segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

BANIF pede insolvência da Castanheira & Soares devido a dívida de 24 milhõ€$

Agravam-se os problemas para a empresa de construção civil Castanheira & Soares, a maior empregadora da ilha das Flores.

O BANIF está a pedir a sua insolvência por causa de uma dívida de 24 milhões de euros. O processo judicial respectivo já deu entrada no Tribunal de Santa Cruz das Flores.

Não são de agora os problemas financeiros da Castanheira & Soares. Ainda há poucos dias foi noticiada a falta de pagamento de ordenados a trabalhadores desta mesma empresa na ilha do Corvo.

A empresa alega por seu lado ser credora de dívidas da Câmara Municipal das Velas e da Escola Profissional de São Jorge. Dívidas que ultrapassam os 6 milhões de euros, de acordo com a administração da Castanheira & Soares.


Notícia: RDP Antena 1 Açores e «Açoriano Oriental».
Saudações florentinas!!

37 comentários:

Anónimo disse...

grande perda para os florentinos

Anónimo disse...

Esta empresa ira fazer muita falta a ilha das Flores e principalmente ao concelho de Santa Cruz

Anónimo disse...

É melhor se informarem melhor, só por acaso..!não devemos ser papagaios, mesmo quando as noticias nos agradam.

Anónimo disse...

Correcção:
Castanheira & Soares, Lda. pede insolvência de recuperação, tendo como maior credor o Banif

Anónimo disse...

??? a insolvencia é um instrumento a utulizar pela gestão da impresa e não pelos credores, pelo que se deduz do presente artigo, só e apenas a divida desta sociedade ao banco banif

Anónimo disse...

No processo de Insolvência refere o valor de 23.925.024,21€, o qual corresponde ao Activo da Empresa Castanheira & Soares, Lda e, não a Dívidas.

Anónimo disse...

Insolvência?Alguem esplica bem do que se trata?

Anónimo disse...

È uma grande vitória do P S a nivel Flores da falência da castanheira&Soares.??
Não é nos anos mais próximos que haverá uma empresa que emprega-se tanta gente??
Foram investidos milhares de euros em obras nesta ilha,o governo obotou por dar as obras a empresas de fora,onde uma grande parte dos trabalhadores não eram das Flores,todas estas decisões das politicas deste governo foi virar costas a castaheira para falência e mandar centenas de trabalhadores para o desenprego.

Anónimo disse...

Segundo consta este é só o principio, pois as empresas Sociedade de construções lucino lima e Braga&Braga não estao em melhores condições.
Já agora há uma coincidencia são todas de Santa Cruz e ainda quanto é que falta a Camara de Santa Cruz pagar á Castanheira ou será que a Camara é tão incompetente que não percebe que um dos seus maiores activos que desaparece.

Anónimo disse...

Quando toca a dinheiro ...

Anónimo disse...

Dar o seu ao seu dono é o que deveria ser,essa coisa de dívidas não dá nada a ninguém a não ser aos que estão por trás a lucrarem,a entidades devedoras deviam pagar quanto antes para que a Castanheira e Soares não acabe e mande para casa muitos trabalhadores,assim é que era,vamos a ver se alguns tem coragem de o fazer.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de notícia do jornal «Correio da Manhã»: "Onze operários guineenses retidos na ilha do Corvo com salários em atraso e sem dinheiro".

Um grupo de onze operários guineenses está retido desde o início do ano na ilha Corvo, sem dinheiro para pagar refeições, nem a viagem de avião de regresso a Lisboa.

O caso foi denunciado por Honório Biágue, proprietário da empresa Distância Viva, que contratou estes trabalhadores e que admitiu não ter dinheiro para pagar a cantina onde eles se alimentaram em Janeiro. Os operários recusam-se a trabalhar enquanto não receberem os vencimentos de Novembro e Dezembro que estão em atraso. O empresário frisou que a culpa desta situação é da empresa Castanheira & Soares, para a qual a Distância Viva tem trabalhado nos últimos meses em regime de sub-empreitada e que, alegadamente, não cumpriu os seus compromissos.

"Eles já não recebem desde Novembro", frisou Honório Biagué, acrescentando que a situação está a tornar-se "complicada", porque já não consegue "pagar a cantina" onde os homens tomam as refeições diárias. O empresário revelou que já foi contactado pelos Serviços de Apoio Social, aguardando agora a chegada de um funcionário que vai verificar as condições em que se encontram os operários e tentar encontrar uma solução para a sua alimentação.

Amado Jao, um dos 11 trabalhadores da Guiné Bissau retidos na ilha do Corvo, confirmou à Agência Lusa que não tem dinheiro para pagar a viagem de avião para Lisboa, onde reside a sua família. "Não temos dinheiro para nada, nem sequer para o pequeno-almoço", frisou, acrescentando desconhecer quem pagou o almoço de hoje na cantina, uma vez que sabe que o patrão "já não tem dinheiro para pagar a alimentação".

