sábado, 17 de maio de 2014

Força Aérea fez mais um resgate médico

A distância a que o navio se encontrava [cerca de 630 quilómetros a sudoeste da ilha das Flores] obrigou a uma missão de elevada complexidade, que começou a ser preparada no dia anterior.

A Força Aérea efetuou esta quinta-feira um resgate aeromédico de um tripulante do navio mercante CSAV Llanquihue. A embarcação, com bandeira da Libéria, navegava a cerca de 630 quilómetros a sudoeste da ilha das Flores. «A distância a que o navio se encontrava obrigou a uma missão de elevada complexidade, que começou a ser preparada no dia anterior, altura em que foi dado o alerta. O resgate foi efectuado pela Esquadra 751, a bordo do helicóptero EH-101 Merlin com uma equipa do INEM, e pela Esquadra 505 com a aeronave C-295», pode ler-se no comunicado da Força Aérea.

«O pedido de auxílio foi recebido às 15h51 do dia 14 de Maio no Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada. De imediato, o MRCC Delgada contactou o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODUMAR) do INEM, que identificou a necessidade de resgate do tripulante: um homem com 56 anos, de nacionalidade croata. Às 4 horas, a aeronave descolou da Base Aérea número 4, na ilha Terceira, rumo à ilha das Flores. Reabasteceu para aumentar o alcance e, às 08h45, partiu ao encontro do navio, com uma equipa médica militar a bordo. A extração acabou por ser executada com sucesso pelas 12h10, com o helicóptero a voltar em seguida para a ilha das Flores, onde chegou às 14h45», lê-se no comunicado da FAP.

O homem acabou por ser encaminhado para o Hospital do Santo Espírito, em Angra do Heroísmo.


Notícia: TVI 24, «Correio dos Açores» e «Correio da Manhã».
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que temos uma força aérea com muita qualidade competencia e rigor,obrigado

Anónimo disse...

Aqui está a resposta a quem pergunta para que queremos Forças Armadas.
Bem haja os corajosos militares da Força Aérea Portuguesa.