sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Eventuais desclassificações da UNESCO

O presidente do Centro Nacional de Cultura, Guilherme d’Oliveira Martins, afirmou que «as classificações da UNESCO devem ser factores que facilitem as acções de preservação» e alertou para eventuais desclassificações do património.

No tocante às classificações como Património da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Ciência, Educação e Cultura), Oliveira Martins sublinhou: «Ao classificarmos estamos a proteger», alertando, todavia, para a existência de património classificado que corre o risco de perder a distinção.

O responsável não adiantou pormenores, mas garantiu que «Portugal não corre esse risco». «O problema maior é do património em risco de eventuais desclassificações que, por razões várias, os diversos Estados não assumiram as suas responsabilidades relativamente aos bens classificados». O conceito de património engloba o construído, o natural e o imaterial.

Portugal, afirmou Oliveira Martins, tem sido exemplo de boas práticas, mas referiu que o projecto da barragem do Tua, na paisagem classificada do Douro, suscitou as preocupações da UNESCO, do Conselho da Europa e da União Europeia.

«O património não pode ser inimigo do desenvolvimento e do progresso, mas há actos que não podem deixar de ser considerados por aquilo que [têm de] irreversível [e que afectam o que] não deve ser destruído», advertiu. Oliveira Martins adiantou que «o Centro Nacional de Cultura está a trabalhar com a UNESCO para verificar a melhor maneira de proteger este bem patrimonial [a paisagem do Douro]».


Notícia: semanário «Sol».
Saudações florentinas!!

Sem comentários: