quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Novas tarifas aéreas em discussão

Realiza-se hoje a primeira reunião de discussão da proposta de alteração das obrigações de serviço público do transporte aéreo entre Açores e Continente.

No debate de um projecto de resolução aprovado unanimemente [na semana passada na Assembleia Legislativa] ficou recomendado ao Governo Regional que dê instruções à SATA para aumentar a frequência de ligações aéreas e o número de tarifas promocionais nas rotas entre os Açores e o Continente, tendo a secretária regional da Economia revelado que os Governos Regional e da República já acertaram a data para a reunião.

“Finalmente temos uma data marcada para uma reunião onde se iniciará, provavelmente, o debate, que será no dia 12 deste mês”, afirmou Luísa Schanderl, que disse esperar que “haja abertura do secretário de Estado das Obras Públicas para que o nosso modelo seja aprovado”.

A governante revelou ainda que na proposta do Governo Regional para as obrigações de serviço público é aumentada uma frequência Lisboa-Terceira semanal (passando para cinco frequências), na rota Lisboa-Ponta Delgada mais uma frequência semanal durante todo o ano e na rota Porto-Terceira é também acrescentada uma frequência semanal. Também nas rotas Lisboa-Pico e Lisboa-Santa Maria são propostas mais duas frequências semanais durante todo o ano.

A proposta do Governo Regional, no que às tarifas diz respeito, passa por introduzir uma tarifa que vai “permitir uma redução de cerca de 40% para as passagens dos residentes e estudantes”.


Notícia: «Jornal Diário», «Açoriano Oriental» e o inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa com notícia do «Açoriano Oriental»: "Passagens aéreas a 134 euros sim, mas sem pressa".

O modelo de obrigações de serviço público nas ligações aéreas entre os Açores e o Continente proposto pelo Governo Regional vai ser enviado "aos órgãos competentes", esperando-se que a revisão ocorra "em breve".

“A nossa proposta foi considerada válida e não existiu qualquer reparo”, afirmou a secretária regional da Economia, Luísa Schanderl, após ter reunido [no passado dia 12] com o secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro.

O secretário de Estado afirmou que o Governo da República está “disponível” para rever as obrigações de serviço público nas ligações aéreas entre os Açores e o Continente, mas salientou que o processo deve seguir o curso normal [a proposta será remetida para o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) e posteriormente para a Comunidade Europeia].

A revisão dessas obrigações tem que ser aprovada pela União Europeia, competindo ao Governo português iniciar o processo junto das instâncias comunitárias.