A empresa Castanheira & Soares admitiu estar a passar dificuldades financeiras e revelou, em comunicado, ter dado entrada com um "pedido de insolvência" no Tribunal de Santa Cruz das Flores, a 24 de Janeiro, embora com uma proposta de "plano de recuperação". Neste comunicado, a administração daquela empresa, com sede na ilha das Flores, não se refere ao caso dos operários estrangeiros com vencimentos em atraso que estão retidos no Corvo. A empresa de construção civil justifica a sua "falta de liquidez" com a "falta de pagamento por parte de entidades adjudicatárias", com a "contracção do mercado" e com os cortes na concessão de crédito por parte da banca.

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de notícia do «Açoriano Oriental»: "Autarca do Corvo diz que serviços de acção social paga viagens para Lisboa aos operários guineenses retidos na ilha".

O presidente da Câmara Municipal do Corvo, Manuel Rita, afirmou hoje que os Serviços de Acção Social dos Açores estão dispostos a pagar a viagem para Lisboa aos 11 operários guineenses retidos na ilha com salários em atraso. Manuel Rita, em declarações à Agência Lusa, revelou que os trabalhadores, da empresa Distância Viva, receberam a visita de uma funcionária daqueles serviços, que lhes ofereceu apoio para poderem sair dos Açores na sequência dos atrasos no pagamento dos ordenados. "Ela ofereceu-se para dar 200 a 250 euros a cada trabalhador para pagarem as passagens de regresso a Lisboa", afirmou o autarca socialista, acrescentando não saber ainda se os operários aceitaram a proposta.

Manuel Rita salientou que os 11 trabalhadores guineenses continuam a comer e dormir nas instalações da empresa Castanheira & Soares, para quem a empresa Distância Viva trabalhava em regime de sub-empreitada. "A comida e a dormida continuam a estar asseguradas", garantiu o autarca, frisando que os trabalhadores "não vão passar fome no Corvo".

Os 11 operários guineenses estavam a trabalhar em 4 obras que estão a decorrer na mais pequena ilha dos Açores, todas adjudicadas à empresa Castanheira & Soares. Duas dessas obras envolvem caminhos municipais e são da responsabilidade da Câmara Municipal de Vila do Corvo, enquanto as duas restantes, na Estrada Leste e no Centro de Processamento de Resíduos, foram lançadas pelo Governo Regional.

Anónimo disse...

Nestas coisa os responsaveis ninguem sabe quem são.
Numa empresa como a castanheira para chegar a esta situação teve que haver muita má gestão e temos que responsabilizar os seus gerentes e sobre tudo o sr eng Helio Peixoto pela garnde influencia que tinha na gestão e pela incompetencia e irresponsabilidade que demonstraram ao longo destes anos.
para se ganhar 5100 euros mensais como ganhava não pode haver erros.A ideia de que a vida seria sempre assim acabou e a sua senhora irá passar muitas dificuldades.

Anónimo disse...

A administração deve ser responsabilizada e tam bem o sr engenheiro

Anónimo disse...

o cunha vai comprar o castanheira

Anónimo disse...

Faço um apelo á Camara Municipal do Corvo para que naquela linda Ilha não deixem ninguém passar fome,um por todos e todos por um,visto que no Corvo são todos muito unidos,parabéns.

Anónimo disse...

Era de prever qualquer coisa do genero, bastava ver a postura do sr eng actua como se fosse uma criança irresponsavel e faz da empresa o seu hobbie.
Felizmente nunca foi eleitompara cargo nenhum.

Anónimo disse...

É facil falar da Empresa Csatanheira E Soares Ldaª acusar ...quem tem telhados de vidro não manda palpites em casa dos outros pois ,não??
Se a Empresa foi mal gerida ou não...cabe á justiça no seu devido tempo julgar!O nosso governo por não pagar esse é muito bem gerido,não??
Tenham consciência...NÃO falem por falar...é de louvar a gerência da empresa por ainda lutar...por algo que no fundo é de todos os Florêntinos ...

Anónimo disse...

Oh anónimo de 3 de Fev das 23h21 esta empresa é privada não é coisa publica. Fica feio dizer que é de todos os florentinos, não me revejo nesta empresa nem nas suas obras sejam elas publicas ou privadas ou "outras".
Uma coisa é dizer, que vai ficar fazendo falta a alguns florentinos e outra é dizer que vai ficar fazendo falta a todos os florentinos, concorda não?
A mim pessoalmente não me faz falta nenhuma!

Fórum ilha das Flores disse...

Adenda informativa através de notícia da RDP Antena 1 Açores: "Castanheira & Soares não encerra".

O proprietário da Castanheira & Soares diz que a empresa não vai fechar, apesar das dificuldades financeiras. Manuel Castanheira admite que está com dificuldade em pagar os salários a trabalhadores e sub-empreiteiros, mas compromete-se a cumprir [esses pagamentos] mal receba as verbas que também a sua empresa tem por receber. Recorde-se que, por exemplo, a Câmara Municipal das Velas deve quase 3 milhões de euros a esta empresa de construção civil por causa da obra da nova escola profissional de São Jorge.

Entretanto, o BANIF pediu a insolvência da Castanheira & Soares devido a uma dívida de 24 milhões de euros. Esta empresa de construção civil tem negócios nos Açores e em África. Um funcionário da Inspecção do Trabalho deverá ter contactado [na passada quinta-feira, dia 2] com os trabalhadores desta empresa que tem sede na ilha das Flores.

Anónimo disse...

muito se diz a este respeito!!!
Uma coisa é certa, a empresa foi muito mal gerida!! Tudo acontecia!!!Os familiares , os encarregados e outros fizeram casas e palheiros à custa da empres.Ali todos usufruiram!
As viajens,as casas, as brazucas, ainda cintinuam! para isso ha dinheiro!
Em relaçao ao sub empreiteiro que tem os homens no corvo...nao vemham com tretas, porque todos sabemos a forma como trata os funcionarios. Trabalham e no fim do mes desconta para isto, para aquilo e acabam por receber uma miséria! A escravatura já acabou!

Anónimo disse...

Há muitos anos a Castanheira decidiu apostar nas Flores.Criou riqueza e emprego.Ganhou dinheiro? Ainda bem.Sem lucros nã estariam nas Flores.A Mota Engil vai despedir centenas de funcionários... A Soares da Costa está aflita... dezenas de empresas fecharam... Amigos florentinos a culpa é da atual crise e de ninguem pagar a ninguem...daqui a alguns anos irão dar o valor devido aos Castanheiras..

Anónimo disse...

Concordo contigo anónimo de 5 de Fev das 16h12, tens toda a razão!

O partido socialista que pague as dividas pois esta empresa já salvou muitas campanhas eleitorais oferecendo materiais, comprando viagens aos alunos que se encontravam fora para virem votar, e muitas outras coisas mais.

Acho muito bem a falencia, os trabalhadores deveriam unir-se e penhorar as máquinas antes que alguém mais inteligente o faça é porque depois não hà nada para ninguém!

Acho muito bem a falencia e o desaparecimento desta empresa da ilha, não fazem cá falta nenhuma e as obras realizadas aqui na ilha são um atentado às regras da boa construção e execução segundo o eng socrates, queria dizer élio, melhor, passaram ambos o exame num domingo à noite, hahahahahahahah tudo farinha do mesmo saco!

Anónimo disse...

O Estado Português, que emprega dezenas de milhares de economistas, professores de finanças, engenheiros, juristas,etc,etc, está completamente falido.

Foi o Estado Português que causou o tsunami económico que estamos assistindo, provocando subidas de juros, desinvestimentos, cortes salariais, rapina fiscal, roubalheiras, desemprego, etc.

Quem é que devia ser responsabilidade por esta desgraça?

Não seria os responsáveis pelo Estado que deviam ser julgados em tribunal de guerra?

Como é que se pode criticar empresas privadas que sempre criaram emprego e valor, pagando impostos e segurança social, quando os governantes destruiram tudo e não pagam o que devem?

Lisboa devia indemnizar toda a devastação que está acontecendo nestas ilhas, pois nós não contribuimos para a falência do país!

Anónimo disse...

Tenho tanta pena desta empresa e não sou galinha!

Que boa noticia, varrer esta gente pimba toda daqui para fora!

Hà noticias que pecam por ser tardias, como é o caso.

Da proxima vez que for às Flores espero não ver o barracão a que chamam sede.

Anónimo disse...

belas vidas...
coitado do josé que tem de trabalhar para comer que o resto como sempre se vai safar, na boa...
E aqueles que dizem que ainda vamos ficar a dever a eles que se calem a mim não me deram nada.
E de graça não o fizeram.
E se não fosse eles outros iriam construir igual ou melhor porque pior não é fácil...

Anónimo disse...

já vi na terceira escrito nas paredes Independencia para os açores eu acho que deveria ser.

Anónimo disse...

Para 90% dos comentários que aqui estão, deixo um grande "LOL"

Tem toda a razão, que devem muito a castanheira, mas e o que a castanheira deve? Nem que venham 10 milhões, paga os buracos todos desta empresa.

Não deixaram de ter as suas casas, ou seus carros, as suas festas, etc etc etc, no frigorífico, nunca lhes faltou nada.

E ainda criticam os trabalhadores que la roubaram? Deviam ter era roubado muito mais, porque a empresa permitia, viam, e calavam-se. Agora também não venham com a história que a penúria vem dai.

Não é uma palete de blocos, ou 100 sacos de cimento que abriu o presente descalabro total.

Mas e também, aqueles que roubaram e muito para a Castanheira? E agora estão em casa, a zeros? Ordenados em atraso, o fundo de desemprego que demora 2/3 meses ou mais a chegar... Com estes, alguém se preocupa?

A culpa desta empresa estar na situação em que está, é devido à má gerência. Começando que em tempos, o número de colaboradores dentro do escritório era quase o mesmo do que os homens que estavam em campo.

Onde para o dinheiro de anos? Das obras que foram feitas?

A empresa em crise, da maneira que está, e nas entradas do Ano Novo, em São Jorge, é lançado da casa do filho do Castanheira (cuja empresa em S.jorge já andou também),e é dado um espectáculo pirotécnico. Sim, fogo de artificio, que não é propriamente barato.

Onde está a consideração por aqueles que não recebem à meses?

Acham que falta dinheiro ali, ou que alguém daquela empresa vai ir acartar baldes de cimento?

Sinceramente, não sei o que andam a fazer, mas calçados, estão e muito bem.

Agora os que de lá ainda retiram alguma coisa, que não venham para aqui à defesa, porque quando deixarem de serem precisos, vão levar o mesmo caminho de que os outros todos.

Mas muita água ainda vai correr debaixo da ponte, e quando vier tudo ao de cima, ai sim, vamos ver toda a Corrupção feita durante anos.

Anónimo disse...

Uma inspecção levaria a prisão perpétua os sócios e muitos dos empregados que colaboraram na corrupção

Anónimo disse...

Anónimo das 17h30 concordo contigo, levaria à prisão se a justiça em portugal e em concreto nos açores não fosse manipulada pelos agentes politicos. A nossa realidade é esta, a justiça anda ao sabor da politica...
Adorava ver esta cambada toda dentro de uma jaula bem fechada juntamente com o presidente pereira, tudo farinha do mesmo moleiro!

Anónimo disse...

falar e muito facil,mas se forem por justiças quem seria os politicos e gerentes de empresas que não estivesem presos,penso que todos.
a vida e para alguns não para todos.
o pobre vai preso o rico ri-se e bem acompanhado com bazucas e companhias..

Anónimo disse...

estive a ler todos estes comentarios sobre a castanheira firma onde trabalhei nunca tive problemas em receber o meu salario, com ou sem problemas de gestão foi uma firma que empregou muitos açoreanos e não só durante anos já teve muitas crises e foi sobrevivendo, se olharem para portugal continental quantas são as firmas que fecham diariamente e mandam os seus empregados para o desemprego penso que é de louvar que os donos da castanheira a queiram manter e poder dar trabalho a bons trabalhadores

Anónimo disse...

O novo elenco camarario de sta cruz do partido (não sei qual) pois foram batizados no PSD mas agora são PS (ou seja são pessoas que gostam de mamar na teta que corre) têm um plano de salvaguarda para empresa C&S, nada de stresses pessoal! Corvinho e queimada têm remedio santo para a cura desta empresa!
Ando já a aguaradar numa lata de tinta ovos podres para quando cá vierem a minha casa com palavrinhas meigas, doces e pancadinhas nas costas!!!A campanha eleitoral já começou por estes lados pois o desejo do vencimento/ordenado é muito forte!! Pessoal toca a abrir os olhinhos e ouvidos, o futuro da nossa terra pertence a nós mesmos e não a eles e somos nós que temos o poder de fazer a cruz:)))

Anónimo disse...

Estou de malas aviadas para as flores. Levo comigo o zé monteiro para trazer o meu dinheiro. Ninguém faz festa à minha custa principalmente os politicos e os empresarios de merda.
Na falta de dinheiro o corpo é que vai pagar não é Sr Castanheira mentiroso?

Anónimo disse...

Pois é! Acima de tudo má Gerencia, ou melhor, má influencia junto do Gerente principal. Excelente pessoa, mas sempre muito mal aconcelhado.Diretor de produção, um dos maiores responsaveis, miseravel no acompanahamento das obras e demais.Com tantos a baterem com a cabeça uns nos outros no escritorio das Flores, numnca houve alguem que desse o murro na mesa atempadamente.

Anónimo disse...

Então porque ninguem fala nas dividas do Castanheira & Soares a inumeros fornecedores? alguns fornecedores foram à falencia devido às dividas da Castanheira & Soares.Quem assume a responsabilidade? Um dos maiores
responsáveis foi o Sr.eng.Helio Peixoto devido à incompetencia que sempre demontrou ao longo dos anos.