domingo, 2 de junho de 2013

60 anos de emigração para o Canadá

Entre 13 de Maio e 1 de Outubro irá decorrer, em todas as escolas secundárias dos Açores, a iniciativa ‘Vivências da nossa Gente’, que visa assinalar os 60 anos de emigração açoriana para o Canadá.

A primeira sessão decorreu [a 13 de Maio] na Escola Secundária Manuel da Arriga, na Horta, assinalando o dia exacto da chegada do navio ‘Saturnia’ à doca ‘Pier 21′, em Halifax, transportando os primeiros emigrantes açorianos.

Todas as apresentações a realizar nas escolas secundárias dos Açores terão a presença de açorianos que regressaram à Região depois de terem emigrado para o Canadá nos anos 1950 e 1960, que relatarão as suas histórias de vida e o seu percurso migratório. Estes relatos de emigrantes regressados serão acompanhados com a apresentação de fotografias e documentos diversos relativos ao quotidiano e às vivências destes açorianos ao longo das décadas, na sua terra de origem e nas cidades de acolhimento.

Com este projecto, que percorrerá nos próximos meses todas as ilhas da Região, pretende-se promover o conhecimento de histórias e percursos de vida dos emigrantes pioneiros, inscrevendo-os na memória colectiva dos açorianos e valorizando-os, muito em especial, junto dos mais jovens. Esta iniciativa pretende ainda fomentar o incremento das relações intergeracionais e promover um conhecimento aprofundado de diversas dimensões da açorianidade, através da transmissão aos jovens de memórias culturais, valores e saberes e da sua evolução desde a década de 1950 até ao presente.

Para o dia 4 de Junho [próxima terça-feira] está agendada a sessão na Escola Básica e Secundária das Flores.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental», rádio Atlântida e o inestimável "serviço informativo" do GaCS [Gabinete de apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Nova legislação canadiana para imigrantes preocupa comunidade portuguesa, pois vem dificultar a entrada de trabalhadores temporários.

Saudações florentinas!!

Sem comentários: