quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Ilhas ocidentais têm novos párocos

O bispo de Angra, D. António Braga nomeou novos párocos para as duas ilhas mais ocidentais do arquipélago, Flores e Corvo, além de reitores para os santuários do Senhor Santo Cristo (em São Miguel) e do Senhor Bom Jesus (na ilha do Pico).

A ilha do Corvo, a mais pequena dos Açores, vai ser confiada ao padre Hélio Soares, enquanto que os sacerdotes Davide de Jesus Rocha Barcelos e Ruben Medeiros de Sousa ficam solidariamente responsáveis por 10 das 11 paróquias florentinas. A paróquia de Fazenda das Lajes, igualmente na ilha das Flores, será assumida pelo padre José Alves Trigueiro, estabelece o documento da diocese sediada na ilha Terceira.

D. António Braga espera a “compreensão das comunidades para aceitarem, em acção de graças, o que é possível garantir-lhes e oferecer-lhes, não sobrevalorizando tradições e hábitos adquiridos”.


Notícia: Agência Ecclesia - notícias da Igreja Católica em Portugal.
Saudações florentinas!!

22 comentários:

Anónimo disse...

Quando senhor Bispo dá algum dinheiro da Diocese para obras na casa do Passal em santa cruz? Aquilo tá uma desgraça!

Anónimo disse...

De facto é uma vergonha para todos nós,mas deixo uma ideia ao Pereira,se imagrece-se o seu plantel,por exemplo menos variadores,engenheiros,assessores,cchefes de gabinetes,menos festas etc,toda esta gente produz muito pouco,estes ordenados chorudos davam um bom arranque a óbra,e era uma obra de graça S.or Pereira.

Anónimo disse...

O Sr. Bispo é um pé de banco.

Anónimo disse...

Cabe a cada comunidade cristã conservar o seu templo e as estruturas anexas como o passal. É assim desde os tempos de S. Paulo.
De facto é uma vergonha para os cristãos de Santa Cruz terem um passal daqueles.
A Camara de Santa Cruz é, como todas as instituições do estado, laica. È eleita por católicos romanos, seguramente a maioria, mas também o é por outros cristãos, como os evangélicos, os adventistas, as testemunhas de jeová e os presbiterianos. Também é eleita por mormons, muculmanos, budistas e ateus.

Todos contribuem e se a camara der aos católicos também tem de dar aos outros.

A César o que é de César, a Deus o que é de Deus. Os assuntos da Camara são de César.

Anónimo disse...

A César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
Os católicos de Santa Cruz que paguem os consertos no passal.

Anónimo disse...

O Pereira quando for deputado regional vai ter um motorista,dois ou tres secretarios, um chefe de gabinete, um acessor ou dois ou ainda tres, uma acessora de imagem, um jornalista, vai ser só tachos como ele faz na câmara de santa cruz! Vai andar todo abixanado e cheio de tolos à sua volta pois o povo desta ilha gosta disso mesmo, gostam de ver esta gentinha a governar-se à grande e à francesa à custa dos vossos impostos! Salazar volta pois estás perdoado, não suporto mais esta mentalidades fachistas e ignorantes! Votem neste abixanado pois terão um futuro risonho ahahahahahahahaha Viva ao PS viva ao Pereira pois o que vocês precisam é disso mesmo, uma pereira seca de ideias e de frutos!

Eu disse...

A cãmara serve para vir em socorro de toda a má gestão da igreja na ilha.
1º era o girassol que ia fechar e a Camara tinha que apoiar em tudo. depois é o passal e os padres andam a passear!
penso que os padres nao se deviam metar na politica nem fazer jogo porco.

Anónimo disse...

A igreja não precisa de ajuda pois o vaticano é o banco mais rico do mundo. A igreja é uma máfia bem organizada e sempre se aproveitou dos seus crentes e fieis. Fui criado e educado nesta relegião mas hoje não pratico e não acredito em uma única palavra desta igreja católica. São uns oportunistas do pior e gulgam-se senhores da verdade. Tudo o que aprendi na catequesse era falso, e a bibilia não passa de um livro de história manipulado pôr esta máfia. Mas acredita quem quer acreditar, hà sempre uma ovelha negra no rebanho e talvez seja eu a ovelha negra. Mas digo-vos mais vale ser uma ovelha negra que uma besta quadrada que acredita em histórias de padres, papas, bispos...ainda bem que temos um estado laico, não suportaria que o dinheiro dos meus impostos sejam utilizados em obras de igrejas ou casas para os padres!

Anónimo disse...

Gostaria aqui corrigir um erro do anónimo das 17.27 em que diz. Pois o povo desta ilha gosta disso mesmo. Deve dizer pois o povo do Concelho de Santa Cruz gosta disso mesmo. Assim é que está corecto.

Anónimo disse...

Vamos ser sérios.
A comunidade católica das Flores está confiada a três sacerdotes. Dois jovens corajosos, que se dispuseram a dar o melhor de si em prol dos outros e por outro sacerdote, que depois de ter cumprido com muito mérito a sua missão por esses Açores, ainda pastoreia a sua comunidade natal.

Eu queria desejar a estes pastores muitos sucessos na sua nobre missão e dizer-lhes que os Florentinos sabem como ninguém reconhecer o bem que lhe fazem.

Anónimo disse...

para quando será o dia de arranjarem a camara do climaat nas lajes, eu estou em são miguel e se for preciso falar com alguem estou desponivél.

Anónimo disse...

Novos párocos!!!Eles de novos não teem nada,velhos e bem conhecidos de outras paragens e das suas famosas actuações e expulsações!Quem semeia colhe...

Anónimo disse...

Conheço alguns dos sacerdotes que vão trabalhar nas Flores. O Sr. Padre Trigueiros paroquiou na Terceira, mais propriamente no Raminho. É um homem bom, no sentido mais puro do termo. É um amante da paz, um promotor de reconciliações um verdadeiro pastor que se dá ao seu rebanho e se preocupa com ele. Eu quando oiço as palavras simpres do Padre Trigueiros, acabo sempre mais rico e com a minha fé fortalecida.
O S. Padre David é um barbarense da ilha Terceira. Gente corajosa e que não vira a cara a adversidades. Nos impetos da sua juventude, dá-se por completo aos projectos de missionação que quer levar em frente, centrando a sua actividade nos mais novos.
Não conheço pessoalmente o Sr Padre Medeiros de Sousa. Dizem-me contudo que é um homem sério, não fora nordestense e que é dedicado as comunidades onde se insere e trabalha. Para os mais idosos e as Flores tem tantos e, e para os mais vulneraveis, tem sempre uma atenção especial, e uma palavra amiga de conforto e esperança.

A comunidade cristã catolica das Flores, agradeçamos a Deus, está em termos espirituais bem servida com estes tres pastores. Que Deus os ajude na sua missão, muito complicada nos dias que correm.

Anónimo disse...

Gostaria de ter nascido crente como tu anónimo das 02:07 de 17 de Agosto.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 7:46

Amigo
Ninguém nasce crente. A fé é como uma semente que Deus dá a todos: ou se cultiva, cresce e frutifica, ou não se rega e defina.
Procura...

Anónimo disse...

Foi bem feito os senhores padres terem ficado para dois ou três da Fajã não deitarem a mão à igreja e a tudo porque se essa gente volta tamos perdidos. se essa gentinha fica por aí a solta é que vao querer mandar em tudo e fazer pouco das pessoas. ja nao bastou o que fizeram andaram pedindo votos para ficarem na comissao da igreja coitadinhos dos pobres de espirito que foram manipulados pintaram a manta com eles esvaziaram os peneus do carro do senhor padre Davide no dia da festa de sao Jose ate despejaram ourina de vaca durante a procissao para toda a gente cheirar e no mesmo dia veio uma velha da terceira para ver se encostava o senhos padre a parede mas " o galho " era duro e ela nao o pode virar ate ja tiraram a mesa do passal que tinha sido dada pela a antiga junta de freguesia... os senhores padres e que sao bons e puseram cada macaco no seu galho e essa gentinha foi para casa. Desejo os meus parabens aos senhores padres e que fiquem ca por mais anos

Anónimo disse...

Mas quem manda atualmente na igreja nas Flores é Unato Caranguejo.
está no girassol, na snta casa das Lajes e ainda quer na de santa Cruz, pois vai servir para tapar os buracos das outras duas.
e os padres estão conioventes com todas as suas açoes e aprovam ytodas as suas carta e publicaçoes.
será que o bispo sabe diisso?

Anónimo disse...

O que se pinta por aí....
Que gente!
Mal dizenta, malcriada, tola e atrevida.

Anónimo disse...

e eu acrescento ignorante que não fazem nada pela ilha e não querem que os outros façam e é só falarem mal pessoas destas deveriam dormir com a cabeça debaixo da terra. arra com diabos tanto falar mal.

Anónimo disse...

oculos de sol e roupinha de marca e muita viajem a roma

Anónimo disse...

É pena as Flores não ter muitos como o carangueijo. Este sim não tem medo da verdade. o que ele disse na carta sobre a camara de santa cruz e do girasol,das mentiras e aldrabices que esta gente da camara injorcou é verdade e só gente aldrabona, que não é séria pode fazer

Anónimo disse...

gostei do artigo das 07,48 a verdade deve ser dita e há muitas aldrabiçes escondidas.