segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Primeiro destino turístico de natureza

No espaço de uma década, o Governo Regional quer transformar os Açores no primeiro destino turístico de natureza do país.

O secretário regional dos Transportes e Turismo sublinhou que o sector turístico tem um "papel muito relevante a desempenhar no desenvolvimento" da Região: "Mas estamos a falar de um dos sectores mais competitivos do Mundo", sublinhou Vítor Fraga, dizendo que os Açores são um "destino valioso, mas recente", que está em "competição direta" com outros, "promovidos durante décadas" e já com públicos fidelizados.

Para Vítor Fraga é necessário reverter as "aparentes desvantagens" dos Açores em oportunidades, sem nunca pôr em causa valores fundamentais como a "sustentabilidade ambiental". Assim, defendeu que os Açores têm de ser vendidos como um destino "de excelência", um dos "segredos da Europa ainda por descobrir", com uma "natureza deslumbrante todo o ano" e "características únicas a nível natural e ambiental", e rentabilizar a "invejável" localização entre a Europa e a América, captando turistas dos dois continentes.

"Se conseguirmos aproveitar todas estas oportunidades em pleno, podemos numa década fazer dos Açores o principal destino de natureza do país e assegurar para a nossa Região o estatuto de referência em termos internacionais no turismo náutico", afirmou o governante regional.

Reconhecendo que a questão dos transportes é fundamental, Vítor Fraga disse, no entanto, que há que ter a consciência de que os desafios do setor não se esgotam na liberalização das ligações aéreas a duas ilhas do arquipélago, a partir de 2015. Assim, disse ser fundamental a aposta na qualidade e na inovação, sublinhando que "receber bem é sinónimo de criação de postos de trabalho".


Notícia: «Açoriano Oriental» e jornal «i».
Saudações florentinas!!

5 comentários:

Anónimo disse...

Estes governantes quando nada têm para dizer fazem perorações sobre o turismo, medidas concretas neste discurso: zero.
Na pobreza e no desemprego não se fala. Nas Flores o projeto para combater o desemprego que está a dar agora é jardinagem. Nunca se viu tanto jardineiro e jardineira em parte nenhuma do país. É assim que se combate a pobreza e a ignorância, não há mais nada a fazer? Acaba o programa e volta tudo ao mesmo, o dinheiro dos contribuintes gasto não serviu para nada, porque as pessoas continuam sem evoluir.
Na rádio e televisão não se questiona nada, no verão é só "Açores em festa", como se o povo estivesse no paraíso. Os governantes debitam nos noticiários o que bem querem e lhes apetece e não há um jornalista que os questione criticamente.
O turismo é que vai salvar uma das zonas mais atrasadas do País. Venham mais subsídios para estoirar!

Anónimo disse...

As outras Ilhas não fazem parte dos Açores.

Anónimo disse...

nas lajes não se vê obras porque não há dinheiro mas para os forrós ele aparece pensam com a música vão encher o estomago daqueles desempregados. haja paciência o que isto chegou.

Anónimo disse...

pois...pois...este dinheiro que se está a estragar bem poupadinha deva quase para fazer a piscina no porto.

Anónimo disse...

A piscina do porto devia ter ido para cima da mesa nas reuniões com Passos de Coelho.
O governo de Lisboa é que a devia pagar.