domingo, 3 de março de 2013

Sic Transit Gloria Flores... (VIII)



Os dois animais, que se mostram nas fotos acima, são propriedade dos Serviços de Desenvolvimento Agrário das Flores e Corvo. O progresso e a modernização do sector agrícola açoriano passam também pela valorização do bem-estar animal, mas notoriamente aqueles dois bois estão algo mal tratados (sub-alimentados?). Esta grave situação deve ser considerada ainda mais preocupante por ser cometida por uma entidade pública.

Recentemente a Associação Agrícola da ilha das Flores chamou a atenção para a escassez de alimento para o gado, com dificuldades acrescidas para os lavradores devido ao Inverno rigoroso.
Saudações florentinas!!

23 comentários:

Anónimo disse...

Os representantes da Associação estão se pouco importando se os lavradores estão com dificuldades. a preocupação deles é que com a crise, os agricultores também já não compram tanto como antes e assim já não podem meter tanto nos seus bolsos como antes! As vendas este ano diminuíram...e vem pior aí! Vai haver mais vacas magras, mas também menos lucros exorbitantes para alguns senhores!!!é a crise meus caros, a crise!

Anónimo disse...

acartar insenços, faia do norte, cana roca,e daquele feito tenro do mato que o gado não passa fome. era o que eu fazia antigamente e e faço hoje em dia e os invernos eram piores do que hoje em dia.

Anónimo disse...

À Vossês; até os bois da junta estão fracos!

Anónimo disse...

Bom isto é o reflexo dos niveis de empenho e responsabilidade de quem dirige esta instituição, isto e um crime é uma vergonha deveria ser reportado as instituições de protecção dos animais

Anónimo disse...

Boa tarde ,os SDAFC não precisavam de ter animais pois as pastagens por eles utilizadas podiam ser arrendadas aos privados para sua exploraçao. E para ter animais mal tratados e muito fracos genéticamente mais valia encerrar as cancelas ,reduzir custos.

Anónimo disse...

deixem de pedir ao governo que os contribuintes já tem um grande fardo à suas costas. façam como diz meu avô incensos e cana roca.

Anónimo disse...

Isto é um atestado de incompetencia aos dirigientes da Associacao Agricola da Ilha das Flores. Já a minha avó dizia , coitado de quem nao percebe nada disto. Coitados dos animais

Anónimo disse...

Ò home estes bois estão bem bons para aquilo que fazem

Anónimo disse...

Estes animais são dos Serviços de Desenvolvimento Agrario, esta situçao é lamentavel, mas nada disto me surpreende pois estes serviços são excelentes a responsabilizar os agricutores por algumas falhas que estes possam ter,e que tinham a obrigação de ajudar a resolver, mas na quela casa não há quem tenha mão em nada, este é um pequeno exemplo, mas, se analizar-mos bem assistimos a roubos dos proprios funcionaris e desmaselo das chefias.

Anónimo disse...

Mas afinal são da Associação ou Serviços?

Anónimo disse...

Um boi da junta, é um boi da junta.
Toca a por esses animais aptos as suas funçoes.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de notícia do «TeleJornal» da RTP Açores: "Lavradores das Flores estão sem alimento para o gado" [com vídeo].

Os lavradores da ilha das Flores estão com dificuldades em alimentar o gado. O stock de rações já esgotou e apenas metade da quantidade de fibras encomendada chegou à ilha.

O presidente da Associação Agrícola das Flores responsabiliza a empresa de transportes marítimos. José António Azevedo diz que na origem do problema está a alegada falta de capacidade de carga do navio Sete Cidades, da empresa TransInsular, responsável pelo transporte de mercadorias para o Grupo Ocidental do arquipélago.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de notícia do jornal «Açoriano Oriental»: "Agricultores das Flores responsabilizam transportadoras por falta de rações na ilha".

O presidente da Associação de Agricultores das Flores, José António Azevedo, responsabilizou a TransInsular por ter "deixado atrás" 22 toneladas de rações para o gado, o que está a originar "dificuldades".

O dirigente associativo afirmou, esta quarta-feira em declarações à RTP Açores, que tinham sido encomendados dois contentores de fibras para o gado e um outro contentor com rações diversas, mas o navio Sete Cidades só trouxe um contentor, por alegada falta de capacidade.

"Segundo a informação que temos, por falta de capacidade do barco deixaram-nos atrás um contentor de fibras", explicou o presidente da associação, acrescentando que as rações que entretanto chegaram à ilha foram vendidas "rapidamente".

O dirigente associativo recordou que os navios de transporte de mercadorias escalam a ilha das Flores apenas de 15 em 15 dias, ao contrário do que acontece nas restantes ilhas do arquipélago que são servidas por ligações semanais.

No seu entender, as restrições de carga que as transportadoras aplicam a cada ilha (sempre que transportam muitos contentores), não deviam ser extensivas à ilha das Flores devido à sua localização (no extremo ocidental do arquipélago) e por não ter escalas com a mesma regularidade.

"Devia haver restrições de carga para as outras ilhas que têm barco todas as semanas, e não para as Flores", insistiu José António Azevedo, que apela a uma maior "sensibilidade" por parte das transportadoras.

Anónimo disse...

Há que acrescentar que estes animais não são da associação agricola ,mas sim dos serviços de desenvolvimento agrario das flores e corvo ,e que o inverno tem sido mau para todos ,muita água , mas tambem me lembro dos bois dos serviços estarem estabulados e passarem um inverno como se fosse verão , ainda é preciso acrescentar que estes bois estão amarrados no juncal que é uma zona alta fria e húmida os animais nesta altura precisam de outros suplementos para além do pasto , ainda é preciso aqui mensionar que os invernos preparão-se de verão e com as maquinas que já temos na nossa ilha é só trabalhar mais um pouco quando o tempo está bom e lembrar que vai vir mau é muito simples

Anónimo disse...

Vocês
Não vamos falar mais de bois da junta, porque diz que trouxeram um para animar o molherio.

Anónimo disse...

parece que estes tb so andam a espera da "maminha" dos subsidios para a fibra como a maior parte destes agricultores que so sabem criticar

Anónimo disse...

O Sr Chefe dos SDAFC não se importa com nada disto está mais preocupado com a sua aparencia e com o seu nariz empinado e ainda a fazer parecer muito correcto, mas não passa de mais um mamão que se mudou de area politica para beneficiar pessoalmente cpm isto, e tambem não passa de mais um capacho mandado pela mulher

Anónimo disse...

Este Sr engenheiro não se importa com nada só pensa na sua aparencia. mas ele tambem não tem donde venha

Anónimo disse...

até adubos desaparecem dos serviços desenvolvimento agrário,pelo um funcionário.

Anónimo disse...

a culpa é da população das flores, deviam ter votado para assembleia regional psd bruno e jorge do ps antonio horacioe valter camara,assim estava tudo resolvido da parte dos agricultores, nao faltada requerimento a pedir ajuda, só está um e é o que ele sabe fazer, os outros 3 vão na onda, do ordenado e pensando no futuro, mas o futuro dirá, o sol não é para todos infelizmente.

Anónimo disse...

até os pobres dos bois da junta, apontados durante décadas como simbolos da força e da fertilidade, definam e murcham face a esta austeridade tola do PPD/CDS-PP.

Anónimo disse...

a austeridade não é do psd mas sim do governo regional dá cobertura as vacas mas não dão comida aos bois, acontece fica muitas sem sexo.

Anónimo disse...

É por estas e por outras, que as vacas andam loucas.