quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Arrancou a campanha SOS Cagarro 2014

De hoje até 15 de Novembro decorre mais uma edição da campanha SOS Cagarro, num período que coincide com a saída dos cagarros juvenis dos ninhos para o seu primeiro voo transoceânico.

O arquipélago dos Açores alberga cerca de 188 mil casais reprodutores de cagarros, ou seja, 75% da população mundial da subespécie Calonectris diomedea borealis e 60 a 65% da população mundial da espécie Calonectris diomedea, sendo, por isso, crucial a sua proteção e conservação nas ilhas açorianas.

A campanha SOS Cagarro decorre nos Açores desde 1995, tendo como principal objetivo envolver as pessoas e entidades no salvamento dos cagarros juvenis encontrados junto às estradas e na sua proximidade.

Durante os meses de Outubro e Novembro, os cagarros juvenis começam a abandonar os ninhos e, no seu primeiro voo, podem ficar desorientados por luzes fortes, correndo o risco de cair em locais expostos, o que os torna vulneráveis a diversos perigos, nomeadamente ao atropelamento por veículos.

No ano passado foram salvas quase 7 mil aves, cerca do dobro do número médio registado nos últimos sete anos. Alguns dos cagarros juvenis salvos nos Açores há mais de sete anos já regressaram ao arquipélago para acasalar e ter as suas crias.

Pretende-se que a Campanha SOS Cagarro também se assuma como uma atividade participativa de eco-turismo, promovendo a sua sustentabilidade e a promoção do arquipélago, através de ações inclusivas de conservação ambiental. Nesse sentido, os agentes turísticos são convidados a divulgar esta campanha, permitindo desta forma que os turistas possam participar ativamente na campanha, contribuindo para a proteção desta emblemática ave marinha da Região.

As brigadas e ações de sensibilização ensinam como recolher os cagarros juvenis e onde os entregar para posterior libertação, sendo facultadas caixas aos automobilistas. Para saber como participar na campanha SOS Cagarro 2014, os voluntários podem contactar o Parque Natural da sua ilha ou consultar a página da internet soscagarro.azores.gov.pt.


Notícia: rádio Atlântida e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

para que querem estas passaroucas todas, será para fazerem alguma alcatara.