segunda-feira, 22 de abril de 2013

Portos com rampas para carga rodada

Todas as ilhas dos Açores, com excepção do Corvo, a partir de Maio vão ter portos capacitados para transporte de carga rodada, esperando-se que estas infra-estruturas potenciem o mercado interno.

Ficou recentemente concluída a construção de “rampas ro-ro” em todos os portos da Região. Estas infra-estruturas vão permitir o transporte de "carga rodada", ou seja, as mercadorias entram e saem nos portos dentro dos camiões, sem necessidade de serem descarregadas. Assim, todos os portos dos Açores ficam dotados “com condições de segurança e de operacionalidade, de comodidade no transporte marítimo de passageiros e de carga rodada”, anunciou Vítor Fraga.

As “rampas ro-ro” deverão estar operacionais a partir de 2 de Maio, quando arranca a operação deste ano de transporte marítimo entre ilhas, assegurada pela empresa pública AtlânticoLine.

Os benefícios destas rampas para a população são a “comodidade” e o “transporte de carga rodada com pesos superiores àqueles que estavam anteriormente possibilitados”. “Vai permitir também que, no futuro, quando tivermos obrigações de serviço público ao nível de tráfego marítimo de passageiros e de carga rodada, se possa ter um conjunto de serviços e de mobilidade inter-ilhas distinto, potenciando aqui claramente o desenvolvimento do mercado interno”, acrescentou o secretário regional do Turismo e Transportes.

Na semana passada, Vítor Fraga afirmou que o processo de elaboração das obrigações de serviço público do transporte marítimo no arquipélago vai estar concluído até final do ano.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Correio dos Açores».
Entretanto, na passada sexta-feira (dia 19), o navio de passageiros «Island Sky» visitou brevemente as ilhas das Flores e Corvo.

Saudações florentinas!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Uma infraestrura necessária para o desenvolvimento das Flores.
Isso não se fez com conchas nem a cirandar por aí atrás de cargos mirabolantes.
Fez-se com trabalho e vontade de servir.

Anónimo disse...

O primeiro comentário é muito inigmático. Não percebi.
O problema deve ser meu...

Anónimo disse...

É problema teu.
O sistema implementado vai permitir o desembarque fácil de viaturas e cargas, sem recurso a guindastes e a estiva caríssima.
Vamos ter cargas e descargas mais baratas, mais cómodas e mais facilitadas.
Isso não é bom?