles que prontamente aceitou o convite em entrevistar uma pessoa que tão bem conhece. Obrigado também ao grupo de foliões da Lomba.

Obrigado a todos os que, de uma forma ou de outra, tornaram possíveis estas imagens. Obrigado especial à Luísa Silveira pela imprescindível ajuda na produção e captação de fotografias.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: