sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Novas regras para a deslocação de médicos de especialidade entre as ilhas

A deslocação de médicos especialistas entre as ilhas passa a ser feita em função das listas de espera para as consultas de cada especialidade, segundo portaria publicada no Jornal Oficial da Região.

Fonte da Secretaria Regional da Saúde explicou que anteriormente “existia uma programação anual”, mas a partir de agora “as deslocações de médicos especialistas passam a ser realizadas em função das listas de espera”. Todavia “as unidades de saúde [de ilha] passam a ter total liberdade de acertar as deslocações de especialistas com os hospitais sem autorização prévia da Direção Regional de Saúde”.

A deslocação de profissionais de saúde será feita nas modalidades de regime de trabalho normal, regime de trabalho acrescido e regime convencionado “para meios complementares de diagnóstico” e será “negociado de forma direta entre as unidades de saúde de ilha e os especialistas com prévia homologação” da Secretaria Regional da Saúde.

As novas regras para a deslocação de especialistas visam, segundo a tutela, “melhorar a articulação entre hospitais e unidades de saúde de ilha e imprimir uma maior transparência ao processo”, frisando que “a descontinuidade territorial da Região condiciona a prestação de serviços de saúde à população”.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Diário dos Açores».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: