quinta-feira, 31 de maio de 2012

No restante horário o ministro Miguel Relvas garante séries de espiões, tráfico de influências e outras manigâncias?

A emissão da RTP Açores vai passar a estar concentrada em apenas 6 horas no [nocturno] horário nobre a partir da próxima segunda-feira.

A programação do canal regional açoriano ainda não está completamente definida, mas ao que o jornal «Açoriano Oriental» apurou a emissão regional vai passar a estar concentrada entre as 17h30 e as 23h30.

Na sequência desta decisão o secretário regional da Presidência, André Bradford afirmou que o Governo Regional dos Açores vai recorrer aos tribunais para garantir o cumprimento das obrigações da televisão pública na Região, que considera serem impostas pelo contrato de concessão a que a RTP está vinculada.

“A confirmar-se a reestruturação da grelha e a concentração da emissão [na RTP Açores] da produção regional em horário vespertino – que será aplicada, ao que sabemos, já na próxima semana [a partir do dia 4 de Junho] – avançaremos com uma providência cautelar e com uma acção judicial que garanta o cumprimento do contrato de concessão de serviço público de televisão”, afirmou André Bradford, na abertura do colóquio 'Serviço Público: Limites e Desafios', promovido pela Universidade dos Açores.


Notícia: «Açoriano Oriental» e rádio Atlântida.
Entretanto a subcomissão de trabalhadores da RTP Açores vai contestar judicialmente a decisão da administração e defender a RTP Açores enquanto “instrumento fundamental da afirmação da açorianidade nas nove ilhas do arquipélago e em todo o Mundo”.

Saudações florentinas!!

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Exposição de pintura «Percursos»

Está patente na Sociedade Filarmónica Dr. Armas da Silveira, em Santa Cruz das Flores, a exposição de pintura denominada «Percursos», com obras da autoria de Florimundo Soares.
Esta exposição de pintura poderá ser visitada todos os dias das 13h30 às 23 horas, até ao próximo dia 15 de Junho.

Saudações florentinas!!

terça-feira, 29 de maio de 2012

Em Portugal a ligação de acesso rápido à Internet... ainda não é para todos

É visto como um problema associado a países menos desenvolvidos, mas em Portugal há quem tenha um limitado acesso à Internet que pode fazer com que um vídeo do YouTube demore uma tarde inteira a carregar.

Em duas ilhas açorianas - Corvo e Flores -, os habitantes pagam tanto de internet como os restantes ilhéus, mas têm menos velocidade de acesso. Os serviços de telefone fixo e móvel também apresentam fraca qualidade. Nelson Fraga, uma das vozes mais activas na luta por um melhor acesso, explica que o problema se deve ao facto de o acesso nestas duas ilhas ser garantido por uma ligação de satélite da Portugal Telecom (PT), enquanto que o restante arquipélago já é servido por fibra óptica.

Nelson Fraga considera que deve "haver uma noção" de como esta questão afecta ilhas que vivem tanto do turismo e cujos habitantes e empresas precisam de comunicar por email e disponibilizar "sites com boa qualidade visual".

A área do turismo é apenas um exemplo, uma vez que o próprio acesso pessoal, para meras actividades do dia a dia que parecem tão simples - como receber um documento em pdf via email ou ver um vídeo no YouTube - são quase actividades épicas que podem demorar entre 20 minutos a uma tarde inteira, respectivamente.

"Ver um vídeo no YouTube durante o dia é praticamente impossível", diz Nelson Fraga. "Colocamos em pausa, para ficar a carregar, e depois tentamos no final da tarde, passadas três a quatro horas", continua. "Só de madrugada é que é relativamente acessível" ir ao YouTube. As empresas têm dificuldade "em dar vazão aos emails", sobretudo se em anexo vierem documentos "corriqueiros" de poucos megabytes, que demoram "15 a 20 minutos" para descarregar.

Fraga diz que não há maneira de contornar o problema, apenas continuar a lutar. "Andamos a ver se, por via das petições, conseguimos pressionar o Governo a tomar uma decisão", refere. Os custos, além da ligação à internet, incluem sempre o telefone fixo, pois sem ele não podem estar ligados à rede. "Sentimo-nos ultrajados e enganados como consumidores", acusa.

Segundo Nelson Fraga, a "PT oferece um serviço miserável", sendo a única a operar na zona, pelo que os habitantes não têm "outra opção". As culpas são divididas entre o Governo Regional e o Ministério da Economia. "Neste pingue-pongue de acusações, as populações é que ficam a perder", comenta.

Liliana Melo, jurista na Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), explica ao «JPN» que a associacão recebe "algumas reclamações", sobretudo "por pessoas que são informadas pelas operadoras que têm cobertura na área de residência delas e isso não acontece". No entanto, o número é residual, "não é uma queixa muito frequente".

A DECO não possui informação sobre as zonas mais afectadas mas reitera que, mesmo no meio de centros urbanos, há áreas sem cobertura. A jurista explica como se deve reclamar - isto no caso de constar no contrato de fornecimento de internet que há cobertura em determinado local, assim como o papel da ANACOM nesta questão, que tanto afecta as populações.

Seja para trabalhar e gerir negócios ou para momentos de lazer a ver vídeos no YouTube, perfis de Facebook ou descobrir novos memes, o acesso à internet chega a ser considerado um direito humano pela Internet Rights & Principles Coalition.


Notícia: Jornalismo.Porto.Net (JPN).
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Maioria das empresas municipais açorianas poderá ter de vir a ser extinta

As novas regras para a actividade empresarial local, aprovadas recentemente em Conselho de Ministros, poderão determinar a extinção de praticamente todas as empresas municipas açorianas, perspectiva o presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA), João Ponte.

A nova lei para o Sector Empresarial Local insere-se no âmbito da Reforma da Administração Local que está a ser preparada pelo Governo da República. João Ponte discorda dos critérios que vão ser aplicados sublinhando que a maioria das empresas municipais, de natureza social, não gere as receitas exigidas no novo diploma. Por essa razão, o presidente da AMRAA estima que 90 por cento das empresas municipais poderão fechar as portas.


Notícia: RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

domingo, 27 de maio de 2012

«Pense e Inove com o ProRural»

A AdeliAçor promove um ciclo de seminários sobre o tema da inovação e empreendedorismo em meio rural com recurso aos apoios do ProRural.

As sessões realizam-se de 17 a 31 de Maio, em todas as ilhas da zona de intervenção da AdeliAçor: São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo; tendo como principal objectivo divulgar o eixo 3 do ProRural: Qualidade de Vida nas Zonas Rurais e Diversificação da Economia, com destaque para a norma de procedimentos e informações relativas às candidaturas.

Pretende-se associar a estas acções o tema do empreendedorismo em meio rural, numa vertente prática de apoio a quem pretende investir através do ProRural.

Na ilha das Flores a sessão ocorrerá na próxima quarta-feira (dia 30 de Maio), às 20h30, na Junta de Freguesia da Fazenda. As sessões são abertas ao público e co-financiadas pelo ProRural.


Notícia: "sítio" da AdeliAçor - Associação para o Desenvolvimento de Ilhas dos Açores.
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

«Brumas e Escarpas» #41

Desesperadamente à procura da Lavrada

O Manuel Branco morava numa casa bastante isolada, lá para os fundos da Tronqueira, quase no cimo da ladeira do Calhau Miúdo. Era um homem pobre, honrado e trabalhador mas muito ingénuo e simplista. Esta última qualidade permitia que a garotada da freguesia, com mais frequência do que a tolerada pela paciência humana, lhe pregasse algumas partiditas, umas inocentes e jocosas outras malévolas e arreliadoras. O Manuel, porém, paciente e com uma muito limitada capacidade de revolta e indignação, lá ia vendo, ouvindo, calando e suportando tudo.

Certa noite de que se haviam de lembrar os ganapelhos? O Manuel, mesmo ali em frente da casa onde morava, tinha o “ai Jesus” da sua árdua labuta quotidiana: um cerrado de milho do melhor que havia, bem crescido e verdinho, já espigadote, à espera do estio para que amadurecesse, fosse apanhado, “encambulhado” e pendurado no estaleiro, a fim de lhe garantir o sustento da família ao longo de todo ano. Ao lado da casa e ao fundo do pátio ficava o pequeno palheiro onde guardava a Lavrada, a única vaca que possuía, na qual havia pendurado ao pescoço uma campainha de som inconfundível aos ouvidos do dono, como era uso e costume na Fajã.

Alta noite, enquanto o Manuel e todos lá em casa dormiam regaladamente, vão os “monços” ao palheiro, tiram a campainha do pescoço da Lavrada e escondem-se entre o milho, fazendo propositadamente algum barulho e simulando um badalar da campainha, a imitar, na perfeição, as lentas passadas do animal.

Foi a mulher quem primeiro acordou assarapantada: - “Credo! Jasus! Virge Santísema! Home, acorda! Nan oives? A nossa Lavrada assoltou-se e está a dar cabo do nosse milhinhe tode!”

O Manuel deu um pulo e, mesmo em “ciroillhas”, com a Jesuína atrás, em “naitigão”, a insuflar-lhe coragem, assomou à porta e, ouvindo a campainha da vaca, cuidou que de facto ela se soltara do palheiro e andava por entre o milho. Muito aflito e atrapalhado, atravessou o pátio que separava a casa da terra, saltou o muro e começou a chamar pelo animal, na tentativa de o apanhar: - “Lavrada! Lavrada! Ou vaca, ou!”

Contendo as gargalhadas, continuaram os atrevidotes a simular com o toque da campainha que era o animal que por ali andava, fazendo estalar de vez em quando e propositadamente um ou outro pé de milho. O Manuel entrou desesperadamente na terra, correndo como um louco à procura da vaca, chamando por ela e incentivando-a a parar. Mas quanto mais corria e chamava, mais o som da campainha se afastava e fugia.

- “Ora essa”! – resmungava a mulher – “Uma vaca assim tan mansa! Parece que tem o diabe no corpe”!

Procuraram toda à noite mas a vaca nunca apareceu. Só de madrugada quando regressavam a casa, quer porque já não ouvissem o som da campainha quer porque começassem a desconfiar de que ali havia marosca, foram ao palheiro. Encontraram a porta bem fechada com a taramela e a Lavrada amarrada e deitada no seu canto, muito calma e tranquila, a ruminar a sua ceia, como se nada tivesse acontecido, mas... sem a campainha ao pescoço. Só então deram conta do embuste.

E a campainha? Bem, essa só apareceu na altura da apanha do milho.


Carlos Fagundes

Este artigo foi (originalmente) publicado no «Pico da Vigia».

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Sopas de Espírito Santo florentinas foram (a)provadas em São Miguel

Mais de trezentas pessoas participaram, [no passado sábado] em Ponta Delgada, no almoço de Sopas de Espírito Santo, promovido pela Associação Amigos da ilha das Flores.

O cozinheiro deslocou-se propositadamente da freguesia da Fazenda para confecionar em São Miguel esta variante florentina de um prato que, embora seja comum em todas as ilhas dos Açores, não é igual em nenhuma delas, variando às vezes dentro da própria ilha.

A Associação Amigos da ilha das Flores desempenha um importante papel na promoção da ilha e também na ajuda aos doentes florentinos que se deslocam a Ponta Delgada.


Notícia: «Telejornal» da RTP Açores.
Saudações florentinas!!

sábado, 19 de maio de 2012

Campanha «Açores entre Mares 2012»

Podem consultar o programa de actividades do «Açores entre Mares 2012», até especificamente na ilha das Flores.
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Obras para extensão da fibra óptica ao Corvo e às Flores... começam em Julho

As obras para a extensão do cabo submarino de fibra óptica para as ilhas das Flores e do Corvo arrancam em Julho, um projecto que deverá estar concluído em Agosto de 2013, anunciou ontem o vice-presidente do Governo Regional.

“Chegamos a acordo com a empresa ViaTel no sentido de aprovar no âmbito dos fundos comunitários da Região, que são recursos próprios dos Açores, uma comparticipação de 85 por cento na construção do cabo de fibra óptica às Flores e Corvo, o que permitirá à empresa a execução deste investimento”, afirmou Sérgio Ávila.

O vice-presidente do Governo Regional falava após uma audiência com o administrador da ViaTel, num encontro onde esteve também o presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, e o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente.

Após a audiência, Sérgio Ávila revelou que "o Governo Regional assegurou também, a comparticipação em 24 por cento" dos investimentos que a empresa vai fazer no âmbito da instalação das redes de nova geração (RNG) em 12 concelhos dos Açores.

Sérgio Ávila sublinhou que “o Governo Regional dos Açores afecta recursos próprios, substituindo-se ao Governo da República, com um financiamento que permitirá uma comparticipação de 85% da Região na obra de extensão do cabo de fibra óptica às Flores e ao Corvo e também uma comparticipação de 24% nas redes de banda larga nos concelhos das ilhas de coesão e concelhos de Nordeste e Povoação”.

“O Governo da República tinha efectivamente um problema e nós com a empresa resolvemos este problema”, disse Sérgio Ávila, que voltou a recordar que “o Governo da República assinou, em Maio de 2011, com a empresa ViaTel, um contrato, no âmbito das suas responsabilidades, que propunha um investimento de 20 milhões de euros e que assegurava uma comparticipação de investimento na ordem dos 12,9 milhões de euros”.

O vice-presidente do Governo regional vincou que o Executivo regional "substitui-se aos compromissos assumidos pelo Governo da República" e torna "possível iniciar em Julho [de 2012] a obra de ligação de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo", em simultâneo com a instalação das redes de nova geração, e cuja conclusão está prevista para Agosto de 2013.

Sérgio Ávila acrescentou que este investimento "só será executado porque o Governo Regional dos Açores assumiu uma parte do financiamento que correspondia ao Estado, mas também porque a empresa ViaTel vai assumir em encargos um volume de investimento superior aquilo que tinha contratualizado com o Governo da República".

O administrador da ViaTel, José Nogueira, sublinhou a importância do projecto e “o esforço adicional que vai ser feito para que o investimento estratégico chegue às ilhas das Flores e do Corvo. Este projecto é fundamental para a infraestrutura tecnológica da Região e para o seu desenvolvimento. E estão criadas as condições para pôr de pé este investimento”.


Notícia: «Açoriano Oriental», jornal «A União» e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Já faltam bens essenciais nas Flores

Gás, leite, água engarrafada, legumes e fruta são alguns dos produtos em falta nos supermercados da ilha

O barco de transporte de mercadorias não conseguiu atracar segunda-feira [dia 14] no porto das Flores devido ao mau tempo que fustigou os Açores. O navio da Transinsular regressou ao Continente e só deverá voltar à ilha das Flores no início da próxima semana.

A ilha das Flores estava sem abastecimento há quase um mês pelo que esta situação agravou o estado das coisas. Os comerciantes locais queixam-se da Direcção Regional dos Transportes Aéreos e Marítimos e dizem que este departamento governamental não tem capacidade para reagir a estas situações.

Uma vez que só se esperam melhorias para o início da semana que vem, a SATA fez ontem um voo com 3 toneladas de mantimentos para acudir às necessidades mais urgentes.


Notícia: «Telejornal» da RTP Açores.
Saudações florentinas!!

Mau tempo leva a ruptura de gás e alguns alimentos na ilha das Flores

O mau tempo que se tem verificado no arquipélago dos Açores levou a que houvesse uma quebra em vários bens essenciais, uma vez que a operação do navio Sete Cidades, responsável pelo transporte de mercadorias para a ilha das Flores, foi obrigada a regressar ao Continente.

Os empresários do ramo alimentar da ilha das Flores estão preocupados com esta situação, uma vez que a corrida às prateleiras aumentou, levando à escassez de certos alimentos, como frutas, iogurtes e batatas.

Num cenário de crise, como atravessa Portugal, Arlindo Lourenço, proprietário de uma rede de supermercados considerou que esta rutura de bens alimentares significa «elevar a crise ao quadrado».

Preocupado está também José António Corvelo, proprietário de um restaurante na Fajãzinha, concelho das Lajes das Flores, que garante já não existir também gás butano na ilha. «Foi uma corrida infernal ao gás! Já esgotou!», disse o empresário, em declarações à Agência Lusa, admitindo ter salvaguardado o seu negócio, ao adquirir gás em quantidade.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, Manuel Pereira, considerou, no entanto, tratar-se de uma «situação excepcional», que resultou de um período prolongado de mau tempo, a que os habitantes locais «já não estavam habituados». No seu entender, o Governo Regional e a empresa Transinsular terão, no entanto, tomado as «medidas correctas», ao dar indicações ao navio para que regressasse a Leixões e só voltasse à ilha das Flores na próxima semana.

A Secretaria Regional da Economia disse na terça-feira (dia 15) ter informações de que «não existe, neste momento, qualquer risco de ruptura de stocks na ilha das Flores», informação contrariada por empresários.


Notícia: «Açoriano Oriental», semanário «Sol» e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

domingo, 13 de maio de 2012

Parlamento aprova diploma que "regula" o cultivo de transgénicos

A Assembleia Legislativa Regional aprovou [quinta-feira, dia 10], por maioria, uma proposta do Governo Regional que "regula" o cultivo de transgénicos, diploma contestado pela oposição, que votou contra porque pretendia a "proibição" do cultivo de OGM's nos Açores.

O documento apresentado pelo Executivo foi aprovado apenas pelo PS e pelo PCP, para quem é suficiente para determinar que a Região passe a estar "livre" do cultivo de organismos geneticamente modificados (OGM), na sequência do que defendia também uma petição entregue no Parlamento e discutida na mesma ocasião.

Noé Rodrigues recordou que os Açores são conhecidos pela "qualidade ambiental" e pela riqueza da sua biodiversidade, características que considerou que podem ser postas em causa pela eventual utilização de transgénicos. Para o secretário regional da Agricultura, a utilização destes produtos no arquipélago é "incompatível" com a imagem que os Açores transmitem aos mercados, tanto em matéria agroalimentar, como em termos turísticos.

Noé Rodrigues recusou, no entanto, o "fundamentalismo" sobre esta matéria, salientando a evolução que o processo da biotecnologia tem conhecido em todo o mundo e o seu impacto económico. Por essa razão, o diploma agora aprovado permite que os agricultores que pretendam cultivar OGM comuniquem essa intenção às autoridades regionais, para que possam "acompanhar" as culturas e verificar se cumprem a legislação.

O documento foi, no entanto, muito contestado pela oposição, em especial por Artur Lima, do CDS-PP, que considerou tratar-se de uma "fraude", já que "não proíbe nada". "Isto não passa de uma tentativa de iludir os açorianos, porque não impede que a Região seja livre de transgénicos, nem impede que continuem a crescer os cerca de 200 hectares que já estão semeados nos Açores", afirmou.

Zuraida Soares, do BE, também contestou o diploma, por entender que está a "ludibriar" mais de um milhar de açorianos que entregaram no Parlamento uma petição a exigir a proibição de transgénicos no arquipélago.

Por seu lado, António Ventura, do PSD, questionou o que vai fazer o Governo Regional com as plantações que já existem e que não se encontram ao abrigo da atual legislação.

Aníbal Pires, do PCP, que tinha uma proposta para proibir o cultivo de transgénicos nos Açores, acabou por retirar a sua iniciativa para apoiar a do Governo, por entender que cumpria "plenamente" os seus objectivos.


Notícia: «Açoriano Oriental» e RTP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

sábado, 12 de maio de 2012

Centro de Resíduos foi inaugurado

O primeiro Centro de Processamento de Resíduos nos Açores foi [no passado dia 2] inaugurado na ilha das Flores, num investimento de 6 milhões de euros que se insere no maior projecto ambiental de sempre na Região.

"Este Centro de Processamento é parte de um projecto global", afirmou Carlos César, presidente do Governo Regional dos Açores, na cerimónia de inauguração, acrescentando que, dos sete centros previstos para o arquipélago, falta apenas iniciar a construção do que será instalado no Faial, cujas obras devem arrancar em Junho.

"Depois de um período em que se melhoraram os aterros sanitários e se procurou expandir a recolha separativa e a reciclagem, parte-se agora para uma abordagem devidamente planeada e integrada da gestão dos resíduos nos Açores", frisou.

Estes Centros de Processamento vão estabilizar por compostagem os resíduos perecíveis e separar, embalar e expedir os resíduos que se destinam à valorização fora da ilha, seja por reciclagem ou por valorização energética.

Na intervenção que proferiu na inauguração do Centro de Processamento de Resíduos das Flores, o presidente do Governo Regional salientou que os resíduos orgânicos que ali serão transformados em composto permitirão "reduzir a necessidade de importação de composto e fertilizantes". Quanto aos materiais que não possam ser aproveitados, Carlos César frisou que "serão utilizados para produzir energia" em São Miguel e na Terceira.

O Centro agora inaugurado na ilha das Flores dispõe ainda de um espaço destinado ao desmantelamento de viaturas, o que permitirá resolver o problema das sucatas.

A entrada em funcionamento do Centro de Processamento de Resíduos das Flores implicará que, dentro de 60 dias, sejam encerradas as duas lixeiras municipais existentes na ilha, a que se seguirá a respectiva selagem.

"As três ilhas dos Açores [Graciosa, Corvo e Flores] classificadas como Reserva da Biosfera serão as primeiras a ter em funcionamento os Centros de Processamento de Resíduos", frisou o secretário regional do Ambiente.


Notícia: «Açoriano Oriental».
Entretanto o PSD/Açores quer saber que destino vai ter “o lixo produzido na ilha das Flores”, uma vez que [ainda] “não existem Centros de Valorização energética na Terceira ou em São Miguel, que possam tratar aqueles resíduos”.

Saudações florentinas!!

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Berta Cabral promete extensão do cabo de fibra óptica... caso vença as eleições

A presidente do PSD/Açores assumiu [no passado dia 7] o compromisso de concluir a extensão do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e Corvo se vencer as eleições regionais de Outubro.

Berta Cabral, no final de uma visita à ilha das Flores, lamentou que o Executivo regional socialista não tenha ainda concretizado este investimento, considerando que teve "tempo demais" para o fazer. "Em 16 anos, o Governo Regional gastou 25 mil milhões de euros", frisou, acrescentando não compreender como é que não conseguiu disponibilizar os 12 milhões de euros necessários para levar o cabo de fibra óptica às duas únicas ilhas do arquipélago que ainda não estão ligadas.

Para a líder regional do PSD/Açores, agora "já não há tempo" para concretizar esta obra na actual legislatura, frisando que será o próximo Governo Regional, saído das eleições de Outubro, que vai concluir a extensão do anel de fibra óptica às ilhas do grupo Ocidental. "Será nesse novo ciclo que as Flores e o Corvo vão ter o cabo de fibra óptica", afirmou.

Berta Cabral recordou que, em 1995, foi uma das responsáveis pela construção da primeira fase do anel de fibra óptica nos Açores [que chegou a todas as ilhas açorianas com excepção do Corvo e das Flores], acrescentando que será também ela a concluir a segunda fase [em que finalmente o cabo de fibra óptica chegará às ilhas ocidentais].

Nesta deslocação à ilha das Flores, Berta Cabral teve uma reunião com a população local e encontrou-se com responsáveis da Associação Agrícola da ilha.


Notícia: «Açoriano Oriental», «Jornal Diário», RTP.Notícias.pt, «Diário dos Açores», jornal «A União» e "sítio" do PSD Açores.
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Acção de promoção do livro e da leitura

A ilha das Flores acolhe desde ontem o projecto Cartapácio, um espectáculo performativo e interactivo sobre a importância da leitura em todos os seus géneros literários, que envolve os alunos do ensino básico ao longo de vinte sessões.

Estruturado sobre jogos de improvisação, o projecto Cartapácio levará as crianças a participarem directamente com as suas experiências literárias. Com os alunos na sala de aula e com a professora avisada, uma personagem entra. Depois de explicar o motivo da sua presença, inicia uma viagem pelo mundo da leitura passando pelos seus vários contextos.

Marta Santiago é a responsável por este projecto. Trata-se de uma actriz formada na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE), do Porto, que já participou em inúmeros espectáculos de teatro, programas de televisão e cinema, nomeadamente nas curtas-metragens ‘A mudança’ e ‘Raízes’.

O projecto Cartapácio segue para a ilha do Corvo a 16 de Maio.


Notícia: "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional].
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Uma semana por seis ilhas dos Açores

O navio Expedition realiza um périplo por algumas das ilhas açorianas. Domingo irá passar pelas Flores.

O Expedition é actualmente um navio que realiza cruzeiros muito específicos para um público mais vocacionado para a aventura, expedição e contacto com a natureza. O navio tem a bordo especialistas em biologia marinha e das aves, história e geologia, que através de um programa de palestras a bordo e em terra procuram melhorar a experiência dos passageiros.

O início desta viagem pelas ilhas açorianas teve lugar hoje quando o navio Expedition rumou de Ponta Delgada a Angra do Heroísmo, onde é aguardado amanhã. No dia 11 [sexta-feira] deve atracar nas Velas de São Jorge e a 12 de Maio tem prevista visita a São Roque do Pico. Para o dia 13 [domingo] está reservada a escala na ilha das Flores, seguindo-se, no dia 14, escala na ilha do Faial e termina o itinerário, a 15 de Maio, em Ponta Delgada.

O navio Expedition, que pertence à companhia canadiana Gap Adventures, está entre nós a navegar pela operadora francesa Plein Cap Crosières. Este pequeno navio, com 105 metros de comprimento, 18 metros de largura e capacidade para 120 passageiros, só em 2008 é que iniciou actividade como navio de cruzeiros, pois a sua configuração original, que remonta ao ano de 1972, destinava-se ao serviço ferry, função que desempenhou até esta sua adaptação.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Santa Cruz é o município açoriano que apresenta melhor qualidade na água fornecida ao consumidor residencial

A qualidade da água fornecida pelos municípios dos Açores "é boa" mas pode ser melhorada, segundo a entidade reguladora regional, que identificou alguns pontos de contaminação nas redes e "vários casos de falta de higiene nos reservatórios".

"Os dados que dispomos apontam para que tenhamos água de qualidade, mas obviamente que podemos fazer mais", admitiu Hugo Pacheco, presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores (ERSARA), adiantando que o objectivo é que "os Açores sejam um caso de excelência" nesta matéria. Segundo o responsável, a água de origem (águas das nascentes ou dos furos) existente no arquipélago "é de boa qualidade" mas sofre "alguma degradação" pelos sistemas por onde passa, embora essa situação seja "facilmente tratável".

De acordo com um levantamento efectuado pela ERSARA, o município dos Açores que apresenta melhor qualidade na água fornecida ao consumidor é Santa Cruz das Flores, ao passo que a Calheta de São Jorge e Santa Cruz da Graciosa são os concelhos com pior registo.

Hugo Pacheco adiantou que a ERSARA visitou todas as autarquias dos Açores e descobriu vários pontos de contaminação, quer nas zonas de captação de água, quer nos furos e reservatórios municipais. Além disso, foram registados vários casos de falta de higiene e de limpeza nos reservatórios, alguns dos quais eram mesmo utilizados como armazém para guardar botas e enxadas dos funcionários e até veneno para ratos.

