sexta-feira, 18 de julho de 2014

Desafio de consolidar as Cooperativas

A consolidação e a eficiência são dois dos principais desafios com que se confrontam as dez cooperativas de lacticínios existentes nos Açores, segundo aponta um relatório sobre o setor feito pela comissão parlamentar de Economia da Assembleia Regional.

“Neste momento, o que temos de fazer é consolidar as Cooperativas que temos, tentar melhorá-las e torná-las mais eficientes, de maneira a que o nosso produto seja de melhor qualidade”, afirmou o deputado José Ávila, que coordenou o relatório “Momento atual e perspetivas futuras das Cooperativas de Lacticínios dos Açores”.

O parlamentar socialista adiantou que aquilo que se pretende com este relatório, que será discutido no plenário de Setembro da Assembleia Regional, é que se façam estudos no sentido de conjugar todos os fatores para que as Cooperativas fiquem mais fortes.

Reconhecendo a existência de problemas nas cooperativas em São Jorge, no Pico e nas Flores, José Ávila manifestou ser importante que os agricultores acreditem nas suas cooperativas e trabalhem para entregar mais leite. Segundo o coordenador do relatório, as situações mais faladas durante as visitas dos deputados tinham a ver com a necessidade de apoio técnico na área da gestão e comercialização, também na área da produção e um gasto excessivo de energia.

“É evidente que questões como marcas brancas, que são negociadas pelas grandes superfícies, têm influência muito grande na rentabilidade dessas empresas e nós achamos que a valorização da marca Açores poderá ser uma vantagem para o produto ser mais competitivo no mercado”, referiu José Ávila.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
O presidente da Federação Agrícola dos Açores reiterou "algumas preocupações" relacionadas com o novo quadro comunitário de apoio, por acabar com as reformas antecipadas, mas também por causa dos pagamentos à Segurança Social pelos jovens agricultores.

Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

A nossa , com a nova gerencia que nem sequer a vida deles sabem orientar vai de vento em popa ; e ainda vem o esperto do pato marreco uivar para a rádio que o problema era da gerencia anterior , ó criatura ainda não percebeste que o problema é falta de leite com limpeza e qualidade e sem antibióticos para não estragar o outro leite!!!

Anónimo disse...

o zapa agora não zurra e o pato não grazna