domingo, 12 de janeiro de 2014

Ouvidorias responderam ao Vaticano

Oito das 16 ouvidorias da Diocese de Angra responderam ao inquérito enviado pelo Vaticano no âmbito da preparação do sínodo sobre a família, o documento com os contributos açorianos será agora entregue à Conferência Episcopal Portuguesa.

“As respostas às nove perguntas traduzem um enorme realismo e, sobretudo, um conhecimento das realidades que se colocam às famílias nos Açores, revelando grande consonância com a doutrina católica, sem esquecer as novas realidades concretas”, disse o vigário geral Hélder Fonseca Mendes.

O Vaticano enviou no final de 2013 às conferências episcopais de todo o Mundo um inquérito com questões sobre o divórcio, o casamento homossexual e a contraceção, no âmbito da preparação para o sínodo sobre a família, que decorrerá em Outubro de 2014. Além das opiniões de oito ouvidorias, distribuídas por cinco das nove ilhas açorianas (São Miguel, Terceira, Santa Maria, Flores e Corvo), o contributo da Igreja Católica nos Açores contém a posição do Serviço Diocesano para a Pastoral da Família e Laicado.

“Trata-se de uma matéria muito vasta para a qual os açorianos que responderam revelam uma enorme abertura sempre na perspetiva do acolhimento, da compreensão, da tolerância e da integração”, referiu o vigário geral.

Sobre a participação na Igreja de pessoas que casaram mais do que uma vez, o padre Hélder Fonseca Mendes referiu que as respostas dos açorianos vão no sentido de uma pastoral “que integre e acolha as novas realidades de forma muito aberta”, embora existam “divergências” de abordagem entre os meios mais rurais e os meios mais urbanos. Apesar de o inquérito não ter uma pergunta explícita sobre esta matéria, “a posição dos açorianos é de que tem de haver um acolhimento de todos, mas com a consciência de que essa integração - por exemplo, na questão sacramental da comunhão - não depende da vontade das igrejas particulares”, acrescentou o vigário geral.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Hoje cada vez se casam menos pela igreja ou pelo civil.
Juntam-se.
Se há entre os dois Amor quer as igrejas queiram quer não, a luz de Deus está no meio.
Quem se separa e refaz a sua vida com outra pessoa, não deixa de ser filho de Deus. Não deixa de ser convidado para o Banquete e não perde o seu lugar à mesa.
A natureza sexual de cada um é criação suprema de Deus. A felicidade, desígnio divino para o ser humano, pode ser santa e diferente, seguindo por outro caminho.

Anónimo disse...

Era interessante saber-se como foi divulgado esse inquérito, quem teve acesso a ele e que número de famílias responderam. Nunca ouvi falar de nada...

Anónimo disse...

Caro anónimo das 16:48, nunca ouviu falar de nada porque escolheram as pessoas a dedo para responder, pelo menos aqui na Flores.....Assim a realidade nunca será relevada ...o que os parcos esqueceram de dizer foi que quem estava mesmo interessada em responder, podia ir ao um site..que já não me recordo, e preencher o questionário.....em fim

Anónimo disse...

O farisaísmo era para certos israelitas uma forma de ser "bom judeu".
Jesus, pelo contrário, considerava-os hipócritas, túmulos caiados de branco e até o chicote usou para os por fora do templo.
A inquisição foi, como facilmente se demonstra, uma forma farisaica de viver o cristianismo, que, para mal dos nossos pecados, deixou restícios por aí.
Não é bom cristão quem apedreja os outros, quem é intolerante, quem só por ir à missa e aparecer nas procissões, pensa que tem o direito de julgar os outros.
Ser bom cristão não é andar nas sacristias nem marginalizar os que vivem de acordo com as suas convicções, não deixando por isso de ser "nosso próximo" nem filhos de Deus.
Os resultados só dizem alguma coisa se vem da participação de todos os cristãos. Dos "santos", dos "caiados de branco" que não precisam da misericórdia divina, dos pecadores e da maioria que arrasta a cruz da vida, e, no meio de trambolhões procuram amar os outros e ser santos.
Todos são Igreja.

Anónimo disse...

ao anónimo das 13:53...concretamente o quer dizer o seu sermão.....

Anónimo disse...

Quer dizer que a igreja são as pessoas, santas ou pecadoras, e não certas criaturas bolorentas, quem cirandam nas sacristias.
Os primeiros não manifestaram opinião os segundos quase todos.