"Verificámos que havia muito desconhecimento sobre os riscos que estas situações podem representar para a qualidade da água", adiantou o presidente do conselho de administração da ERSARA, sublinhando que foi necessário efectuar um trabalho de sensibilização junto das Câmaras Municipais.


Notícia: «Açoriano Oriental» e RTP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Nas Flores e no Corvo é preciso esperar uma hora para ver vídeos no YouTube

Nas duas ilhas mais ocidentais dos Açores, a velocidade de ligação à internet não ultrapassa 250Kbps, apesar dos habitantes pagarem por acessos de 4Mbps.

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores diz que a população foi enganada pela PT e pelo Governo. O autarca Manuel Pereira lembra que o serviço de acesso à Internet «não ultrapassa alguns “kapas”» e por isso aconselha os habitantes das duas ilhas a contratarem as modalidades mais baratas. Em entrevista telefónica, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz lembra que florentinos e corvinos pagam mais que os habitantes do Continente e das restantes ilhas açorianas para terem Internet, telefone e TV, apesar de terem uma largura de banda muito inferior à prometida (4 Mbps) pela Sapo nas duas ilhas.

A velocidade da Internet disponibilizada pelas comunicações por satélite é apenas parte do “problema” denunciado pelas populações das ilhas do Corvo e das Flores. No final dos anos 90, sete das nove ilhas do arquipélago dos Açores ficaram conectadas através de cabos de fibra óptica submarinos, deixando para fase posterior a ligação às duas ilhas mais ocidentais de Portugal. Em alternativa, as ligações à Internet no Corvo e nas Flores passaram a ser feitas por satélite.

Em 2006, as populações das duas ilhas fizeram uma primeira petição. E em 2009, a ligação por cabo de submarino é, por fim, contemplada pelo programa das Redes de Nova Geração. O projecto que engloba ainda a instalação de fibra óptica noutros concelhos dos Açores onde não há concorrência entre empresas que disponibilizam acessos à Internet, está orçado em 20 milhões de euros.

Só que, desde a assinatura do contrato, o projecto não chega a sair do papel, e as populações voltam a fazer nova petição em 2011. E em Setembro desse ano, há um acontecimento que recoloca a ligação das duas ilhas ao restante arquipélago na agenda política regional: durante a visita do presidente da República Aníbal Cavaco Silva, os habitantes das ilhas do Corvo e das Flores dizem-se surpreendidos com uma largura de banda de 3,5 Mbps, que contrasta com as velocidades dos restantes dias do ano (entre os 100 Kbps e 250 Kbps).

Em Fevereiro de 2012, os promotores da petição são ouvidos pela Comissão de Política Geral da Assembleia Legislativa Regional dos Açores. E em Abril ficam a saber do ponto em que se encontra o processo, através das explicações que a PT forneceu aos deputados regionais. Na resposta enviada para o Parlamento dos Açores, a PT lembra que o Estado entregou à FibroGlobal (uma participada do grupo Visabeira) «a instalação, a gestão, a exploração e a manutenção» de uma rede de fibra óptica em 12 concelhos dos Açores, bem como de um cabo de fibra óptica submarino com um comprimento de 690 quilómetros, que deverá aumentar a velocidade das comunicações eletrónicas com as ilhas do Corvo e das Flores.

No mesmo documento, a PT refere ainda que o projecto mereceu a aprovação da Comissão Europeia e já teve o necessário visto do Tribunal de Contas, mas lembra também que as obras só podem avançar depois de assinado o contrato com o Programa Operacional dos Açores para Convergência (ProConvergência), que depende da Secretaria da Economia do Governo Regional dos Açores. «Assim, esperamos que a disponibilização efectiva dos fundos acordados possa ocorrer com a celeridade possível com vista a permitir a implementação desta rede(...)», conclui a PT.

Para manter a “pressão” sobre o Governo Regional e o Governo da República, os promotores das petições avançaram, no final de Abril, com uma denúncia deste caso junto da ANACOM (Autoridade Nacional das Comunicações), da Associação dos Operadores de Telecomunicações e da DECO (Associação de Defesa do Consumidor).


Notícia: edição on-line da revista «Exame Informática».
Saudações florentinas!!

domingo, 6 de maio de 2012

Assembleia Regional reclama "última palavra" sobre extinção de freguesias

A Comissão de Política Geral da Assembleia Legislativa Regional dos Açores entende que "a competência, em concreto" para criar ou agregar freguesias "cabe só" ao Parlamento regional, que deve ter "a última palavra" nesta matéria.

“Só o Parlamento dos Açores é que pode extinguir freguesias, criar freguesias ou modificar a sua área territorial. Esta é uma competência que a Constituição da República atribui aos Açores e à Madeira e nesta medida a Assembleia Regional dos Açores terá que decidir”, afirmou o deputado social-democrata Pedro Gomes, presidente da Comissão.

A Comissão Parlamentar de Política Geral esteve a analisar cerca de 150 pareceres que recebeu de freguesias, municípios e concelhos de ilha.

Em relação à questão da competência em concreto para criar ou extinguir freguesias, Pedro Gomes insistiu que “a última palavra cabe à Assembleia Legislativa Regional dos Açores”, salvaguardando, no entanto, que o relatório da Comissão ainda não está concluído, mas sublinhou que “é o sentimento comum a todos os partidos”.

“O Parlamento dos Açores terá que decidir se vai exercer esta competência ou não e quando. Portanto, não é uma lei da República que vai determinar, porque não pode que o Parlamento dos Açores deve ou não deve agregar freguesias”, sustentou.

