quarta-feira, 9 de abril de 2014

AAiF organiza 8º Encontro Cultural

“A Saúde na ilha das Flores: retrospetiva histórica e desafios futuros” é a temática em debate no Oitavo Encontro Cultural que a Associação Amigos da ilha das Flores (AAiF) promove no próximo sábado (dia 12), na sua sede social em Ponta Delgada (São Miguel).

O objetivo do oitavo Encontro Cultural da AAiF é efectuar um ‘raio x’ ao estado da saúde na ilha das Flores, aos investimentos que têm sido feitos no Centro de Saúde, à importância da telemedicina que não funciona apesar de já haver fibra óptica, à deslocação de médicos especialistas ou à falta deles, ao papel da Força Aérea na evacuação de doentes, entre outros aspectos, sem esquecer de recordar os tempos em que se nascia na ilha das Flores, os investimentos feitos pela Base Francesa nos anos 1960 ou a fundação do Hospital no século XIX.

Por outro lado, também o projeto social que é desenvolvido pela AAiF desde 2005 ao abrigo de protocolo de cooperação com as autarquias florentinas, mediante o qual acolhe pessoas carenciadas que se deslocam da ilha das Flores a São Miguel por motivos de saúde e que podem ficar hospedadas gratuitamente na sua sede que tem capacidade para 12 pessoas.

Após o debate seguir-se-á um concurso de sobremesas com fins solidários, cujas receitas reverterão para uma entidade ou instituição a designar, além da entrega de prémios, quer do concurso de sobremesas quer do torneio de cartas (sueca e king) que está a decorrer desde 7 de Março.

Esta é a oitava edição do Encontro Cultural que se enquadra no plano de atividades da AAiF e vai de encontro aos seus objetivos de desenvolver atividades que promovam o bem estar dos naturais das Flores e daqueles com quem vivem, incrementando o intercâmbio com a ilha das Flores, realizando ações culturais, sociais ou desportivas e promovendo a própria ilha na globalidade do seu contexto regional, nacional e ultraperiférico da União Europeia. Nas edições anteriores do Encontro Cultural foram debatidos temas tão diversificados como a História da ilha e a dupla ultraperificidade, a economia e o futuro da ilha, a sustentabilidade energética da ilha das Flores, marinheiros do extremo ocidental da Europa e o património baleeiro, florentinos que se distinguiram ou a experiência associativa e migrante dentro do próprio arquipélago dos Açores.


Notícia: blogue da Associação Amigos da ilha das Flores (AAiF).
Saudações florentinas!!

20 comentários:

Anónimo disse...

este assunto do estado da saúde na ilha das flores é muito mais complexo do que parece!

Anónimo disse...

Ups, concurso de sobremesas.........

Anónimo disse...

Não sei se se saberá em são miguel tudo o que se passa com a saude nas Flores , mas importa debater e chegar a conclusões

Anónimo disse...

Talvez não saibam em S.Miguel que agora quem não tem médico de familia e precisa de ir a um médico ao centro de saúde em St.Cruz não e atendido e alem disso é quase corrido a pontapé pelos dois médicos que la se encontram que estão a ser muito mal educados para os pobres dos pacientes que fazem os seus descontos e tem o direito de serem atendidos e bem porque a nossa saúde e um bem precioso e muitos dos que la vão e para que os médicos lhes ajudem a minimizar as suas dores.Meus amigos vamos mas e nos unir e fazer alguma coisa corrigindo tudo o que esta mal naquele a que chamamos de centro de saúde, mas que não passa dum sitio onde os médicos ganham muito dinheiro a nossa custa mas só servem para alguns se calhar amigos e conhecidos.O serviço de saúde ca na ilha esta péssimo.

Anónimo disse...

discutir os problemas de saúde nas Flores,o que se esta a passar neste preciso momento e muito oportuno, mas por Florentinos que viraram costas as Flores e no mínimo uma bizarria.primeiro vira-se as costas aos problemas, depois, bem depois isto não deixa de ser mesmo um delírio.

Anónimo disse...

Viraram costas às Flores!? Mas que injustiça...

Anónimo disse...

nas flores está de mal a pior, e nas lajes andam a pedir um enfermeiro permanente para a casa do povo e até hoje nada feito, por aqui morre-se à mingua, se um individio precisar de medir a tensão, ver o calestrol,
fazer um curativo,levar uma injeção a meio da tarde não há enfermeiro. já não existe ambolancia.
já não existe bombeiros.
e pergunto o que será que vai acabar mais. votem de novo no ps para as eleições europeias.

Anónimo disse...

Estou plenamente de acordo com o anónimo das 09:14 mas a prioridade da camara foi resolver os problemas econômicos do lambebutismo que o bajulava antes das eleições.

Anónimo disse...

a saude está pelas portas da morte.

Anónimo disse...

E uma vergonha num Concelho não haver um enfermeiro permanente, será porque não há dinheiro? Então porquê ordenados de quase dois mil euros para analfabetos que passam o dia no mexerico e não sabem fazer mais nada.

Anónimo disse...

E eu a pensar que nas Lajes não faltava nada pois diziam que o João Lourenço tinha feito tudo mas pelos vistos estava enganado.

Anónimo disse...

E claro que a camara não tem dinheiro para um enfermeiro, pois todos sabemos o estado em que a deixaram, mas pode aproveitar o senhor rebuçado, que não fazendo parte da direção graças a deus, vai todos os dias ao lar de idosos, deve continuar a ir fazer massagens com pó talco a alguma velhinha e se calhar como ele faz as massagens, também deve saber fazer pensos, medir a tensão e talvez saiba dar injeções.assim a camara rentabiliza recursos.

Anónimo disse...

alguém sabe se o laboratório de analises do centro de saúde sempre vai fechar?
anda tudo muito calado com este tema! ou é mentira ou é mais uma (des)manobra política!

Anónimo disse...

a camara das lajes em vez de pagar um enfermeiro permanente na casa do povo das lajes gasta é dinheiro nas festanças e em desportos. no meu tempo se tivese-mos dinheiro até se pagava para jogar.há eleições em maio e eu já não caio na asneira de voltar a votar ps.

Anónimo disse...

Os serviços de saúde respeitam o governo, não dependem das camaras.
Uma ilha como as Flores com menos de 4000 pessoas não precisa de dois centros de saúde. Precisa de um, bem equipado, e com consultas regulares das especialidades mais comuns.
Querer mais, numa altura destas, é o melhor caminho para não ter nada.
As Lajes precisam uma ambulância decente, com meios de suporte de vida adequados, que ponha quem precise no centro de saúde o mais rápido possível.
Enfermeiro o dia todo para quê, se na parte da manhã pouco já há que fazer?

Anónimo disse...

que me desculpe o anonimo das 21.24 mas como sabe que nao e preciso um enfermeiro o dia todo,nos nao sabemos o que nos vai acontecer durante o dia e que eu saiba so temos enfermeiro de manha uma hora ou pouco mais e acho que tem serviço todas as manhas,se tivesse-mos ambulancia e bem equipada claro que era otimo mas nao temos nada e se nos acontecer algum problema de saude grave,sera que a espera da ambulancia vamos chegar vivos ao pessimo cento de saude que nos temos e o sofrimento que vamos ter.Por favor respeitem mais as pessoas.

Anónimo disse...

As nossas Lages teem per cápita o maior nº de doutores da europa.
Residentes.

Anónimo disse...

tens toda a razão anónimo das 21.53 no que dizes e eu quero acrescentar que o palhaço que diz que não é preciso enfermeiro nas lajes deve andar com a pança cheia a defender o seu tacho e não se preocupando com os outros. deveria ser este o primeiro a precisar de um enfermeiro da parte da tarde e eu estar presente a dizer-lhe sofre para ai.

Anónimo disse...

A resposta mais corecta nas Lajes é não votar mais no P.S., acabou com tude Bombeiros, Ambolancia, e não decide pedir ao Governo um Enfermeio permanente para a Casa do Povo.

Anónimo disse...

Vocês do Concelho das Lajes para começar nas próximas eleições não devem votar Partido Socialista já que ouvi dizer aqui em California que ele acabou com os Bombeiros e Ambolancia.Pergunto se já tem Enfermeiro na casa do Povo das Lajes todo o dia, visto haver alguem que luta a favor. Termino com um grande abraço a todos os Florentinos. José Antonio Arcata California.