quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A recolha de resíduos nas Lajes

Entre 1 de Julho e 20 de Agosto foram recolhidas 71 toneladas de resíduos sólidos urbanos no concelho das Lajes das Flores. No passado a totalidade desse lixo ficava depositado em aterro, não havendo lugar a qualquer reciclagem.

Actualmente o cenário é felizmente outro, no concelho das Lajes já estamos a reciclar mais de 35% do total que produzimos. O valor pode parecer baixo, porém não o é de facto.

Com base nos dados referidos ficamos optimistas, pois já estamos num patamar claramente acima da média europeia [de 1997], admitindo-se ainda melhoria neste capítulo aquando do início da aceitação de depósitos de indiferenciados no Centro de Processamento de Resíduos das Flores (CPR). A entrega no Centro vai permitir retirar muita matéria reciclável que presentemente se encontra misturada no indiferenciado.

Outros dados que poderemos adiantar são os seguintes:

- 19,71% dos resíduos depositados no CPR, são plásticos;
- 16,74% dos resíduos que chegam ao CPR são papel/cartão;
- 39,09% dos resíduos que colocamos no CPR são de vidro;
- Em Julho de 2012 depositamos no CPR 12.900 kg de resíduos passíveis de serem reciclados; de 1 a 20 de Agosto depositamos no CPR 11.845 kg de resíduos recicláveis;
- A produção média diária per capita de resíduos (recicláveis e indiferenciados) produzidos no concelho das Lajes, entre 1 de Julho e 20 de Agosto, foi de 0,94 kg por habitante por dia.


Notícia: "sítio" da Câmara Municipal das Lajes das Flores.
Já anteriormente havíamos feito referencia que a "Recolha selectiva de resíduos nas Lajes acima das mais optimistas expectativas".

Saudações florentinas!!

Sem comentários: