terça-feira, 15 de abril de 2014

Domingo de Ramos celebrado nas Lajes

Domingo de Ramos é uma festa móvel cristã celebrada no domingo anterior à Páscoa. A festa comemora a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, um evento da vida de Jesus mencionado nos evangelhos canónicos. Em muitas denominações cristãs, o Domingo de Ramos é conhecido pela distribuição de folhas de palmeiras para os fiéis reunidos na igreja. Em certas regiões onde é difícil consegui-las por causa do clima e outros motivos, são distribuídos ramos de diversas outras árvores.

Nos relatos evangélicos, a entrada triunfal de Jesus Cristo ocorre por volta de uma semana antes da sua ressurreição. Assim sendo, Jesus chegou montado num jumento a Jerusalém e o povo, festivo, lançou os seus mantos à sua frente, assim como pequenos ramos de árvores.

Por cá, a efeméride foi celebrada um pouco por toda a ilha. Costa Ocidental esteve presente na celebração na vila das Lajes das Flores, onde algumas dezenas de pessoas não quiseram deixar passar este dia em vão. O tempo esteve de feição e as cerimónias decorreram dentro da normalidade e como o previsto.

Agradecimento à Matriz das Lajes e ao padre Rúben Sousa, bem como todos os que, de uma forma ou de outra, contribuíram para que este trabalho fosse possível.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

Sem comentários: