quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Canais regionais da RTP vão passar a ter apenas 4 horas de emissão própria

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, disse [ontem] que as emissões da RTP Madeira e da RTP Açores vão ser reduzidas para [apenas] quatro horas por dia, das 19 horas às 23 horas.

O ministro Miguel Relvas, que falava na Comissão de Ética, Cidadania e Comunicação, declarou também que “não é possível” manter a RTP Madeira e a RTP Açores a funcionar custando 24,7 milhões de euros por ano.

De acordo com o governante, são gastos 11,7 milhões de euros por ano na RTP Madeira e 13 milhões de euros na televisão açoriana, valor que [para Miguel Relvas] não se justifica até porque os habitantes locais têm acesso às outras antenas da RTP “como os portugueses do Continente”.


Notícia: «Açoriano Oriental», RTP/Antena 1 Açores, «Jornal Diário», rádio Atlântida, semanário «Sol» e TSF - Rádio Notícias.
Saudações florentinas!!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Câmaras demoram a pagar contas

A Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, leva em média 2 anos a pagar as suas contas. Em contrapartida, a Câmara Municipal de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, paga aos seus fornecedores em 5 dias, o que a torna numa das autarquias mais eficazes do país.

Vila do Porto, Santa Cruz das Flores (que paga a 6 dias) e Santa Cruz da Graciosa (7 dias) são, no entanto, excepções. A maioria das autarquias açorianas demora meses a liquidar uma factura.

Dados da Direcção Geral das Autarquias revelam que há 11 (entre as 19) Câmaras Municipais dos Açores a pagar acima dos 90 dias, prazo estipulado por lei. A Câmara Municipal das Lajes do Pico demora 276 dias e a da Lagoa passou de 37 para 195 dias. Calheta e Velas, ambas da ilha de São Jorge, estão logo a seguir na lista das que mais se atrasam a pagar. A autarquia da Povoação paga ao fim de 151 dias, uma melhoria significativa já que em 2009 a autarquia demorava 500 dias a pagar.


Notícia: RTP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

domingo, 28 de agosto de 2011

Os "hotéis" mais românticos do Mundo

Número 5: Aldeia da Cuada, Açores, Portugal.

Neste mais ocidental arquipélago europeu, uma aldeia abandonada no século XVIII com casas de pedra em ruínas foi renovada e transformada num refúgio rural - antigo e popular: cortinas de renda, camas de ferro com colchas caseiras - numa paisagem de fazer cair o queixo. Caminhos de basalto levam a quedas de água e caldeiras profundas conhecidas como as sete lagoas, e o verde do vale circundante assemelha-se à Idade-Média dos livros de Tolkien.

Melhor lugar para um piquenique: ao ar livre numa das mesas exteriores sobre o Atlântico, com um pedaço de pão e uma fatia de queijo da Queijaria Tradicional da vizinha Fajãzinha.


Notícia: revista «Travel + Leisure».
Esta mesma revista de divulgação turística nomeou a ilha do Pico entre as vinte e oito melhores "ilhas secretas" do Mundo para turismo.

Saudações florentinas!!

sábado, 27 de agosto de 2011

Beleza e aventura nas Flores e Corvo

Programa «Escape» na SiC Notícias: para ver este domingo (às 7h40, 20h40 e 23h40), nas próximas segunda-feira (às 9h40) e quinta-feira (às 14h30).

Neste oitavo programa da terceira série de «Escape» na SiC Notícias, com estreia a 28 de Agosto [amanhã], parte-se à descoberta das belezas naturais das ilhas das Flores e do Corvo. A viagem, entre a contemplação e aventura começa na mais ocidental das ilhas açorianas que deve o nome à variedade de plantas e flores que a vestem de cores e lhe dão um carácter único. A chuva faz da ilha das Flores uma das mais verdes do arquipélago e toda esta beleza natural atrai os viajantes que privilegiam o contacto com a natureza. É pela excelente preservação da natureza, pela rica floresta, pelas zonas costeiras e ilhéus que a ilha das Flores integra, desde 2009, a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO.

Entre as muitas actividades e programas que a empresa WestCanyon oferece para conhecer a ilha está um passeio de jipe. Na verdade, um dia completo para passear e saber mais, para ir de encontro aos lugares mais bonitos e aos miradouros mais fantásticos que possa imaginar.

Depois de uma colecção de quadros naturais incríveis conseguida com a jornada de descoberta da ilha das Flores, o corpo pede descanso. De alma cheia, queremos sentar-nos à mesa para uma viagem gastronómica e no restaurante Pôr do Sol o caminho faz-se de sabores açorianos. Fica na Fajãzinha, com uma localização única que, tal como o nome indica, permite assistir ao encontro do Sol com o mar num espectáculo perfeito.

Com uma óptima localização, o Hotel das Flores é uma moderna unidade de quatro estrelas, onde pode descansar com os olhos perdidos numa vista magnífica. Fica a cinco minutos do aeroporto, plantado onde a terra acaba e é por isso uma varanda para o mar que cerca aquela que é uma das mais encantadoras ilhas do arquipélago dos Açores. Abriu em 2009 e integra o leque de unidades hoteleiras da Fundação Inatel. Encontra-se na zona do Boqueirão, em Santa Cruz das Flores e alia conforto e modernidade permitindo o descanso que se exige entre passeios e aventuras pela ilha.

Saindo do hotel é só descer a rua até ao pequeno porto onde se faz o embarque para uma expedição que o leva a desvendar algumas maravilhas das ilhas que compõem o grupo ocidental do arquipélago. A viagem começa acompanhando o encontro do mar com a terra, sempre junto à costa nordeste da ilha. O passeio de barco permite perspectivas sem igual do que a natureza teve o poder de criar. Das encostas férteis aos mais impressionantes fenómenos geológicos com passagem pelas fantásticas grutas, contornam-se ilhéus e entre fotografias surgem-nos cascatas sem fim e baías incríveis. A cerca de 24 quilómetros, a ilha do Corvo é a última paragem desta grande aventura.

A equipa «Escape.pt» viajou a convite da ART Açores.


Notícia: programa «Escape.pt» na SiC Notícias.
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Pacotes turísticos da «Papa-Léguas»

Guiados pelo olhar dos fotógrafos Joel Santos e Magali Tarouca partimos para uma viagem ao extremo de Portugal, ao extremo da Europa, ao extremo das mais belas paisagens do nosso país. Rumamos para o Extremo Ocidente, para as ilhas das Flores e Corvo. Flores e Corvo através das lentes com Joel Santos. Viagem fotográfica. 6 dias de viagem. Visita às ilhas das Flores e Corvo. Alojamento em hotel. Acompanhamento do fotógrafo profissional Joel Santos. Próxima partida: 29 de Agosto.

As duas últimas ilhas a serem descobertas encerram uma paisagem natural de grande beleza! Segundo relatos da época, o seu povoamento foi lento e demorado, devido aos episódios vulcânicos então ocorridos, no final desta viagem perceberá porquê e então os Açores nunca mais o abandonarão. Por tudo. Pela paisagem natural bravia e vigorosa; pela cor do seu verde pintado com humidade e pelo infinito mar que vai cambiando de cor ao comando das nuvens! Extremo Ocidente: Trekking no Paraíso. 6 dias de viagem. Ilhas das Flores e Corvo. 5 dias de alojamento em hotéis. 4 dias a pé. 1 dia de navegação. Próxima partida: 9 de Setembro.


no ano passado a «Papa-Léguas» havia efectuado estes mesmos dois pacotes turísticos para as ilhas ocidentais açorianas.
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Lizuarte Machado abandona Parlamento Regional em colisão com o PS/Açores

O deputado do PS, eleito pelo Pico, Lizuarte Machado, pondera abandonar o Parlamento Regional no próximo mês. O parlamentar picaroto já mandou esvaziar o seu cacifo na Assembleia Legislativa Regional.

Lizuarte Machado tem sido um dos maiores críticos da política de transportes marítimos seguida pelo Governo Regional.

Fontes citadas pela RTP Açores indicam que o deputado regional, comandante da marinha mercante, discorda das orientações do actual líder parlamentar do PS, Berto Messias.

Lizuarte Machado terá mesmo abandonado uma reunião de parlamentares socialistas no Nordeste, depois de uma troca de palavras com alguns membros da bancada socialista.


Notícia: «Telejornal» da RTP/Açores.
Saliente-se que o ferry 'Atlântida', encostado na doca dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo desde 2009, iniciou esta quarta-feira manobras e sábado [dia 27] vai partir para Lisboa, desconhecendo-se o armador a quem será entregue o navio.
De notar, ainda, que na bancada regional socialista Domingos Cunha também irá sair a breve trecho e Alexandre Pascoal abandonou recentemente rumando à administração do Teatro Micaelense.

Saudações florentinas!!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Governo Regional desconhece ponto de situação da extensão do cabo de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo

José Contente responde assim à Petição pública na internet, que exige o esclarecimento do processo.

O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos já solicitou uma audiência ao ministro da Economia, para obter explicações sobre o andamento do projecto de extensão do cabo [submarino] de fibra óptica às ilhas das Flores e do Corvo.

A audiência foi pedida há um mês, mas ainda não há resposta de Álvaro Santos Pereira. Em causa está um investimento de 20 milhões de euros. O secretário regional dos Equipamentos reconhece que sucessivos Governos da República desvalorizaram o projecto, mas diz que, depois de o anterior Governo [da República] ter celebrado em Maio o contrato para a ligação de fibra óptica às ilhas das Flores e Corvo, é impossível [o actual Governo da República] recuar.


Notícia: «Telejornal» da RTP/Açores.
Saudações florentinas!!

domingo, 21 de agosto de 2011

«Em Viagem» pelas ilhas ocidentais

De 5 a 8 de Agosto, a jornalista San­dra Silva Costa e o fotógrafo Paulo Ricca estiveram nas ilhas das Flores e do Corvo em trabalho para o suplemento «Fugas» do jornal «Público».
Algumas notas foram publicadas no blogue «Em Viagem»:

Saudações florentinas!!

sábado, 20 de agosto de 2011

Saudade e Poesia #10

Se tivessem asas seria pior

Olho e vejo bando de gaivotas no espaço,
Em círculos, todas juntas quando voam;
Passam rente uma à outra, não se magoam,
Dá-me inveja quando em caos eu não o faço...

Mas os homens deviam sentir embaraço,
Colidir, e zangarem-se em vozes q'ecoam,
Com blasfema e palavrões que alto soam,
Estando o caminho já marcado a legal traço.

Se o humano seguisse o exemplo dos animais,
Que não colidem no seu voo, mesmo de enxame
Mas o homem quando coduz pensa ter asas;

Percorre o caminho dividido, e com sinais,
Se dantes caducou, passa agora no exame,
Sai qual touro, entra no carro, esborralha casas...


Denis Correia Almeida

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Homenagem ao mestre José Augusto

Esta "Homenagem ao mestre José Augusto" decorrerá amanhã (sábado, dia 20 de Agosto) no porto das Poças, em Santa Cruz. Para homenagear o grande "Lobo do Mar" mestre José Augusto Lopes, haverá durante o dia um torneio de pesca e variadas actividades náuticas; e à noite ocorrerá um jantar de convívio com oferta de caldo de peixe, show fotográfico da vida do Mestre e fados cantados por Raquel Machado, Armando Meireles, Alfredo Gago da Câmara, Piedade Câmara e Isaac Silveira. Por fim, festa pela noite dentro com muita animação da música a cargo da dupla dj Brandan e dj Tiago C.

Organização: MareOcidental
Apoios: Bar Hotel Café e Câmara Municipal de Santa Cruz

Saudações florentinas!!

Membro do Governo Regional foi condenado pelo Tribunal de Contas

O secretário regional da Agricultura, Noé Rodrigues, foi condenado pelo Tribunal de Contas ao pagamento de multas pela atribuição de apoios sem enquadramento legal, num valor superior a 3,3 milhões de euros.

A auditoria ao enquadramento legal da atribuição de subsídios pelo Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas (IAMA) relativos ao orçamento de 2009, conclui que um terço do total pago [em subsídios] nesse ano "não teve enquadramento legal".

O relatório considera Noé Rodrigues responsável pelas infrações financeiras detectadas, salientando que, apesar de [o secretário regional da Agricultura] ter sido informado pelo responsável do IAMA de que os apoios poderiam ser ilegais, "[Noé Rodrigues] confirmou ainda assim para que [esses subsídios] fossem pagos".

Para cada uma das infrações, o secretário regional da Agricultura deve pagar uma multa com um montante a fixar entre 1.530 euros e 15.300 euros.


Notícia: «Jornal Diário», RTP/Antena 1 Açores, «Correio da Manhã», «Jornal de Notícias», semanário «Sol», TSF - Rádio Notícias, jornal «A União» e «Agência Financeira».
Saudações florentinas!!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Pescadores sem dinheiro para multas

pescadores dos Açores a vender as suas embarcações para pagar coimas. As multas agravaram-se com a entrada em vigor do novo quadro legal da pesca açoriana. O assunto foi abordado [ontem] durante uma reunião das associações de pesca com o comandante da Zona Marítima dos Açores.

Notícia: «Jornal da Tarde» da RTP/Açores.
De relembrar, ainda, que a LotAçor passou a pagar a 45 dias o atum (destinado à indústria conserveira) entregue nos portos dos Açores, o que não mereceu a concordância dos pescadores açorianos.

Saudações florentinas!!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Programa recupera 41 botes baleeiros

A recuperação de 41 botes baleeiros, uma embarcação emblemática dos Açores, é um dos resultados mais visíveis do programa de reabilitação de património ligado à caça à baleia no arquipélago, em curso desde 1998.

“Uma Região pequena como a nossa recuperou 41 botes, 11 lanchas de reboque e faz regatas com mais de 30 botes”, afirmou Manuel Costa, director do Museu do Pico, defendendo que a mobilização da comunidade e a reaproximação dos açorianos ao mar gerada por este programa torna-o uma “referência a nível nacional e internacional”.

O fim da caça à baleia nos Açores, no início dos anos 80, deixou muito património abandonado, cuja recuperação começou em 1998 com a aprovação de legislação específica. Desde essa altura, o investimento na valorização da cultura baleeira ascende a cerca de 1,5 milhões de euros. Na sequência desta aposta das autoridades regionais, decorreu entre 2008 e 2011 o projecto BaleiAçor, financiado por fundos comunitários, que permitiu a recuperação de uma dezena de botes baleeiros, a cargo dos mestres João Tavares e Manuel Machado, enquanto o mestre João Medina, considerado o último grande veleiro artesanal dos Açores, fez as velas para todos os botes recuperados.

O bote baleeiro açoriano, que nasceu da capacidade inventiva dos construtores navais do Pico, estava especialmente adaptado às condições de navegabilidade do mar dos Açores e ao modelo de baleação costeira praticado no arquipélago. Para alguns especialistas, trata-se de uma embarcação quase perfeita devido à sua elegância, robustez, eficácia e singularidade.

O projecto BaleiAçor incluiu o apoio às regatas de botes baleeiros, a realização de um seminário internacional e a digitalização de mais de 20 mil documentos, entre os quais cédulas marítimas, escrituras de constituição de sociedades baleeiras, planos de construção de embarcações baleeiras e mapas de capturas. “Este projecto insere-se na lógica de uma política cultural de preservação do património baleeiro, que é uma imagem de marca da cultura dos Açores”, frisou Manuel Costa.


Notícia: «Açoriano Oriental», rádio Atlântida e «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

domingo, 14 de agosto de 2011

Documentário sobre a ilha do Corvo ganha uma menção especial do júri no Festival de Cinema de Locarno (Suiça)

O cineasta Gonçalo Tocha, premiado com «Balaou», a sua primeira longa metragem, mostra em Locarno a ilha do Corvo com «É na Terra não É na Lua».

O filme português de Gonçalo Tocha «É na Terra não É na Lua», um documentário da ilha do Corvo, que utilizou 160 horas de películas, em quatro meses intercalados de filmagens, é o mais longo do Festival de Cinema de Locarno, com duração de três horas.

Pode parecer longo demais, porém quando se começa a ver o documentádio dessa ilha ocupada pelos portugueses há mais de 500 anos e que, durante séculos, ficou isolada com a sua pequena população, é difícil de interromper. A vista do mar do alto dos setecentos metros da ilha, a cratera, o seu litoral fustigado pelas ondas, os seus habitantes que preservam hábitos de uma época antiga dão vontade aos espectadores de ali se recolher.

Na ausência do director Gonçalo Tocha, na projecção do filme para a imprensa, retido em Lisboa com o nascimento do filho, Dídio Pestana, responsável pelo som e pela narração, deu informações sobre o filme.

A equipa do filme foi à ilha do Corvo, a menor dos Açores e vinha da ilha das Flores, por três vezes, ficando cada vez mais de um mês, isso dentro do processo de aproximação dos habitantes locais, que são pouco mais de 300 pessoas, numa área de seis por quatro quilómetros. A cratera de um vulcao extinto ocupa a maior parte da área da ilha.

O título do filme, conta Dídio Pestana deve-se a um habitante da ilha, Óscar Nunes, uma espécie de memória viva do lugar por ter escrito um caderno de apontamentos ou diário, desde a sua juventude, como quando conta ter sobrevoado a ilha um Zepelin ou se ter visto o primeiro avião. Ela tinha o cargo de Polícia Marítima, na época cabo do mar, o que lhe facilitava os registos no diário.


Notícia: semanário «Expresso».
O realizador português Gonçalo Tocha recebeu ontem a Menção Especial do Júri da competição Cineastas do Presente, do Festival de Cinema de Locarno, por "É na Terra não É na Lua", um documentário sobre a ilha do Corvo. Será no Corvo, em data ainda a definir, que Gonçalo Tocha, realizador sem produtora, irá estrear em sala este seu filme. "Não sei como, mas vou fazê-lo", confessou.

Saudações florentinas!!

sábado, 13 de agosto de 2011

Sem abrigo morre na ilha das Flores

Um homem de 51 anos foi encontrado morto num parque de campismo improvisado em Santa Cruz das Flores. Joaquim Gaspar terá morrido à míngua e os vizinhos acusam a Segurança Social de nada fazer.

Joaquim Gaspar, pescador, natural de São Miguel, vivia na ilha das Flores há vários anos e ficou desempregado há um mês. Os vizinhos alertaram o Instituto de Acção Social para a situação e agora acusam os serviços de neglicência. Paula Ramos, responsável pela Segurança Social, diz que o homem não queria ser ajudado.


Notícia: RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

Troika obriga electricidade a aumentar

A partir do próximo mês de Setembro a electricidade nos Açores vai estar sujeita a uma taxa de IVA de 16 por cento, contra os actuais 4 por cento.

O aumento do IVA sobre a electricidade [e o gás] é uma das exigências da Troika que emprestou dinheiro a Portugal. No Continente, o IVA sobre a electricidade sobe de 6% para 23%.

O ministro das Finanças, Victor Gaspar, deu [ontem] uma conferência de imprensa anunciando estes aumentos e o congelamento das carreiras nas polícias, militares e GNR. Victor Gaspar pediu também às autarquias e às Regiões Autónomas que cumpram os orçamentos.

A Troika fez [ontem] uma avaliação positiva das medidas de austeridade que estão a ser tomadas em Portugal, mas admite que “os maiores desafios estão pela frente”.


Notícia: RDP/Antena 1 Açores, «Jornal Diário» e rádio Atlântida.
Saudações florentinas!!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

É tão simples reciclar... saiba tudo!

Plástico, metal e embalagens de cartão para bebidas, papel e cartão, vidro, madeira ou lixo... saiba exactamente o que depositar e onde depositar. Para isso, descarregue o folheto "Sabe Tudo: Reciclagem" que acompanhou a edição desta semana do semanário «Expresso» (numa iniciativa conjunta com a Sociedade Ponto Verde).

Saudações florentinas!!

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Câmaras açorianas não conseguem reduzir seu número de funcionários

O Governo da República quer que os municípios cortem no número de funcionários, mas nos Açores nem todos seguem a ordem. A Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, por exemplo, foi a que mais funcionários contratou nos últimos anos.

Os autarcas sustentam que cortar nos funcionários municipais é fomentar a desertificação.

Um em cada dez habitantes da ilha do Corvo trabalha na Câmara Municipal. Segundo um relatório da Direcção Geral das Autarquias Locais agora publicado, quarenta dos 400 habitantes da mais pequena ilha são funcionários da autarquia.


Notícia: RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Reembolsos das despesas de saúde em risco de acabar por imposição da Troika

A Região Autónoma dos Açores ainda não decidiu se segue ou não a orientação do Governo da República de suspender o pagamento de todos os reembolsos directos das despesas de saúde.

O jornal «Público» anunciou hoje que o Governo da República decidiu suspender a partir de amanhã o pagamento dos reembolsos de despesas de saúde relacionadas com aquisição de próteses, óculos, armações, lentes e calçado ortopédico, serviços de estomatologia, tratamentos termais e transporte não urgente de doentes.

"A medida não está em vigor nos Açores", disse ao Acores.rtp.pt um porta-voz do secretário Regional da Saúde, Miguel Correia. A mesma fonte escusou-se a esclarecer se o Governo Regional - que ainda recentemente introduziu as taxas moderadoras no Serviço Regional de Saúde - vai também acabar com os reembolsos [dessas despesas de saúde].


Notícia: RTP Açores.
Saudações florentinas!!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

«Brumas e Escarpas» #26

Maria e as Bulas Papais

Maria fora habituada desde tenra idade a ajudar a mãe nas tarefas domésticas e a cuidar dos irmãos mais novos. Maria apesar de criança já trabalhava arduamente e só descansava quando ia à escola onde, com uma inteligência prodigiosa, aprendia tanto ou mais do que as outras meninas. Maria, de mãozinhas roxas de frio, acarretava baldes de água da fonte e esfregava com escova e sabão o chão de madeira carcomida e remendada da sua casa. Maria de pés descalços levava à cabeça cestos cheios de roupa suja, lavava-a na ribeira e estendia-a ao Sol do estio. Maria, de olhos adormecidos porque a noite era curta, levantava-se de madrugada, acendia o lume e varria, limpava e clareava a casa, abrindo-lhes portas e janelas à luz clarificante das madrugadas primaveris. Maria, menina dos pés descalços, corria os campos ao sabor dos ventos e das tempestades. Maria menina, sentia cansaço, fadiga, dor, sofrimento, angústia e achava o Mundo injusto.

Maria tornou-se mulher quando era menina e nem sequer teve tempo para ser criança e para brincar. Maria ficou órfã cedo, muito cedo, cedo demais. E Maria ainda mais mulher se tornou, quando afinal continuava menina porque mais conta tomou dos irmãos, mais lavou, esfregou, cozinhou, varreu, limpou, sacudiu, espanejou, areou, arrumou e até rachou lenha, decidindo, por si própria, que a partir de agora, mesmo continuando a ser menina, seria a senhora e a dona da casa. Maria não se limitava a desempenhar todas as tarefas apenas dentro de portas mas também ajudava nos campos, no semear e acarretar do milho e das batatas, no plantar das couves e das cebolas, no apanhar do trevo e no acarretar da lenha. Maria também fez topadas nos dedos, teve sarampo, tosse, bexigas, defluxo e “godelhões”. Maria meteu estrepes nos pés, fez golpes nos dedos e até caiu e partiu três dentes.

Maria fez tudo o que uma mãe fazia. Maria até fez mais porque fez de senhora, de dona de casa, de filha, de irmã, de amiga e até de pedagoga, porque se esqueceu de que ainda era criança. E ao seu redor já mais alguém lhe lembrou que afinal ela também era criança.

