segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Lagoa Funda com bastante menos água

Entre 3 de Agosto e 3 de Setembro do corrente ano, o nível de água da Lagoa Funda desceu 25 centímetros, de acordo com dados disponíveis na Rede Hidrometeorológica dos Açores.
A monotorização que vem sendo efectuada através de estações autónomas permite-nos entender melhor o comportamento dos nossos recursos hídricos. Na ilha das Flores e até agora, apenas a Lagoa Funda está a ser acompanhada, esperamos que no futuro possa haver outras lagoas a serem analisadas, pois a informação recolhida poderá ser utíl para compreender certos fenómenos que são difíceis de entender, nomeadamente o motivo pela qual a cor da água tem vindo a alterar-se.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal das Lajes das Flores.
Recorde-se que o Plano de Ordenamento das Bacias Hidrográficas das lagoas florentinas está ainda em período de discussão pública até dia 11 de Setembro (ou seja, amanhã).

Saudações florentinas!!

2 comentários:

Anónimo disse...

As arroteias defendidas pela camara das Lajes, são as responsáveis. Ou não será assim?

Anónimo disse...

Acredito que a terra desbravada nas imediações ou a elas relacionadas, da Lagoa Funda, como gado em pastos a circundar afluentes que abastecem a Ribeira do Cabouco, essa ribeira a mais receptiva de regatos colectores detoda a sorte de desperdício colhido por animais nos últimos anos. Alguém de direito, dentro do municipio lajense deveria por termo a todo aquele que mete os animais por toda essa área que afetca a Lagoa Funda. O (fenónemo) é esse. Não há fenónemo; está tudo á vista. A água que chove do céu, não vem barrenta. Os homens, pastores, agricultores, que a Câmara feicha os olhos, são esses o causantes da porcaria. O povo florentino está muito envolvido na lavoura, e não que trabalhar, mas sim, produzir gado de leite ou carne, sendo isso que suja a Lagoa. Tudo vai parar para os afluentes da Lagoa Funda. Como é; está tudo a dormir? Não vêem isto?..