quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Câmara das Lajes recomenda cuidados no consumo de água da rede pública

Município de Lajes das Flores faz algumas recomendações à população sobre qualidade da água para consumo humano no concelho mais ocidental.

Relativamente à água distribuída na rede pública no concelho das Lajes, actualmente ainda não é aplicado tratamento de desinfeção. Assim, a Câmara Municipal efectua duas recomendações: a água neste estado não deve ser utilizada para ingestão, podendo ser utilizada para todos os outros fins domésticos (por exemplo: limpeza ou rega); a água utilizada para ingestão, bem como para lavagem de fruta e legumes deve ser desinfetada.

Recomendam-se (de acordo com circular informativa da Direção Regional da Saúde) duas alternativas de desinfeção da água: por fervura ou utilizando lixívia.

Na desinfeção por fervura deve ferver-se a água pelo menos durante 10 minutos, deixando arrefecer e colocando a água em garrafas ou garrafões. Na desinfeção com lixívia deve ser utilizada lixívia branca (ou seja, a lixívia tradicional, sem corantes nem detergentes) na proporção de duas gotas de líxivia por cada litro de água, deixando repousar cerca de 30 minutos antes de consumir ou guardar em garrafas ou garrafões.

O Município de Lajes das Flores relembra que o consumo de água não tratada pode, por vezes, provocar problemas gastrointestinais, como mau estar no estômago e diarreias.

A água de consumo é analisada regularmente e em breve será iniciado o seu tratamento, contudo a Câmara Municipal apela à prevenção do consumidor.


Notícia: Boletim Municipal da CMLF nº 56 - Fevereiro de 2014.
em Outubro de 2008, o «Fórum ilha das Flores» havia alertado para a qualidade da água potável nos concelhos florentinos.

Saudações florentinas!!

34 comentários:

Anónimo disse...

Temos uma piscina aquecida e um museu espacial - postais muito bonitos para enfeite - e a água que nos corre nas torneiras não é tratada!
Que palavras qualificam "isto" na língua portuguesa?

Anónimo disse...

a pessoa que gasta mais agua neste concelho e mulher do chefe do gabinete do presidente.

Anónimo disse...

a palavra que descreve Anónimo das 09:56, é apenas uma, SERIEDADE.
Aos anos que se fala nisto, aos anos que os Lajenses bebem água confiando em todas as mentiras que foram ditas pelos anteriores responsáveis.
Só falta pedires novamente um centro de saúde e um enfermeiro.

Anónimo disse...

Alto lá jabardo se é assim que posso chamar ao ignorante das 13.10 que ando iludido. Convem esclarecer ao anónimo das 13.10 que este não é o anónimo que pede um Centro de Saúde para as Lajes e um Enfermeiro mas sim sou eu que estou aqui a escrever. Deves ser muito criança com muita falta de experiência na vida por isso críticas aquele que luta para vocês todos. Provavélmente não deves pertencer a este Concelho Lajense mas sim de outro planeta sem nome. Vou Terminar com um esclarecimento para este anónimo que não sou PSD nemPS. Assina o sempre atento para o melhora no Concelho das Lajes.

Anónimo disse...

Quando viajamos para o Egipto, para a Tanzânia ou para o Burkina Faso, países do quarto ou quinto mundo, também fazem alertas similares para não se beber água sem ser fervida.
Estamos ao mesmo nível.

Anónimo disse...

As nossas prioridades tem sido pessimamente definidas.
Repito: temos uma piscina aquecida e um museu espacial - postais muito bonitos para enfeitar um cenário - e a água que nos corre nas torneiras não tem qualidade!
Claro como água, Sr. das 13:10:00.
E porque é que recuamos ao século XIX, ao ter que se apelar à fervura água?
Porque temos tido dirigentes "muito à frente", com uma visão inqualificável.
Está claro, ou é preciso um desenho?

Anónimo disse...

Anónimo das 13:37 não és PSD nem PS? Pelas tuas conversas só podes ser mais um "mamão" que corre ao sabor do vento!
Olha bem para cima antes de cuspires, pois a minha criancice supera em muito a tua "burrice"!
Recuamos sim, mas desde quando? Desde Outubro de 2013?
Nem que vos caía o pano em cima, vocês abrem os olhos!
Assina uma criança Lajense e sempre atenta

Anónimo disse...

No lugar do Centro de Saúde, que uma enfermaria bem equipada na Casa do Povo dá perfeita vazão, ou de um enfermeiro, que ficaria a maior parte do dia a olhar para o tecto, porque não um engenheiro do ambiente para não andarmos a ferver água?
Ficamos nestes comentários a saber que o fulano das 13:37:00 não é do PPD/PSD nem do PS. É de quê então?
Do CDS, que de construtivo não fez nada que prestasse?

Anónimo disse...

anda por ai um fulano que quer agua em condições. Este fulano como quer ter agua em condições se paga uma miséria de dinheiro por ano, o que eu pago num mes aqui este fulano paga num ano. precisava era os contadores a funcionar para verem a conta como cresce no fim de cada mes.

Anónimo disse...

Fiquei a saber, com tristeza,que a água do Concelho das Lajes das Flores,não é de confiança para consumo humano,que é afinal, a sua função mais essencial.
Pois é;diz bem o Anónimo que fala em prioridades. Este é um mal que não é de hoje,cometido por aqueles que nos têm governado, não só a nível local mas também regional e nacional.Quem já se esqueceu que, o Faial já tinha uma marina para embarcações de recreio e a nossa Ilha ainda era abastecida de todos os bens necessários, desde os mais essenciais,que frequentemente escasseavam,com o barco fundeado à distância e a carga trazida por barcos de boca aberta,rebocadas pelas lanchas a motor? E já tínhamos autonomia e governos que prometiam um desenvolvimento harmónico para todas as Ilhas!
Pois é meus amigos. Mas eu acho que a Câmara não fez mais do que corresponder à vontade dos seus munícipes! Pelo menos daqueles que se fazem ouvir... Não sei porque se queixam agora?
Eu não me lembro de ouvir reclamar obras de melhoramento da rede de abastecimento de água! Era Porto,era Escola,era marina,era piscina aquecida, cabo de fibra óptica,Centro de Saúde,Enfermeiro...
Pois é... talvez ninguém consegue ter tudo,pelo menos ao mesmo tempo...
Mas fervam a água e fiquem calmos, porque o presidente que vocês estavam prontos para atacar logo que tomou posse, vai resolver o assunto. Apesar de não ter dinheiro...

Anónimo disse...

eu teho 70 anos e desde criança sempre bebi agua e até hoje ainda estou vivo e muitas vezes ia bucar numa copa de inhame.

Anónimo disse...

Realmente resolveu os tachos que lá tem bem mais depressa! E parece que para resolver o problema da água, vai subsidiar os munícipes para poderem ferver a água durante os 10 minutos.

Anónimo disse...

Parece incrível, mas é verdade.
As condutas e os reservatórios de água, só chegaram a esta lástima porque as administrações que temos tido sempre foram visionárias e "estiveram muito à frente".
Estiveram à frente na incúria, desleixando um bem essencial.
Estiveram à frente na irresponsabilidade, expondo os munícipes à doença.
Em terras civilizadas, o ministério público intervinha, pedindo responsabilidades.

A incúria e a irresponsabilidade tem décadas.

Anónimo disse...

Gostava que o Anónimo de 21/2,20h24,me apontasse um único,presidente de Câmara eleito, que não tenha oferecido lugares de nomeação política?! Um único! Então estava à espera de quê, com este? À espera de "centeio verde" para malhar, está claro!...
Que está mal, está! Mas todos fazem!...

Anónimo disse...

o melhor que a camara das lajes faz para calar a boca a este fulano é entrar em funcionamento os contadores a fim de adquerir dinheiro suficiente para o desenfetante a fim de calar a boca a este fulano que pensa saber muito e nada sabe que até se calhar já bebeu mijo e não morreu.

Anónimo disse...

será que a camara vai dar uma garrafa de gaz a cada municipe para aquecer agua estou á espera da minha.

Anónimo disse...

Ùltima Hora. Acaba se chagar um FAX à minha redação onde informa o seguinte. Hoje dia 22 haverá Baile de Carnaval na Associação Cultural Lajense, com boa música e não faltarão os bons petiscos e mariscos. Antigo Clube dos Vermelhos.

Anónimo disse...

Como é que entramos 14 anos no século XXI e avisamos quem nos visita para desinfectar água antes de beber?
E depois querem que a Camara se arme em empresária de turismo, faça um hotel e avise, na porta de cada quarto - água imprópria para beber.
Numa terra destas, com tanta abundancia de águas em ribeiras e fontes, eramos para ter a melhor água do mundo.
Se tivesse-mos juízo, claro está.
Há ilhas por esse mundo fora que aproveitando a água que a natureza lhes deu e fazendo gala do seu ambiente puro, engarrafa água e ganha dinheiro
Na América e no Canadá, a melhor água do mundo vem de uma das ilhas Fiji e da nossa vizinha Islândia: http://www.fijiwater.com http://icelandicglacial.com
Uma garrafa de 33 ml de qualquer uma destas águas, custa no mínimo 5 dólares.
Aqui para além de não respeitarmos a generosidade da natureza, não fazemos a nossa parte e estragamos o que podemos. Temos por isso, pensem lá o que quiserem, aquilo que merecemos.

Anónimo disse...

Musica, festa e tambor.
Consola a ver...
Não era este o lugar onde iam mexericar, falar na vida de cada um e conspirar?

Anónimo disse...

Eu nas Flores este verão até água dos fontanários públicos bebi e soube-me lindamente e nunca me senti melhor na vida.
Já água engarrafada vinda das Fiji, depois de Fukushima, acho que não bebia nem que me matassem, se é que me faço entender.

Anónimo disse...

este fulano das 16,57 até já bebeu mijo e nunca disse nada agora quer agua em condições e paga pouco mais de 20 euros por ano, vai mas é trabalhar malandro que toda a minha vida bebi desta agua e até dos nascentes da beira dos caminhos e estou e nunca fiquei doente por esta causa. deixa-me dizer como o anónimo das 17´19 eu não queria agua nenhuma das fiji nem que fosse oferecida que deve ser pior do que aquela que se bebe da graciosa que é tirada de um furo. agora no hotel em santa cruz terá que ter um papel a dizer ferver a agua. mais vou dizer que este fulano das 16,17 anda à procura de tacho ou o tem mais o menos seguro e anda desentratado por causa da agua que bebe.

Anónimo disse...

os vereadores do ps e o presidente da assembleia municipal antiga só agora é que deranm por isso é pena o que é que eles faziam lá antes era só dizer nao a tudo e não se lembravam da agua publica que á mt anos é assim nunca matou ninguem eles querem é continuar a ser vistos na RTP Açores já a pensarem no proximo mandato. cuidado amigos

Anónimo disse...

Será que o Presidente da Camara das Lajes já pediu ao Governo um Enfermeiro permanente na Casa do Povo das Lajes. Assina o sempre atento para o melhor no Concelho e nas Lajes.

Anónimo disse...

concordo com o anoniumo das 16.15...o Que era o Sr. Vice presidente andou fazendo no mandato anterior com presidente da assembleia? Pelos vistos só a votar contra de tudo que la aparecia pela frente, inclusivamente o empréstimo ...mas agora caio no prato..porque com actual vice presidente, tiveram que recorrer a banca..."para corrigir os erros do passado"...Não nada disso..ta mas é preparando o caminho para a presidência da câmara!! O sr. não engana o povo...porque vão vir outros depois de si que também vão dizer mal do seu mandato e das suas decisões ...O que faz milagres não é deste mundo.

Anónimo disse...

há aqui um anónimo que eu também concordo com ele em falar num enfermeiro para a casa do povo das lajes, e como o governo é da mesma cor torna-se mais fácil pelo menos era esse o lema da campanha eleitoral.

Anónimo disse...

Toda a vida houve gente porca!
O trampa das 09:21 bebe lá o que quer, que a mim não me diz respeito.
Agora a água que corre nas torneiras - pública e paga por todos - é obrigada por lei a ter qualidade.
Qualquer Camara minimamente responsável, trata de garantir aos munícipes água em condições. É o dever e a obrigação de quem lá está.
O zelo pela saúde dos munícipes é também obrigação das autoridades sanitárias que estão pagas para prestarem atenção à qualidade da água que se bebe.
Numa me recusei a pagar água nem neguei que me pusessem contador.
Acho aliás que é pagando, como em todo o lado se faz, é que se valorizam os recursos.
Nunca ninguém me mandou trabalhar, porque não sou fardo para ninguém. Como o suor do meu rosto, mas não vou beber a água dos que tem as tripas vacinadas, porque se habituaram de novos à porcaria.
Quem nos fornece água - a camara - e quem a vigia - as autoridades sanitárias - é obrigado a garantir a qualidade que a lei obriga. O contrário só pode acontecer por incúria e irresponsabilidade, o que em terras civilizadas é considerado crime.
Nunca andei à procura de tacho por várias razões: primeiro porque detesto a politica, pelo menos da forma atrapalhada como é feita; segundo porque considero os políticos gente frustrada e sem vergonha no focinho, que vive na ânsia de mandar; terceiro porque o meu trabalho é razoavelmente pago, o que me dá para viver; quarto porque tenho bens de raiz, comprei alguns e herdei dos meus antepassados muito mais.
Como me deram boa formação, não alardeio o que tenho, para não ofender nem despertar invejas, vivo de forma saudável e frugal, e os meus sinais de riqueza são muito ténues, percebem-se só pela cultura, pelo gosto pela arte e pelos modos.
É fácil o convívio com o simples, com o natural e com o genuíno. A maioria dos meus amigos.
É difícil o convívio com o rude prepotente e com o azeiteiro boçal.
A água das Fidji, ó criatura tapada, é bem pior do que a das Flores. Mas tem fama, porque aproveitou as benesses da sua terra, e por isso traz riqueza.
Aqui, com condições bem melhores, deixamo-la correr para o mar.
Percebeu, ou é preciso um desenho?

