quarta-feira, 29 de maio de 2013

Fim das lixeiras... mas só para o ano

O Governo Regional disse não ter capacidade financeira para acabar com as lixeiras a céu aberto da ilha das Flores antes do próximo ano. O processo custa um milhão e quatrocentos mil euros.

De visita à ilha das Flores [na semana passada], o Governo Regional deixou a garantia que a selagem das duas lixeiras municipais existentes na ilha será feita com verbas do novo Quadro Comunitário de Apoio.

Até estar concluído este processo tão reclamado pelos florentinos, o secretário regional dos Recursos Naturais prometeu medidas que possam minorar o problema.

As lixeiras da ilha das Flores serão seladas definitivamente num “curto espaço de tempo”, assegurou o vice-presidente Sérgio Ávila, acrescentando que serão usados fundos comunitários do orçamento europeu para 2014-2020 com esse fim.

O Governo Regional assinou um contrato com a ResiAçores que prevê a comparticipação de 800 mil euros para o equipamento definitivo do Centro de Tratamento de resíduos e de Valorização orgânica por compostagem da ilha das Flores.

O investimento total é de 1,2 milhões de euros, segundo o vice-presidente do Governo Regional que destacou que ficará assim concluído um “vasto projecto que visa”, num esforço conjunto do executivo e dos municípios das Flores, “erradicar definitivamente algo que punha em causa a qualidade ambiental desta ilha, a existência de lixeiras a céu aberto” que eram também “incompatíveis” com a classificação de Reserva da Biosfera pela UNESCO.

Sérgio Ávila sublinhou que a ilha das Flores têm agora as “condições necessárias para, num curto espaço de tempo, proceder à selagem definitiva das lixeiras que existiam nos dois concelhos e que já não estão em funcionamento”.

Dados recentes da Sociedade Ponto Verde revelam que as ilhas das Flores e da Graciosa são das regiões do país com “maiores taxas de capacidade de reciclagem dos seus resíduos”.


Notícia: Antena 1 Açores, «Açoriano Oriental» e «Jornal Diário».
De relembrar que em Setembro de 2012 (ou seja, antes das últimas eleições regionais) ambos os autarcas florentinos esperavam que o processo [desta empreitada] fosse rápido, afirmando que as lixeiras a céu aberto tinham os dias contados na ilha das Flores.

Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Então meus caros amigos para que é necessário secretarias do ambiente ,tenham vergonha e metam-se em casa

Anónimo disse...

Estou com a nitida impressão que algumas das pessoas que estão na foto ou já sabem tudo o que está a ser explicado ou então estão mesmo só para a fotografia