sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Açores têm 500 igrejas e capelas

Levantamento iniciado em Abril insere-se no programa nacional de actualização da base de dados sobre o património móvel e imóvel da Igreja Católica.

O Sistema de Informação para o Património Arquitectónico já inventariou 542 imóveis no arquipélago dos Açores, na sua maioria igrejas e capelas. Este levantamento do património arquitectónico religioso dos Açores, iniciado em Abril, “tem procurado completar o acervo que já estava sinalizado ou que se inventariou de novo, quer em termos de informação histórica quer em termos de informação fotográfica”, disse João Paulo Constância, membro da Comissão Diocesana.

A Comissão Diocesana dos Bens Culturais da Igreja, segundo o seu presidente Duarte Melo, além de “desenvolver esforços para inventariar, salvaguardar e valorizar” todo o património diocesano, pretende-se também proceder à elaboração de futuros roteiros que sirvam de guias turísticos a quem nos visita.

A Diocese de Angra que abrange todo o arquipélago dos Açores, possui um total de 172 paróquias distribuídas pelas nove ilhas.


Notícia: jornal «Público».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: