sábado, 26 de abril de 2014

Governo limita reembolsos na saúde

O Governo Regional pretende impor limites aos pedidos de reembolsos de consultas e exames feitos nos privados, passará a haver um limite anual para os pedidos que cada utente poderá fazer.

O secretário regional da Saúde sublinhou que, ao contrário do que acontece na Madeira e no Continente, os Açores vão continuar a fazer reembolsos de consultas, exames ou tratamentos feitos em clínicas e consultórios privados, mas passará a haver um limite anual para os pedidos que cada utente poderá fazer.

Luís Cabral justificou estas alterações devido às unidades de saúde pública dos Açores terem “uma capacidade de resposta maior” do que aquilo que acontecia há uns anos, quando a legislação atual entrou em vigor. Assim, sublinhou que o recurso aos privados e pedidos de reembolso devem, sobretudo, servir para questões de “rotina” e quando o utente necessita de mais acompanhamento deve ser encaminhado para os hospitais da Região.

As áreas em que é possível pedir reembolsos vão manter-se e incluem, por exemplo, as análises clínicas, a medicina física e de reabilitação ou a compra de óculos. No caso das análises, Luís Cabral especificou que cada utente poderá pedir reembolso duas vezes por ano, “conforme o tipo de análises” e, “havendo necessidade” de mais, o doente deve ser encaminhado para os serviços públicos.

Os Centros de Saúde passam a escolher qual o Hospital para onde encaminham os seus doentes, sendo que os Centros de Saúde das ilhas dos Açores que não têm Hospital vão poder passar a encaminhar os seus doentes para qualquer uma das três unidades hospitalares da Região. A "livre referenciação dos utentes" para qualquer um dos Hospitais da Região permitirá às Unidades de Saúde de ilha escolher, por exemplo, o Hospital com menor lista de espera para uma cirurgia ou consulta, sublinhou Luís Cabral, esclarecendo que o novo sistema estará em vigor no próximo mês de Julho. O secretário regional da Saúde disse acreditar que esta será uma forma de diminuir algumas listas de espera cirúrgicas.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: