Televisão analógica acaba hoje
As emissões de televisão analógica terrestre terminam hoje nos Açores quando forem desligados os emissores e retransmissores espalhados pelo arquipélago, mas a passagem para a televisão digital terrestre (TDT) será "tranquila", assegurando a cobertura de 92 por cento do território.

Os 13 emissores de TDT instalados no arquipélago, mais 4 do que os inicialmente previstos, permitem cobrir áreas como a zona poente do concelho de Ponta Delgada, os concelhos de Nordeste e Praia da Vitória e a zona poente da ilha do Faial, onde esta tecnologia não chegava nos planos iniciais.
Por essa razão, o Governo Regional dos Açores considera que a transição será "tranquila" e que são apenas "residuais" as zonas do arquipélago com menor cobertura, admitindo ser impossível cobrir integralmente todo o território da Região.
"Haverá sempre zonas cinzentas num território disperso por 600 quilómetros, de Santa Maria ao Corvo, que é mais de metade da largura da Alemanha e mais do que o comprimento de Portugal continental", afirmou José Contente, secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, em declarações à Agência Lusa em meados de Janeiro.
Eduardo Cardadeiro, administrador da Autoridade Nacional das Comunicações (ANaCom), revelou no início de Fevereiro, que a TDT cobre 92% do território dos Açores, mas frisou que "em sítio nenhum" os açorianos ficarão sem acesso a televisão gratuita.
Notícia: «Diário de Notícias» e «Correio da Manhã».
Saudações florentinas!!
19 comentários:
Sejam bem-vindos à ilha residual...
Tenho muito gosto em viver numa zona que estes idiotas consideram de "residual"...
Mas preferia não ser obrigado a pagar por serviços inexistentes, através da taxa audiovisual e ADSL:
Na minha ingenuidade julgava tal facto ser ilegal.
E em falar na T.D.T. alguém já ouviu falar para quando a passagem do cabo de fibra para as Flores e Corvo.
Esta coisa da "fibra óptica", para certa gente, é uma pegaça!
O cabo de fibra esta esquecido pela mafia do governo e dos deputados,vigaristas.
Essa coisa da fibra óptica devia ser levada á intercessão do Vaticano!
O Sr, Deputado Rosa hoje falou de concursos.
É muito entendido, muito, muito...
Adenda informativa...
«Açoriano Oriental» informou que:
O sinal analógico de televisão na Região Autónoma dos Açores foi desligado esta quinta-feira, dia 22 de Março, numa cerimónia que decorreu no Hotel Royal Garden, em Ponta Delgada.
Durante a cerimónia Alberto Souto de Miranda (vice-presidente da ANaCom) referiu que, com o desligamento do sinal analógico e a chegada da televisão digital, os Açores estão pela primeira vez em situação de igualdade com o Continente, uma vez que as condições de acessibilidade nunca foram iguais e a partir de agora passam a ser totalmente equivalentes.
Deste modo, segundo o vice-presidente da ANaCom, passa a existir a possibilidade de todas as pessoas terem acesso gratuito aos quatro canais generalistas e, no caso dos Açores, ainda a RTP Açores, sendo que esta é uma etapa em que a televisão ganha condições de som e de imagem, concluiu Alberto Souto de Miranda.
RTP Açores noticiou que a "transição [para TDT] permite colocar os Açores pela primeira vez em igualdade com o Continente", mas que "no caso das ilhas das Flores e do Corvo, o sinal digital vai chegar via satélite, enquanto não existirem condições para outra forma de acesso."
RDP Antena 1 Açores informou que:
Nas últimas semanas a PT reforçou a rede com 4 novos emissores, cobrindo as zonas poente da ilha do Faial, a Praia da Vitória, a zona poente do concelho de Ponta Delgada e o concelho do Nordeste.
A emissão [nos televisores analógicos] foi substituída por um slide com a indicação de que a emissão analógica cessou, e com os números de telefone de apoio para o TDT. A data de hoje marca o desligamento da emissão analógica nos Açores e na Madeira.
A migração para a televisão digital terrestre confunde, em particular, os mais idosos que muitas vezes são induzidos a adquirir equipamentos que não precisam.
Aonde é que se pode comprar esta nova coisa? Nos correios não tem
eu se fosse voces, por nunca ter chegado até hoje o cabo de fibra òptica às Flores e ao Corvo não votava em nenhum e este atrasado mental que diz que o cabo fibra é uma pegança deve estar a mamar bem à custa do governo para ser contra aquilo que as outros Ilhas já tem à muitos anos.
Cada um com as suas manias.
O outro, das coirelas, tem a obcessão da cana roca e sonha com mogangos, nabos, favas, ervilhas e abóboras menina. O miolo não lhe dá para mais....
O comentador de cima, muito informático, tem a doidura da fibra óptica, como símbolo da felicidade. A descrição fica-se por aqui...
Em tempos de contraste, ambos tem em comum a pegaça.
É pegança e não
pegaça. Quere-se fazer muito esperto e mete o pé na argola seguidas e não digo mais nada que este deve ser igual ao tal da cana-roca com um cerebro da tal raiz.
Tenho muita consideração e respeito pelo tal da cana roca.
Tem calos nas mãos, sabe dar o valor ao trabalho e não anda neste mundo porque vê andar os outros.
Quando é a bricar, goza-se, quando é a sério há que dizer verdades.
O computador é bonito, diverte-nos, permite opinião e é uma excelente ferramenta de trabalho.
Os excessos, como em tudo na vida, são contudo de evitar.
Essa da fibra óptica, pela forma doida e obcessiva como é tratada, é uma pegaça.
E as pegassas tratam-se em S. Rafael, na Terceira.
O Governo deve estar a dar uma boa pegança a este anónimo das 23,35 para ser contra aquilo que é útil em qualquer parte do mundo o cabo de fibra óptica. Mas ele não entende deve ser umas faltas de vitaminas para o cerebro.
E quando é qque tiram aquele insultuoso cartaz da chegada da TDT de Santa Maria ao faial, que está na chegada a Santa Cruz?
se fosse aqui para os lados das lajes eu já tinha retirado e até desde que soube-se que não chegava às flores no mesmo dia em que puse-sem eu mais alguns arrencava-mos.
Nós, habitantes da Ilha das Flores e Corvo, somos Açoreanos de 3ª, soos descriminados em tudo, na saude, na formação, no emprego, e até nos meios de comunicação social. Parece que não pagamos impostos com as mesmas taxas que os restantes Açoreanos. A culpa é nossa. Apelo a todos os habitantes das Flores e do Corvo, para que nas proximas eleções fiquem em casa, não fotem, para mostrar a nossa indignação.
Credo!
Gente malcriada!
tens razão anónimo das 17,15 não votar para eles verem que tambm fazemos parte dos açores e mais uma quem ganhar as ileições de certeza que não vai ganhar a maioria e ainda bem que estão habituados a raparem para os lugares maiores onde dá mais votos e os outros que se lixem.
Enviar um comentário