domingo, 2 de fevereiro de 2014

Hoje é Dia Mundial das Zonas Húmidas

As zonas húmidas são de especial importância pela sua biodiversidade e elevado valor ecológico, mas também pelas importantes funções de controlo de inundações, reposição de águas subterrâneas, regulação do ciclo da água e mitigação das alterações climáticas, além dos valores culturais e do potencial recreativo e turístico que representam.

O Dia Mundial das Zonas Húmidas comemora a Convenção assinada a 2 de Fevereiro de 1971 em Ramsar (Irão), com o propósito de promover a cooperação internacional e as acções nacionais para uma gestão racional e sustentável destes sítios. Nos Açores existem 13 zonas classificadas como Sítios de Importância Internacional, onde se inclui o planalto central da ilha das Flores e Morro Alto.

Este ano o cartaz regional alusivo ao Dia Mundial das Zonas Húmidas afirma a importância das zonas húmidas como local de repouso para as aves migratórias.

Entre os dias 3 e 7 de Fevereiro, a Ecoteca das Flores irá dinamizar algumas actividades destinadas ao público escolar.


Notícia: «Jornal Diário», «Diário dos Açores», «Correio dos Açores» e inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional].
Saudações florentinas!!

Sem comentários: