quarta-feira, 6 de março de 2013

Lutar pelas 200 milhas da nossa ZEE

O presidente do Governo Regional afirmou que os Açores não vão abdicar de lutar pela recuperação das 200 milhas de zona económica exclusiva (ZEE) que detinham e que foi reduzida a 100 milhas por decisão do Conselho Europeu.

Vasco Cordeiro, após uma audiência [na passada segunda-feira] concedida à Comissária europeia dos Assuntos Marítimos e das Pescas, declarou que o Governo Regional “nunca” abdicou da luta pela salvaguarda das 200 milhas da ZEE dos Açores.

Destacando que existe um conjunto de aspectos que constam na estratégia da União Europeia para a região atlântica nos quais os Açores se enquadram, Vasco Cordeiro lembrou que a Região “há muito tempo” que defendia algumas das preocupações actuais de Bruxelas nesta matéria.

O presidente do Governo Regional exemplificou com as zonas biologicamente sensíveis e a sustentabilidade dos recursos existentes, que referiu como uma “grande batalha” dos Açores face à União Europeia: “A insistência dos Açores não radica apenas numa questão política, mas no património de políticas que ao longo de 30 anos de autonomia a Região implementou do ponto de vista da sustentabilidade da exploração de recursos. É por isso que nós ousamos pensar que temos uma legitimidade acrescida para continuar a insistir em aspectos que para nós são fundamentais como a questão das 200 milhas”.


Notícia: jornal «i» e «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: