sexta-feira, 11 de abril de 2014

Procissão e missa do Triunfo do Senhor

O calendário religioso católico dedica esta época do ano à Quaresma. Ao longo dos tempos foram criadas efemérides alusivas. Muitas dessas tradições esvaíram-se com o tempo e outras perduraram até hoje, sendo ainda por muitos e em muitos lugares comemoradas. Assim sendo na ilha das Flores, na vila de Santa Cruz e mais concretamente na Igreja Matriz cujo oráculo é Nossa Senhora da Conceição, é mantida uma tradição, única nos Açores, que é a procissão do Triunfo do Senhor.

Segundo consta, esta é uma tradição/devoção franciscana, que por estas paragens teve o Convento de São Boaventura como seu representante. A tradição refere que o religioso erigiu a igreja e o convento em cumprimento a um voto que formulara pelo triunfo das armas de Portugal sobre as de Espanha, à época da Restauração da Independência.

Esta procissão foi precedida de uma missa solene concelebrada pelo padre Davide Barcelos. Esta procissão tem algumas particularidades, entre as quais o facto de as imagens terem o tamanho real e serem muitas as que entram na procissão, sendo todas pertença da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Muitas pessoas procuraram este evento para marcarem presença, só elas sabem por qual motivo. O tempo esteve excepcional e o decorrer do programa foi pautado pela serenidade e a comunhão de momentos de interiorização e reflexão.

Muito obrigado à Igreja Matriz, bem como ao padre Davide, restantes padres e diácono envolvidos nas cerimónias religiosas, bem como a todos os que tornaram possíveis estas imagens. Obrigado especial à Luísa Silveira pela fotografia e ajuda à produção.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Anónimo disse...

eu houvi por ai que padre david queria ir buscar dinheiro da igreja da fazenda para fazer obras noutras igrejas .

Anónimo disse...

Eu houvi, tu houviste, ele houviu, nos houvimos, vos houvistes, eles houviram e alprender portugues?, nao era bom?

Anónimo disse...

Aprender português e ter tento na língua.

insulas ocidentaes disse...

É muito louvável o esforço do "Costa ocidental". Poucos se apercebem da importância do trabalho feito pelo José Agostinho.
Ao contrário do que alguns persistem afirmar, fazem-se muitas coisas na nossa ilha,e este tem sido um meio privilegiado de divulgação, interno/externo sem precedentes.