quinta-feira, 16 de maio de 2013

Reforço de meios das Juntas de Freguesia para limpeza das ribeiras

A Assembleia Legislativa dos Açores aprovou, por unanimidade, uma recomendação ao Governo Regional para reforçar os meios das Juntas de Freguesia com vista à melhor limpeza de ribeiras e, assim, diminuir a possibilidade de inundações e deslizamentos.

A iniciativa foi submetida pelo PCP ao plenário da Assembleia Regional e recomenda ao Governo Regional que "reforce os meios das Juntas de Freguesia para a limpeza de ribeiras e realize um plano especial de acções de limpeza e prevenção de riscos de cheias e deslizamentos".

Na apresentação desta resolução, o deputado comunista Aníbal Pires considerou que a insuficiência das verbas atribuídas às Juntas de Freguesia, a indefinição de responsabilidades e a ausência de intervenções regulares de limpeza e manutenção dos cursos de água foram factores que, somados à violência das condições climatéricas, contribuíram decisivamente para os resultados, “nalguns casos trágicos" do mau tempo que atingiu o arquipélago no Inverno passado.

"A nossa proposta pretende, em primeiro lugar, que sejam aproveitados os meses de Verão para executar um conjunto vasto de intervenções e acções de limpeza, em todas as ilhas", acrescentou o deputado Aníbal Pires. Para o PCP, "as Juntas de Freguesia estão numa posição ímpar para lidar com estes problemas, tendo em conta o seu profundo conhecimento do terreno e a sua capacidade de intervenção rápida".

Além de propor o reforço dos meios financeiros das freguesias com este objectivo, o texto do PCP recomenda, segundo Aníbal Pires, que "se proceda a uma melhor e mais clara definição de responsabilidades na manutenção dos cursos de água, de forma a que as intervenções feitas agora não se percam e que o esforço de prevenção seja continuado no tempo".


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: