segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Governo Regional quer aumento da produção de leite para salvar Cooperativa

O secretário regional da Agricultura e Ambiente defende o aumento da produção de leite na ilha das Flores em mais de um milhão de litros como forma de viabilizar a Cooperativa Ocidental.

“Nós estamos neste momento com 600 mil litros anuais e a perspetiva que temos é de aumentar [a produção de leite na ilha das Flores] pelo menos um milhão de litros de leite”, declarou Luís Neto Viveiros.

O titular da pasta da Agricultura, que se reuniu na passada semana com a Associação Agrícola das Flores, pretende atingir esta meta dentro de cerca de um ano, tendo declarado que a Cooperativa Ocidental é um “agente dinamizador da produção e do fabrico de queijo de muito boa qualidade”.

“A Cooperativa Ocidental atravessa, de facto, um período difícil [enfrentando dificuldades financeiras], que o Governo Regional tem acompanhado desde há algum tempo, disponibilizando um técnico que acompanha diariamente a sua gestão, tentando encontrar novos caminhos e modificar alguns procedimentos que permitam um novo arranque”, declarou o secretário regional da Agricultura.

Luís Neto Viveiros identifica como principal problema da Cooperativa Ocidental o “decréscimo muito relevante da produção de leite que se verificou nos últimos cinco anos”, daí a “necessidade imperiosa” de aumentar a produção de leite na ilha das Flores: “Isso passa pelo empenhamento direto e decidido dos produtores de leite florentinos. Neste momento, estamos com níveis muito baixos que não viabilizam a fábrica atual”, frisou.

Luís Neto Viveiros reiterou que o Governo Regional não vai injetar diretamente capital na Cooperativa Ocidental: “o Governo Regional não vem à ilha das Flores passar um cheque para pagar as dívidas que a Cooperativa Ocidental tem e provocou ao longo dos últimos anos, mas sim numa perspetiva diferente de encontrar caminhos sustentáveis que permitam que o futuro seja mais risonho”, referiu o governante.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Os impostos sao cada vez mais complicados de pagar.
Custam os olhos da cara e tem de merecer o respeito de quem os gere.
Não está certo uns pagarem, feio e forte, porque não tem outro remédio, e outros por varinha mágica receberem, com as justificações do costume.
Votem em quem quiserem até no raio que os partam. Viverem a custa dos outros a chantagear com a politica é que nao.
Cada um tem que fazer por si.

Anónimo disse...

Passem a gestão da fábrica para o Francisco Canada e para a mulher, que eles dão conta do recado

Anónimo disse...

Quem não conhece gerir o seu, como vai gerir os outros

Anónimo disse...

Música para os nossos ouvidos...

Anónimo disse...

ouvi que o governo vai fazer obras no porto das poças, que não sei para que vai gastar ali dinheiro para 3 ou 4 pescadores e com um grande cais que tem. é dinheiro mal gasto

Anónimo disse...

Fomos convidados para a reunião da fábrica e ficamos estupefactos pois a mesma se realizou sem a elaboração de acta ,sem a presença do presidente da assembleia geral na mesa , e assim começou a boa gestão do zapa&pato Lda , a unica preocupação do pato é mandar vir vacas para depois passados uns meses começar a abatelas no matadouro , neste momento já vamos com 5 meses de atraso de pagamento de Leite ,vamos lá cabeças iluminadas a resolver o problema