terça-feira, 31 de dezembro de 2013

20º aniversário do edifício polivalente da Casa do Povo de Ponta Delgada

Todos nós (uns mais que outros) na vida temos e gostamos de comemorar certas datas ou efemérides que de algum modo deixaram a sua marca e que se perpetuam ao longo dos anos, por vezes séculos e milénios. A Casa do Povo de Ponta Delgada na ilha das Flores, não é disso excepção. Assim, no passado dia 2 de Dezembro fez 20 anos que o edifício polivalente daquela Casa do Povo foi inaugurado, dando uma vida nova à instituição, bem como aos moradores da maior freguesia rural das Flores: Ponta Delgada, situada no extremo norte da ilha tem actualmente 320 habitantes, tinha curiosamente 530 habitantes no ano 2000.

Para tal efeito a actual direcção da Casa do Povo de Ponta Delgada, presidida por Cecília Estácio, não quis deixar passar em claro a data e, como o tempo é de crise, foi uma comemoração adaptada às circunstâncias e o melhor possível. Assim, o serão teve três momentos: a apresentação por parte da presidente da instituição, seguindo-se a apresentação de diapositivos bem como um filme dos momentos mais marcantes da infraestrutura, a atuação de José Agostinho Serpa que apresentou, durante cerca de uma hora, música açoriana e continental e, na reta final, o partir do enorme bolo e o cantar os parabéns à instituição e a todos os seus colaboradores que ao longo dos anos tornaram possível que a actual geração, bem como as vindouras, possam usufruir de melhores condições para o bem-estar da freguesia, que por sinal é, na minha opinião, a que mais preserva e tem dado a todos nós a tradição, cultura, usos e costumes da ilha das Flores, entre outras coisas.

A todos muito obrigado, em especial à Casa do Povo de Ponta Delgada e sua direcção, à Luísa Silveira responsável pelo vídeo e a todos os que de uma forma ou de outra tornaram possíveis estas imagens.


Vídeo: YouTube de José Agostinho Serpa.
Saudações florentinas!!

19 comentários:

Anónimo disse...

Nos últimos 13 anos a freguesia de Ponta Delgada perdeu em média 16 pessoas por ano, ou seja mais do que um habitante por mês!
Daqui a 10 anos, a este ritmo, a freguesia terá metade da população de hoje, ou seja 160 pessoas.
Isto chama-se desertificar.
Entretanto continuamos alegremente a gastar dinheiro em trivialidades, pândegas e obras de fachada, que apenas criam emprego público e não dão um chavo de retorno.
Isto chama-se empobrecer.

Anónimo disse...

Que emprego público é que a Casa do Povo criou? A casa do Povo é uma das instituições que integram o sector social, com o qual o Governo quer acabar, para abrir caminho aos privados que estão sequiosos por ganhar dinheiro à custa de todos nós, que cada vez temos menos. A casa do Povo de Ponta Delgada foi um equipamento indispensável naquela freguesia, que passou a acolher serviços essenciais à população e a acolher diariamente as pessoas da freguesia, num convívio social útil e saudável a todos os títulos e que antes apenas tinham as Lojas locais, sem condições e com incómodo para os clientes.
Lamento que o Anónimo de 31/12,13h42, não veja retorno no desenvolvimento social e humano de uma comunidade. Embora não se aplique totalmente a este caso, vou lembrar-lhe uma frase de Churchil, durante a 2ª. Guerra Mundial,que respondeu a quem, no meios das dificuldades, lhe propunha cortar nas despesas com a cultura. Disse ele, então; "de que nos serve ganhar a guerra, se depois não houverem pessoas?".
Bom Ano Novo.

Anónimo disse...

pois é pois é o governo socialista quer acabar com as casas do povo abrem bem os olhos.

Anónimo disse...

Nos últimos 13 anos a freguesia de Ponta Delgada perdeu em média 16 pessoas por ano, ou seja mais do que um habitante por mês!
Daqui a 10 anos, a este ritmo, a freguesia terá metade da população de hoje, ou seja 160 pessoas.
Digo mais.
A este ritmo, daqui a 20 anos temos quem?
Churchil tinha razão.Investir na cultura e sobretudo na formação é importante, mas não podemos ficar por aí.
Há que criar riqueza e sistemas económicos sustentáveis que por um lado alimentem a cultura e, por outro, se promovam com os benefícios que esta traz.
As Casas do Povo, criadas como se sabe na ditadura, foram sem dúvida importantes centros de promoção do bem estar das comunidades.
A de Ponta Delgada é uma delas.

Anónimo disse...

Os leiteiros de Ponta Delgada que começem a vende o seu queijo com a patente casa do povo de ponta delgada da ilha das Flores em vez de o derramarem pelo chão

Anónimo disse...

Pois casa do povo tem muitas funcionalidades e não é só festa , quando os própios membros da direcção dizem que as pessoas com mais idade ( para não usar o termo dito por eles direcção ,porque acho que não fica bem e se hles não aconteçer fataliade nemhuma que espero sinceramente que não tambem lá chegaram) só dão prejuizo nos convivios que para eles fazem ,pergunto eu e estas festas há grande e francesa só dão milhões de lucro, deixem um pouco de pensar em si própios e pensem só um pouquinho nos outros

Anónimo disse...

A casa do Povo de PDL, está é a servir de sede do PSD. È lá que eles se andam a promover. Quanto ao queijo, um dos produtores zangou-se porque nao conseguiu o que queria e demitiu-se.

Anónimo disse...

esta menina gosta muito de mandar os seus recados. Vai quem quer quem nao quer não vai e não tem que mandar reprimendas. é uma frustrada.
afinal os fundadores quantos foram? 2 ou 3? e estão vivos ou mortos!
Da próxima estude o discurso ou até pode ler que não é vergonha. De improviso é que fica muito a desejar

Anónimo disse...

afinal foram só boates que a camara de santa cruz ia dar sopas a toda a gente no primeiro do ano. disseram os más linguas que a camara de santa cruz não deu porque não tem dinheiro mas eu não acredit nesta conversa.

Anónimo disse...

A senhora até falou muito bem, devo lembrar que alguns que porai andam na politica há muitos anos sem formação que toda vida mamaram a custa do voto do zé poviho,estes sim é que precisão de papel há frente do focinho.

Anónimo disse...

Esta rapariga esta a dar dores de cabeça a alguns politicos.
Precisamos de uma dama de ferro como a senhora Margaréte Teixar.

Anónimo disse...

O retorno no desenvolvimento social e humano das comunidades deve induzir a prosperidade económica que a criação de riqueza traz.
Uma coisa está intimamente associada à outra.
Quando os jovens não se fixam porque abandonam, alguma coisa está mal.
As casas do Povo, criadas antes do 25 de Abril, contribuíram em muito para retardar a desertificação.
Em Ponta Delgada por exemplo.
A par de actividades desportivas e culturais, louváveis em meios isolados, permitiu cuidados de saúde inexistentes e uma série de serviços uteis às pessoas.
Infelizmente, fruto de certas mentalidades abrilinas, muitas desvirtuaram as suas funções, não passando hoje de meros botequins.
Ao Senhor ou à Senhora de 31/12/2013, 19:23:00, desejo-lhe um excelente 2014 e faço votos para que os seus projectos se transformem no sonho dos nossos filhos poderem ter um futuro digno aqui.

Anónimo disse...

O futuro da freguesia e da Ilha das Flores está nas mãos dos jovens. A atual Presidente têm feito mais por esta ilha que os politicos, basta ver a Associação de Jovens e a agora a Casa do Povo de PDL. Deveriam existir mais pessoas como esta, que perdem muito do seu tempo, a criar, a divulgar, a inovar...Parabéns! Lamento é existirem jovens politicos, como é o caso da vice-presidente da câmara de santa cruz, e o vereador que nada fazem pela ilha a não ser ocupar uma cadeira, um computador publico e um salário publico e permanecerem calados e adormecidos e nada fazerem em prol do desenvolvimento do seu concelho. Isto sim deveria ser comentado por todos os eleitores que votaram neles. Uma verdadeira vergonha, mas cada um têm aquilo que merece e o Povo merece isso mesmo, nada!

Anónimo disse...

Esta Sr.ª deveria ser aproveitada pelo PSD para se evidenciar no contexto politico! Além de ter uma grande presença, possui qualidades que poderão ser úteis aos florentinos! Não é com pessoas que apenas pensam em pagar as suas contas, que vamos lá!

Anónimo disse...

È tão boa que o Psd nem sequer conseguiu apresentar uma lista á junta de Freguesia de Ponta Delgada ,apesar de concordar com o anónimo anterior que diz que existe um vereador que nada sabe fazer sem ser receber ao fim do mês e dar despesa ao estado até nem sei se sabe qual o pé esquerdo e mão direita?mas é a realidade que temos , e temos que viver com defeitos e virtudes de toda a sociedade em geral

Anónimo disse...

Mas apesar disso, vai ser o senhor que se segue, quando o senhor que está não se puder recandidatar mais. Tomem boa nota disto.

Anónimo disse...

Então caro amigo a Vila de Santa Cruz das Flores está mesmo muito fraquinha de candidatos ,expero que melhor rápidamente

Anónimo disse...

pato mareco vai ser procimo presidente cooperativa ocidental quando for eleito começo ter vacas de leite.

Anónimo disse...

e tambem vai ser o proximo presidente da junta da câmara e candidato a deputado