quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Em 2013 eletricidade vai voltar a subir

No próximo ano, o preço da eletricidade vai aumentar 2,8 por cento para os consumidores domésticos.

A proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) prevê uma subida de 1 euro e 24 cêntimos numa fatura média mensal de 47 euros.
No que à tarifa social social diz respeito o aumento previsto é de 1,3 por cento. A fatura dos consumidores considerados economicamente mais vulneráveis vai sofrer um agravamento de 30 cêntimos num consumo médio mensal de 23 euros.

O aumento é para todo o país, mas o preço será revisto trimestralmente no Continente devido ao processo de liberalização do sector energético. Nos Açores e Madeira a tarifa não está sujeita a revisão trimestral, o preço é fixo por um ano.

Açores não são abrangidos pelo processo de liberalização do sector energético e continuam com tarifas reguladas por ser considerada região ultraperiférica no espaço europeu.

Segundo a ERSE, os principais factores que provocaram um aumento das tarifas para 2013 estão relacionados com o agravamento do custo de produção da energia eléctrica, sendo que já estão "parcialmente incorporados" os custos anuais de interesse económico geral, os chamados custos políticos.

O regulador refere que os custos de produção através das barragens, centrais térmicas, eólicas e co-geração agravaram-se, particularmente aqueles que se referem à produção em regime especial (eólicas e co-geração): "Este tipo de produção tem vindo a impor a subida de preço de energia elétrica devido (...), em termos médios, o custo de produção ser superior ao das tecnologias convencionais".


Notícia: RDP Antena 1 Açores e «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com notícia da RTP/Antena 1 Açores: "Famílias açorianas [já em 2012] retraíram o consumo de eletricidade".

O consumo doméstico de eletricidade nos Açores sofreu uma quebra de 7% nos primeiros nove meses deste ano, comparativamente ao período homólogo de 2011, revelou o Serviço Regional de Estatística (SREA).

A baixa registada no total de eletricidade consumida pelas famílias açorianas, associada à quebra em 6,6% verificada no sector da indústria, fizeram subir para 5,2% o valor da quebra no consumo global elétrico nas ilhas apurada para o período de janeiro a Setembro.

Segundo os dados do SREA, o sector de comércio e serviços registou uma quebra de consumo elétrico mais moderada, de 2,8%, enquanto os usos em iluminação pública baixaram cerca de 1%.

Anónimo disse...

É importante que os nossos representantes (os digmºs Deputados acabados de eleger),percebam e expliquem ao povo, a razão de ser deste aumento e se possível o combatam, mesmo sendo a EDA maioritáriamente do Governo Regional, que a maioria deles (deputados), vão apoiar.Isso é que será normal e necessário.Não obstante os investimentos que estão a ser feitos no sector,há que não perder de vista a sobrevivência das famílias cada vez mais "esmifradas" e a competetividave das empresas. Não se pode pensar apenas nos dividendos dos accionistas.