Anónimo disse...

Nas lajes está de mal a pior, a começar pela água e em seguida sem um Enfermeiro na casa do povo permanente que é pedir o minimo. Ontem irritei-me por causa de uns bezerros e como tenho tedençia para tensão alta subiu até a os 20,2 e estava a sentir uns calores na cara e muito agradeço ao meu visinho que tinha um aparelho que alguns anos tinha comprado na Terceira, para bixar a tensão lá usei a receita habitual sumo de limão para não ter que fazer uma grande viagem a santa cruz, e tambem não tinha a certeza se chegaria lá já que a minha esposa não tem carta de condução. E assim se vive neste Concelho que tem nome ser o mais Ocidental da Europa.

Anónimo disse...

é triste num concelho que chamam o mais ocidental da europa e não tem um centro de saude nem sequer um enfermeiro afetivo para atender casos como o do anónimo das 8,35. é mesmo triste votar para que!!!

Anónimo disse...

As Flores tem um centro de saúde excelente e um corpo de profissionais como nunca teve.
As distancias nas Flores são pequenas e as deslocações hoje relativamente fáceis.
Um bom serviço de ambulâncias, equipadas com meios modernos de suporte e de reanimação, isso sim.
Aliás um helicóptero ambulância fazia todo o sentido no grupo ocidental, de forma a servir a ilha do Corvo também. Saía muito mais barato do que construir um centro de saúde de raiz e era seguramente muito mais eficaz.

Anónimo disse...

este anónimo das 22,47 só pode ser de santa cruz para apoiar o centro de saude que eele diz ser excelente, eu não acho e que a distancia é pequena, não desejo mal a ninguem mas ele deveria passar por uma pequena crise para dar o valor de um seriço de emergencia nas lages.

Anónimo disse...

Parece anedótico o que se está a passar com a água do concelho das lajes e aos anos que esta situação se arrasta e onde estavam o vereador e presidente da assembleia de então? Estavam lá só para a fotografia ou era já para apanhar o tacho?

Anónimo disse...

Os intervenientes no atual processo andavam a desfilar para darem nas vistas, só pode ser porque não andavam a fazer nada de jeito, nem oposição faziam!

Anónimo disse...

Passar entre os pingos da chuva já era, agora vai ser a doer. Veremos o que temos nas cenas dos próximos capítulos. Não vão poder agradar a gregos e a troianos. E meter pessoal para dentro até dizer chega também não vai poder durar para sempre.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o anónimo de 25/02 das 22:48, quando diz que os políticos são uns frustrados! Não todos, mas a maioria!
Procuram um protagonismo barato, sujo e acima de tudo "nojento"!
Basta ver os que temos na nossa Ilha para chegarmos à triste conclusão que uns pensam em engordar, quer no verdadeiro sentido da palavra quer no sentido mais abrangente, e outras em andar de saltos altos,cabelos pintados e roupa "fashion", enquanto a esmagadora maioria da população vive no limiar da pobreza passando sérias dificuldades para a mais cabal sobrevivência! Para agravar a situação, o desempenho dessas pessoas que se auto-denominam com a "profissão" de político, é tão fútil que me é difícil entender como continuam no "poleiro"!
Quer dizer, imagino. No caso deles, as amizades que teimam em continuar agarradas aos "decisores", no caso delas, bem aí é melhor não me pronunciar, mas posso opinar dizendo que não sou a única sonsa da Ilha!
Nada disto me faz impressão ou inveja, até porque sou daquelas que tento andar com o cabelo,unhas e roupa "na moda", mas quando se olha para aquelas "carinhas" a passarem por nós com um ar de desprezo, de superioridade (quando na maioria dos casos nem formação têm), dá vontade de dizer :" o que eras e no que te tornaste!"