sábado, 12 de janeiro de 2013

Santa Cruz das Flores é o concelho açoriano com maior perda de população

Em São Miguel e Terceira vivem 79% dos residentes nos Açores. Graciosa é a ilha que tem perdido mais pessoas [na última década], mas há outras cinco ilhas na lista.

A Graciosa é a ilha com o decréscimo de população mais acentuado e foi a única ilha que perdeu população em todas as suas freguesias entre 2001 e 2011.

Mas apesar de ser o caso mais grave, a Graciosa não é a única ilha açoriana que está a perder população, refere o estudo “Tendências Demográficas no arquipélago dos Açores ao longo da primeira década do século XXI”, da autoria de Paulo Espínola e Luís Silveira, realizado com base na análise dos Censos 2011. Outras cinco ilhas seguem-lhe o exemplo: São Jorge,
Flores e Pico - as três com descidas significativas; e ainda Santa Maria e Faial, estas últimas com perdas ligeiras.

Numa análise ao nível concelhio,
Santa Cruz das Flores alcançou a evolução mais negativa, perdendo 8,2% dos habitantes que tinha em 2001, seguido de perto por Santa Cruz da Graciosa (-8,1%) e Calheta, em São Jorge (-7,3%).

Estas perdas populacionais acontecem quando a evolução demográfica na última década mostra um acréscimo global de população dos Açores (da ordem dos 2,06%) e ainda a tendência de concentração da população nas ilhas de São Miguel e Terceira, onde já reside 79% da população açoriana.


Notícia: jornal «Açoriano Oriental».
Na Graciosa o munícipio já actua: a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa atribui um incentivo à natalidade através de subsídio a dar a cada criança registada no concelho; este subsídio será dispendido no comércio local, fomentando a economia do concelho.

Saudações florentinas!!

20 comentários:

Anónimo disse...

As conclusões só podem apontar num sentido: por este andar, em 2021 vivem na ilha 2000 pessoas.
Há coisas que tem de mudar.
O nosso dinheiro (o dinheiro dos nossos impostos, perceba-se) deve ser aplicado investimentos produtivos, que criem riqueza, trabalho e condições para a fixação dos nossos jovens.
Fazer museus sem ter nada para lá dentro por, centros culturais para funcionarem como betequins, ou piscinas aquecidas para ninguém, serve para alguma coisa?
Há dois sectores com interesse nas Flores. A agricultura e o turismo.
A nossa agricultura deve voltar-se para certos mercados exigentes, criando-se a par da marca Açores, uma referencia especial às Flores. A produção biológica é sem dúvida uma das nossas opções. Tem mercado garantido nas ilhas maiores e no continente e é uma coisa que se tem feito nesta ilha desde que foi povoada.
O que é que as Camaras e outras instituições podem fazer nesta área?
Apoiar empreendimentos e definir uma politica de bolsas para jovens que queiram estudar nesta area.
O turismo tem-se revelado uma excelente fonte de rendimentos, porque felizmente as nossas belezas naturais tem aqui zona franca e ainda não pagam impostos.
Muito há a fazer nesta área.
Definir circuitos naturais. Criar infraestruturas de apoio junto de miradouros. Perder a mania de emprastar cimento por tudo o que é lado. Estimular os jovens a criar empresas de serviços nesta área. Ter uma politica de propaganda agressiva no exterior. Pressionar o Governo Regional a melhorar e incentivar a circulação de turistas nesta área do arquipélago.

Agora, carissimos amigos, analisem os orçamentos das Camaras da nossa ilha para 2013 e reparem onde esta gente empandeira o nosso dinheiro.

Anónimo disse...

Na Capital Lajes das Flores tem vindo aumentar a população, graças aos grandes investimentos feitos pela esta camara.

Anónimo disse...

A empresa de jose augusto acaba de perder as viagens para o Corvo e passa a ser uma empresa do Pico a fazer as mesmas viagens e lá se vão um milhão e 4oo mil euros para o pico e esta.

Anónimo disse...

Então o concelho açoreano com melhor qualidade de vida, é aquele que perde mais população??!!! Há aqui alguma coisa que não bate certo!
Razão tem anónimo de 12/01 às 09H47.
Quanto ao anónimo de 12/01 às 14:06, a verdade é que as Lajes das Flores mesmos como todos os milhões lá enterrados pela Câmara ao longo dos anos, continua a ser uma dos concelhos mais pobres dos Açores. Cimento e alcatrão, não enriqueceram Portugal, muito menos um concelho como o de das Lajes das Flores.

Anónimo disse...

...e o pior cego é mesmo aquele que não quer ver.Mas enquanto houver dinheiro e palmas, os palhaços continuarão a dar o seu espetáculo até que a luz se apague para todos...
"Depois não digam que eu não avisei"
JS

Anónimo disse...

Tem razão o anónimo das 14:06dia 12 em que diz que as Lajes tem vindo aumentar a população derivado aos grandes investimentos que a Camara tem feito. Eu dou o meu apoiosem dinheiro nada se faz mas esta Camara das Lajes muito tem feito em estradas com alcatrão ficando em boas condições para o Turismo e, até pela primeira vez passei o ano passado no caminho do Poça do Bacalhau onde ude preseciar as optimas condições que fica aquele caminho. Tambem gostaria de acrescentar os belos miradouros que esta Camara tem feito e outros mais que estão em via de serem iniciados. Sou Florentino ausente mas não posso deixar de elogiar esta Camara das Lajes pelo muito que tem feito para este Concelho e sempre com vontade de fazer mais e melhor. Envio uma abrço a todos os Florentinos.

Anónimo disse...

Se me permitissem dar uma opinião, diria que a Ilha das Flores tem mesmo é que investir em turismo. Pelo que vejo em videos e fotografias, a natureza daí é exuberante. E ela, por si só, pode ser um grandíssimo gerador de recursos e de empregos. Aos governantes e ao povo das Flores caberiam propiciar (e/ou fomentar) estrutura e serviços atrativos aos turistas. Como exemplos, uma boa hotelaria - não é o caso de luxosos hotéis -, florentinos receptivos e gentis com os turistas e nada de agressões ao meio ambiente (especialmente que os lixos estejam bem equacionados). Penso que tudo isso, se bem orientado, não demandariam recursos inatingíveis.

Anónimo disse...

Este decréscimo geral no número de habitantes deveria também ser pomposamente apresentado nos boletins municipais como resultado da "obra feita".
JS

Anónimo disse...

mas esse não era concelho com melhor qualidade vida??????as pessoas devem-se estar a tornar masoquistas, vivem bem mas vão embora.lol

Anónimo disse...

Também quem quer viver nesta ilha das Rosas (Flores)só chove e só faz vento pois já uma semana que não se ve nadinha nem o sta iria a fazer viagem para o Corvo (fazia).
Estes gajos que dizem que a população das lages cresceu,devem estar doidinhos,pois a metade das casas são do tio joão lourenço.neste andamento as flores ficam só com 3 pessoas e 5000 vacas.....

Anónimo disse...

"Só chove e só faz vento"? Putz... cara, desse jeito vc me desanima. Mas não, não vou na sua e sim, um dia ainda vou passar uns tempos aí na Ilha das Flores :-)

Anónimo disse...

Pelo teu comentário ve-se bem que és brasileiro,pois e bom que fiques aonde estás,porque isso por cá e só como eu digo,só mau tempo e guerras entre as lages e sta cruz,pois ambas as 2 vilas vale bem pouco,mas não há outro remedio a não ser cá viver, se vires bem as pessoas só vem cá de férias no verão e os outros que cá vem e por trabalho depois piram-se. daqui a 10 anos nas flores haverá 1000 pessoas.

Anónimo disse...

pois é anónimo das 8,59 a culpa é do pereira.

Anónimo disse...

Mas... se vocês têm consciência que a briga entre os de Santa Cruz com os das Lages é prejudicial para as Flores, por que insistem nessa briga suicida?

Anónimo disse...

vivi um ano nessa magnífica ilha! adorei mas foi uma passagem da minha vida...continuar a viver lá é perder anos de vida e estar afastado do mundo!! Muito bonito mas de passagem!! ah! as pessoas, principalmente comércio e hoteis...mais simpáticas não se perdia nada!!!!!!

Anónimo disse...

Pois o governo e esses seus otimos deputados é que estão a acabar com essa magnifica ilha... não digam que é da xuva e do vento... porque que sabe realmente apreciar a beleza do verao nas flores também sabe apreciar a do inverno... eu que o diga que adoro todo o ano nesta ilha...o que esta mal é as pessoas não quererem desemvolver mais o turismo e comercio... e o que andam a fazer e apoiar que as empresas se fecham... Santa Iria que muita gente gostava de ver acabou...e isso ninguem ve que o barco da areia provavelmente nao volta cá nem o de passageiros... la vai um bom barco de viagens para outro sitio.. e é assim que tudo se acaba...

Anónimo disse...

anónimo de 12.01.2013.23.09.00,dizes e muito bem, cimento e alcatão não enriquece portugal, mas enriquece alguem, lol...

Anónimo disse...

finalmente a camara das lajes vai por a concurso ou mini concurso para pequenas reparações em nscente e tanque e substituição de tubo de fibrocimento uma coisa que eu não imaginava de haver ainda no concelho das lajes, por me dizer o concelho em termos de agua é dos mais ricos,uma coisa é certa em quantidade em% acredito em qualidade meu deus. mas fico contente, será mais uma dele.paga o próximo.

Anónimo disse...

posse ser ignorante,não percebo de concursos publicos, será que o concurso de asfastagem e construção de valetas não terá tranporte de terras em talude, ou atràs das valetas será esquecimento por outros motivos, era bom a assembleia analisar esse concurso, fiscalização é como o pratão quer lol.....

Anónimo disse...

Quanto menos populaçao mais qualidade de vida. pq é menos populaçao para os mesmos recursos da ilha logo havera mais qualidade de vida. menos filas no centro de saudde, menos poluiçao pq ha menos gente, menos filas na camara municipal, menos carros logo menos poluiçao daí haver mais qualidade de vida :)