Pedro Gomes adiantou ainda que a Comissão "vai cumprir o prazo" que tem "até 20 de Maio para entregar o relatório", pelo que provavelmente este tema só deverá ser discutido no plenário de Junho.

"A solução que está na lei nacional não serve os interesses dos Açores e não acautela a nossa realidade, nem o grande trabalho e esforço que é realizado pelas nossas freguesias, algumas delas ao longo de séculos", referiu.

Além disso, e segundo a Comissão, os critérios da lei nacional "devem ser adaptados à realidade insular", tendo em conta a dimensão e dispersão geográfica do arquipélago dos Açores, reiterando que "é de duvidosa constitucionalidade qualquer norma da lei nacional que possa produzir uma diminuição do financiamento das freguesias dos Açores que não se agreguem".

"A nossa escassa população, as dificuldades de comunicação dentro de cada uma das ilhas impõem também soluções diferentes daquelas que são adaptadas para um território contínuo", acrescentou Pedro Gomes.


Notícia: «Açoriano Oriental» e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

sábado, 5 de maio de 2012

Castanheira confiante no futuro

O plano de recuperação da empresa Castanheira & Soares devia ter sido apresentado ontem aos credores mas só o vai ser a 4 de Junho.

Manuel Castanheira está confiante no regresso da empresa de construção civil aos bons momentos. Sediada na ilha das Flores e importante para a economia local, a Castanheira & Soares foi obrigada, nos últimos tempos, a despedir 96 funcionários em várias ilhas dos Açores.

O dono da empresa acredita que o pior já passou. Actualmente, a Castanheira & Soares emprega 76 pessoas. Com o pedido de insolvência, Manuel Castanheira admite que a vida não tem sido fácil para a empresa, mas espera voltar brevemente aos concursos públicos.

O empresário lembra que esta empresa açoriana de construção civil chegou a uma situação difícil porque fez obras que não lhe foram pagas. É o caso da Escola Profissional das Velas, da Sociedade Santo Amaro e do Lar de Idosos das Lajes das Flores, processos que já estão em tribunal.

O eventual encerramento da empresa afectaria 100 famílias na ilha das Flores.


Notícia: RTP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Carlos César garantiu que a fibra óptica ocidental fica resolvida ainda este mês

A promessa foi feita [anteontem, dia 2] por Carlos César ao Conselho de Ilha das Flores, no âmbito da anual visita estatutária às ocidentais ilhas das Flores e do Corvo.

O presidente do Governo Regional garantiu ao Conselho de Ilha das Flores – com o qual o Governo Regional esteve reunido no âmbito da visita estatutária – que o impasse à volta da extensão do cabo de fibra óptica ao Grupo Ocidental ficará resolvido “este mês”.

O chefe do Executivo, historiando o caso que já se arrasta há um ano, revelou que o Governo Regional disponibilizou, junto do Governo da República, 85 por cento do valor do investimento necessário, através de fundos comunitários da Região. “Existe mesmo uma acta de uma reunião entre o Governo Regional e o Governo da República em que é reafirmada essa disponibilização por parte do Governo Regional”, adiantou, acentuando que isso significaria pagar 10,5 milhões de um investimento total de 12 milhões de euros. “Mas ainda temos de fazer mais? Mais do que 85 por cento?!”, interrogou-se Carlos César, para quem há outras entidades que deveriam assumir responsabilidades na matéria.

“Então, e a PT? Zero?! A PT que vai ficar com o cabo? E o Governo da República? Zero?!”, perguntou também, classificando de inacreditável esse comportamento. “É um comportamento de usura por parte da PT e um comportamento desprezível por parte do Governo da República”, afirmou Carlos César, que perante os membros do Conselho de Ilha das Flores assegurou que “vamos resolver esse assunto este mês, nem que seja para vergonha dessa gente, para vergonha dessa empresa e para vergonha do Governo da República.”


Notícia: «Jornal Diário», RDP Antena 1 Açores e o inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Entretanto o Ministério da Economia responsabilizou o Governo Regional pelo atraso da fibra óptica e o PSD/Açores requereu a audição parlamentar do vice-presidente do Governo Regional para que explique o atraso na aprovação da candidatura ao financiamento do programa PROCONVERGÊNCIA da extensão do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo [som].
Anteriormente já o José Contente havia acusado o Governo da República de "perseguição política" aos habitantes das Flores e Corvo, pelo atraso na extensão do cabo de fibra óptica.

Saudações florentinas!!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Uma das plantas mais raras do Mundo

Uma das plantas mais raras do mundo pode ser vista no Parque Natural das Flores, que possui a partir de hoje um Guia para facilitar a visita à natureza virgem e selvagem que o caracteriza.

A ‘Verónica’ (veronica dabneyi) é uma planta com cerca de 30 centímetros que surge em paredes rochosas com elevada humidade e exposição, estimando-se que existam menos de 500 exemplares.

“É uma das plantas mais raras do mundo. Durante sete décadas foi dada como extinta e só existe nas ilhas das Flores e do Corvo”, afirmou Álamo Meneses, secretário regional do Ambiente, em declarações aos jornalistas durante uma visita ao Parque Natural das Flores.

Este Parque, que ocupa cerca de um terço do território da ilha, possui também as maiores e mais bem conservadas turfeiras arborizadas do Atlântico Norte, constituindo um património ambiental que levou a UNESCO a classificar as Flores como Reserva da Biosfera.

“O Parque é uma visão moderna da conservação da natureza, que deve ser compatibilizada com o uso sustentado”, frisou o secretário regional, defendendo que o Parque Natural das Flores “tem potencial para ser uma das principais âncoras de desenvolvimento da ilha”. Nesse sentido, Álamo Meneses defendeu que “o turismo de natureza é uma das principais forma de atração de turistas”.

Para potenciar a oferta natural das Flores e ajudar os visitantes a descobrir essa riqueza, foi hoje lançado o Guia do Parque Natural das Flores, uma publicação que inclui vasta informação sobre a ilha, desde a história à geologia, passando pelo património, pela fauna e pela flora. “A ilha das Flores está classificada como Reserva da Biosfera e foi o espírito dessa distinção que presidiu à elaboração deste guia, ou seja, a conciliação entre a presença humana e a preservação da natureza”, frisou o secretário regional.

Os turistas que visitarem o Parque Natural das Flores, além deste completo Guia, terão ainda a ajuda dos painéis informativos colocados nos principais pontos de observação, que explicam o que o visitante está a ver e fornecem informação que permite conhecer melhor a ilha. Estes painéis são uma das melhorias introduzidas no Parque, assim como a criação de melhores condições nos miradouros de onde é possível admirar as principais belezas paisagísticas das Flores.

Nos próximos dias, vai também abrir a Casa do Parque, instalada no Rochão do Junco, que funcionará como uma “porta de entrada” nesta área protegida, onde será possível ver uma pequena exposição sobre o Parque e adquirir o Guia hoje lançado.


Notícia: «Açoriano Oriental» e RTP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

Misericórdia das Lajes sem Direcção

A Mesa administrativa da Santa Casa da Misericórdia das Lajes das Flores demitiu-se na última assembleia geral devido a divergências internas. O presidente da assembleia geral promete marcar eleições dentro de um mês. A instituição enfrenta graves problemas financeiros, estando ainda a dever milhares de euros ao empreiteiro que construíu o Lar de idosos local. A nova Mesa administrativa a eleger será a terceira que a instituição conhece no espaço de dois anos.

Notícia: «TeleJornal» da RTP Açores.
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Visita estatutária do Governo Regional

O Parque Natural das Flores, onde se encontram as maiores e mais bem conservadas turfeiras arborizadas do Atlântico Norte, vai ter um Guia para facilitar a visita à natureza virgem e selvagem que o caracterizam.

O Guia do Parque Natural das Flores será lançado durante a visita estatutária que o Governo Regional dos Açores realiza quarta e quinta-feira a esta ilha do Grupo Ocidental e prossegue depois na vizinha ilha do Corvo.

O Parque Natural da ilha das Flores, que se estende por cerca de um terço do território da ilha, inclui um conjunto de valores únicos e de beleza invulgar, constituindo um património ambiental que levou a UNESCO a classificar a ilha das Flores como Reserva da Biosfera.

A inauguração do Centro de Processamento de Resíduos das Flores, que terá como consequência a selagem de lixeiras na ilha, é outro ponto importante desta visita do Governo Regional, que também vai visitar as obras de prolongamento do cais comercial do Porto das Lajes.

Durante a visita estatutária às duas ilhas ocidentais, a última que este Executivo regional realiza já que haverá eleições em Outubro, os vários membros do Governo Regional manterão contactos com instituições e organismos das respectivas áreas.

Como habitualmente acontece nestas visitas, o Governo Regional terá reuniões com os Conselhos de Ilha, onde serão analisadas as questões que mais preocupam as populações das Flores e do Corvo, estando também prevista a realização de reuniões do Conselho de Governo em cada uma das ilhas visitadas.

Habitualmente, o Executivo regional aproveita esta oportunidade para tomar decisões de especial interesse para a população das ilhas onde se reúne.


Notícia: «Açoriano Oriental» e RTP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Atraso no cabo da fibra óptica é culpa do Governo Regional, defende-se a PT

Somente após a disponibilização do financiamento público [através do PROCONVERGENCIA, programa de fundos europeus tutelado pelo Governo Regional] será possível dar início à instalação do cabo de fibra óptica até às ilhas das Flores e do Corvo.

Em resultado daquele concurso [de empreitada com o anúncio de procedimento nº 3617/2009 - Redes de Nova Geração], e como é do conhecimento público, o Estado contratou com a empresa FibroGlobal a instalação, gestão, exploração e manutenção de redes de comunicações electrónicas de alta velocidade na Região Autónoma dos Açores, pelo que presumimos que aquela empresa avançará com os trabalhos necessários à instalação das infraestruturas logo que todos os pressupostos legais e financeiros estejam ultrapassados.

Segundo informação da FibroGlobal, o Tribunal de Contas já emitiu o visto relativamente ao contrato assinado entre o Estado e aquela empresa, tendo também o respectivo financiamento sido objecto de aprovação pelas instâncias competentes da Comissão Europeia, as quais teriam manifestado a sua opinião favorável ao financiamento do projecto em apreço.

A eficácia deste contrato está dependente cumulativamente do visto do Tribunal de Contas (já emitido) e da assinatura do contrato de financiamento com o Fundo PROCONVERGENCIA — Programa Operacional dos Açores para a Convergência, sendo que somente após disponibilização do financiamento público será possível dar início à instalação do cabo submarino [de fibra óptica ligando as ilhas do Faial, Flores, Corvo e Graciosa].

Assim, esperamos [a Portugal Telecom] que a disponibilização efectiva dos fundos acordados possa ocorrer com a celeridade possível com vista a permitir a implementação desta rede, a qual irá permitir prestar serviços mais avançados e com maior qualidade aos cidadãos residentes nas ilhas das Flores e do Corvo.


Esta foi a resposta da Portugal Telecom (PT) à Petição pela Extensão do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo.
Saudações florentinas!!