segunda-feira, 30 de abril de 2012

Flores e Corvo são os únicos sítios do país sem cobertura terrestre de TDT

Um grupo de habitantes das ilhas das Flores e do Corvo alertou para o facto de terem caído no "absoluto esquecimento" das autoridades, um mês depois de ter sido desligado o sinal analógico de televisão neste arquipélago.

"Apenas duas ilhas e três concelhos do território de Portugal estão completamente excluídos de qualquer cobertura terrestre de TDT (Televisão Digital Terrestre) na rede implementada pela PT Comunicações", denuncia uma carta aberta de florentinos e corvinos enviada à Agência Lusa.

O documento salienta que nesta situação estão apenas os concelhos de Santa Cruz e das Lajes, na ilha das Flores, e do Corvo, na mais pequena ilha do arquipélago, sendo "os únicos concelhos portugueses com 0% (zero por cento) de cobertura de TDT por via terrestre".

"Já não nos bastavam as medíocres comunicações telefónicas fixas e móveis que vamos tendo e a péssima ligação à Internet, agora temos ainda de adicionar a perda do acesso gratuito à televisão", refere a carta aberta.

Os florentinos e os corvinos apenas podiam ver de forma gratuita a RTP 1 e a RTP Açores, situação que deixou de ser possível desde 22 de Março, quando foi desligado o sinal analógico no arquipélago, já que naquelas duas ilhas "não há qualquer retransmissão terrestre do sinal de TDT".

"Nos anos 80 do século passado, só podíamos ver televisão nos escassos dias em que havia bom tempo para a propagação do sinal dos retransmissores de Faial ou da Terceira serem apanhados nos nossos televisores; em 2012 não temos qualquer acesso gratuito a sinal terrestre de televisão... voltamos mais de 30 anos atrás", denuncia a carta aberta.

O documento acrescenta que o que antes era gratuito agora não se consegue ver, "a menos que se compre o material necessário ou se faça uma assinatura do serviço de televisão", questionando "quantas novas mensalidades terão conquistado no Corvo e nas Flores as operadoras de televisão por subscrição pelo facto de nestas ilhas não existir qualquer sinal terrestre de TDT?"


Notícia: SiC Notícias e «Jornal de Notícias».
Saudações florentinas!!

11 comentários:

Anónimo disse...

eu já consegui arranjar quem não vai votar e voces façam como eu não votar em nenhum partido.

Anónimo disse...

Uma pergunta fica no ar. Será que já chegou a lancha de Pilotos ao Porto das Lajes das Flores.

Anónimo disse...

Com três deputados dois presidentes de câmara que representam o povo das Flores,é um escândolo o que se passa com as comunicações na ilha esta classe politica não tem feito nada,defendem mais a politica partidária duque o povo que os elegeu,ponham o vosso lugar a desposição, é um favor que fazem a população.

Anónimo disse...

Hei pessoal as eleiçoes estao a porta. CORVO e FLORES VAMOS FAZER BEICOTA AS ELEIÇOES

Anónimo disse...

eu faço.

Anónimo disse...

anónimo de 30 de abril tens toda a razão mas dúvido que o teu e meu desejo resulte, hà sempre meia duzia de tolos que adoram ir descarregar o seu voto pois têm medo do salazar. Nesta ilha ainda hà pessoas que têm medo de tudo e de todos, eles têm medo até da propria sombra. A ignorancia é rainha no grupo ocidental. Partilho a tua opinião e desejo, deveriam ficar todos em casa em forma de protesto ou então invadirem as juntas de freguesia e meterem fogo às urnas pois é o que esta cambada de politicos das Flores merece, é fogo no cú para sairem das cadeiras que ocupam. O que eles querem é o salario no final do mês bem como as mordomias. Almém disso a ilha está cheia de incapazes na politica, pereira e zé da musica são o melhor exemplo desta afirmação! Eu já penso em fazer as malas e sair daqui para fora, não aguento mais esta ditadura nem estas mentalidades retordas! A hora e dia de partida estão para proximo, vou voltar as costas a tudo isso e tentar a minha sorte longe, bem longe disto tudo! Fartei-me de tudo e desta gente toda!

Anónimo disse...

Portugal não quer saber da sua fronteira ocidental!

PQP!

Anónimo disse...

O governo de Lisboa, dominadso pelo PPD e pelo CDS, não tem procuradores aqui nas Flores?

É essa gente que é responsável.

Temos tanto direito a ver televisão como qualquer portugues tem. Essa é uma perrogativa que este governo nacional, afoito a cercar departamentos do governo regional da Madeira, não cumpre aqui nos Açores.

Os procuradores estão aqui. Nas Flores.
É pedir-lhes responsabilidades.

Anónimo disse...

Independencia já!!!!!!.

Anónimo disse...

A culpa é do governo regional,fora com esta gentinha.

Anónimo disse...

Boicote às eleições!! Se nós (Florentinos e Corvinos) servimos para "angariar" votos durante as visitas Governamentais, também temos o direito de usufruir da TDT e, já agora, do cabo de fibra ótica! Neste momento estou fora da Ilha, mas se aí estivesse, faria boicote às urnas, e acho que, todos os Florentinos e Corvinos deviam fazer o mesmo. Há anos que somos "enxuvalhados" pelos Srs. da "gravata"!