quarta-feira, 5 de junho de 2013

Hoje é Dia Mundial do Ambiente

Os Açores possuem 71 classificações ambientais atribuídas por entidades internacionais, entre as quais duas áreas Património da Humanidade, três Reservas da Biosfera, 13 áreas Ramsar, 12 áreas OSPAR e um GeoParque único no mundo, que abrange todo o arquipélago, além de quase quatro dezenas de zonas integradas na rede Natura 2000.

A excelência da qualidade ambiental dos Açores é reconhecida também por mais de uma dezena de prémios e menções nacionais e internacionais, atribuídos pelas mais conceituadas revistas e organizações da especialidade.

A Secretaria regional dos Recursos Naturais tem por função promover e implementar a conservação da paisagem, da natureza e da biodiversidade, por forma a garantir e reforçar as diversas certificações atribuídas aos Açores. Esta função compete à Direcção regional do Ambiente, que além da Conservação da Natureza, actua nas áreas dos Recursos Hídricos, Ordenamento do Território, Resíduos e Educação Ambiental.

Para a Secretaria Regional dos Recursos Naturais, a singularidade e a diversidade da paisagem, a par dos valores culturais e sociais do seu povo, são factores essenciais de satisfação para quem visita as ilhas açorianas, sendo o património natural um dos seus principais elementos identificadores e diferenciadores. Promover a preservação deste património é também contribuir para a melhoria das condições de vida das populações locais.

Nesse sentido, a implementação das Convenções e Directivas Comunitárias na Região, a recuperação de habitats, a valorização das espécies endémicas como produto transacionável, o combate às espécies exóticas invasoras, a manutenção e a reabilitação da rede de trilhos pedestres são as principais acções e medidas a tomar nesta legislatura na área da Conservação da Natureza.


Notícia: jornal «O Baluarte» de Santa Maria e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
De salientar que o Parque Natural das Flores, em parceria com a JeroInvest, promove hoje uma actividade (dirigida a alunos) de sensibilização para o uso sustentável do mar e a RTP Açores exibe esta noite o documentário “A Natureza dos Açores”.

Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

A sustentabilidade ambiental garante-se com intervenções que se enquadrem no meio.
A mania do ferro, do betão e do cimento, que afecta a mente de muitos dos nossos autarcas, não é correcta.
Reparem bem na Poça do Bacalhau.

Anónimo disse...

Eu nem acredito que há pessoas que estão contra aquela bela obra que a Camara Municipal das Lajes fez no Poço do Baclhau.Passei por lá o mes passado onde não passava à treze anos e achei uma bela obra e em boas condições para qualquer idade, não sei como ainda falam mal do que está bom para estas pessoas se não fize-sem alguma coisa para bem do povo da Ilha seria bom. Tambem precisava uma boa intervenção na Alagoinha já que o caminho não oferece condições para todas as idades.

Anónimo disse...

A intervenção na Alagoinha, como o inteligente comentador das 11:30 propõe, devia incluir uma autoestrada, daquelas de oito faixas. Uma para as camionetas do continente, outra para camiões, outra para tratores e trelas, outra para ligeiros, outra para motas, outra para lambretas, outra para carroças e uma, muito especial, para bestas e certos asnos, de inteligência tolhida.