Maria, porque era criança, também ia à catequese e à missa aos domingos, com a cabeça coberta com um mantinho de seda branco. E um dia, do alto do púlpito, Maria ouviu uma coisa estranha! Ouviu anunciar que era pecado grave comer carne às sextas-feiras, mas que ali, na sacristia da igreja, estavam à venda os indultos e as bulas do Santo Padre, os quais autorizavam os cristãos que os comprassem a comer carne em todas as sextas-feiras do ano, excepto nas da Quaresma e nas Têmporas. Quem não as comprasse e comesse carne nesses dias cometia um pecado gravíssimo e sujeitava-se à condenação eterna. Por isso todos, mas mesmo todos os bons cristãos deviam comprar as bulas para se salvarem, agradarem a Deus, cumprindo assim os Mandamentos da Santa Madre Igreja!

Maria ouviu, ouviu muito bem e jamais se esqueceu, mas hesitou. Hesitou simplesmente porque em sua casa não havia nem carne nem dinheiro! Dinheiro? O pouco que havia era todo para a loja da senhora Dias. Carne? De vaca só pelo Espírito Santo e de galinha só na noite de Natal. Seria pela carne de porco? Mas a salgadeira já ia a mais de meio, a linguiça já quase se acabara e já se via o fundo da panela dos torresmos. “E a talhada do toucinho que colocas no caldo de couves com feijão?” – lembrou-lhe uma vizinha. “E a colher de graxa que deitas na sopa ou com que fazes o refogado para o mangão?” – perguntou uma tia. “Tudo isso contava como se fosse carne?” “Oh, se contava!...” “Era carne, carninha, lá isso era.” Por isso Maria, num esforço gigantesco, decidiu juntar algumas moedas para evitar o pecado e a condenação eterna da sua família. Substituiu o petróleo do candeeiro pela graxa de fritar o peixe, já velha e rançosa, na candeia da cozinha, reduziu a colherada do café e aumentou a das favas torradas e da chicória e até, à ceia, mingou o leite nas tigelas. E o milagre aconteceu! Passado um mês poupara o necessário para comprar as bulas. Lavou-se, asseou-se, calçou-se, penteou-se, colocou laços de fita nos cabelos, vestiu a melhor roupita que tinha e lá foi, pé ante pé, tímida e insegura mas prazenteira e sorridente, com destino à casa do Senhor.

Na sacristia da igreja paroquial havia sido montada a tesouraria. Bateu levemente à porta e esta abriu-se. E eis senão quando à sua frente surge um monstro alto, esguio, negro, barrigudo e pançudo, que de rompante, sem ao menos lhe dar os bons dias ou dirigir uma palavra amiga e meiga, lhe saca da mãozinha trémula e fria que, tímida e hesitante, lhe estendia, as quatro moedas esbranquiçadas que ela com tanto sacrifício amealhara, devolvendo-lhe em troca duas folhas de papel, em cujo cimo e ao lado das armas papais de Sua Santidade o papa Pio XII estavam estampadas as imagens de São Pedro e São Paulo, o primeiro de chaves do Céu em riste, anunciando um reino de bondade, de amor e de verdade e o segundo segurando na mão um papiro com as suas cartas anunciadoras da paz, da justiça e da fraternidade.

Maria voltou só, triste, apreensiva e revoltada porque afinal nunca encontrou em sua casa a carne que aqueles abençoados papéis, a que chamavam bulas papais, a autorizavam a comer.


Carlos Fagundes

Este artigo foi (originalmente) publicado no «Pico da Vigia».

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Privatização da ANA pode fazer triplicar preço dos bilhetes de avião nos Açores

Os bilhetes das passagens de avião entre as ilhas dos Açores podem mais do que triplicar na sequência da privatização da ANA - Aeroportos de Portugal, diz a Assembleia Legislativa regional do arquipélago na edição de hoje do Diário da República.

Os aeroportos em questão (São Miguel, Santa Maria, Faial e Flores) são "deficitários financeiramente, o que num quadro de privatização pode pôr em causa um serviço público de qualidade e com custos acrescidos para a população da Região Autónoma dos Açores". E, lembra a resolução da Assembleia Regional açoriana [por iniciativa do Bloco de Esquerda/Açores], "o estudo feito pela Universidade Católica e o Boston Consulting Group, realizado para a ANA - Aeroportos de Portugal, em que é analisada a situação dos aeroportos nos Açores [...] conclui que os quatro aeroportos deficitários do arquipélago poderiam registar aumentos de 260% nas taxas das tarifas aéreas a cobrar a cada passageiro, caso passassem a ter uma gestão privada".

Na resolução publicada, os parlamentares [regionais] açorianos exigem que "a Assembleia da República e o Governo da República efectuem as diligências necessárias no processo negocial de privatização da ANA - Aeroportos de Portugal, para que os custos com os aeroportos dos Açores não sejam, directa ou indirectamente, suportados pela Região Autónoma dos Açores ou pelos açorianos — através do aumento dos valores das taxas aeroportuárias actualmente cobradas nesses aeroportos". Em vez disso, continua o diploma, os custos devem ser "suportados pela empresa ou consórcio que assumir a futura gestão da ANA, e claramente expressos no respectivo caderno de encargos".

O risco é grande e o eventual custo decorrente de uma privatização já foi estimado: "os açorianos não devem ser ainda mais prejudicados no seu direito à mobilidade entre ilhas, resto do país e do mundo, tendo em conta o actual custo das tarifas aéreas — facto que, num quadro de privatização dos aeroportos açorianos da responsabilidade da ANA - Aeroportos de Portugal, pode vir a acontecer".


Notícia: «Dinheiro Vivo» e rádio Renascença.
Saudações florentinas!!

domingo, 7 de agosto de 2011

A ilha das Flores no "You Tube" (XIX)


Voltamos a encontrar no «You Tube» [sítio de partilha de vídeos na internet] algumas imagens relativas à ilha das Flores, desta vez um pequeno "filme" intitulado: «Flores, Les Açores: Routes fleuries, cascades, lacs, Fete des Immigrandes Partage» [em português poderia ser: «Flores, Açores: estradas floridas, cascatas, lagoas, Festa da Partilha dos Emigrantes»], sendo o vídeo da autoria de "myhalong" [desconhecemos quem seja].
Saudações florentinas!!

sábado, 6 de agosto de 2011

RTP vai cortar nas produções regionais

A RTP Madeira e a RTP Açores estão na mira dos cortes da administração dos canais do Estado. O semanário «Sol» sabe que a empresa quer reduzir custos, diminuindo as horas de produção própria das ilhas e apostando sobretudo em conteúdos diferenciados para a informação.

Ao que o semanário «Sol» apurou, o caminho pode mesmo passar por concentrar a emissão especial para os Açores e a Madeira no horário nobre – entre as 19 horas e as 23 horas –, apostando em noticiários e programas culturais.

De resto, os números oficiais da RTP mostram já a intenção de poupar nos canais regionais do Estado. Olhando para o Orçamento de 2011 são claros os cortes previstos: menos cerca de um milhão de euros em relação às contas de 2009 para a Madeira e quase menos dois milhões de euros face ao que foi gasto no arquipélago dos Açores em 2009.

Até agora, as maiores poupanças têm sido feitas graças à redução do número de funcionários, através de processos de rescisão amigável. Em dois anos, as saídas da RTP Madeira chegam às 19, enquanto nos Açores a estação tem agora menos 28 funcionários.

As mudanças vão no sentido do que tem sido definido pelo actual Governo da República, que foi claro na decisão de poupar. E que já anunciou a criação de um grupo de trabalho para definir um novo modelo de serviço público, que tenha em conta a privatização da RTP 1. As conclusões deverão ser conhecidas em Outubro, uma vez que o Executivo não pretende adiar a privatização para a próxima legislatura.

Isto apesar de continuarem a ser muitas as vozes críticas em relação à venda do primeiro canal. Depois da saída para a TVI, o antigo director de programas da estação pública aproveitou a sua apresentação no canal de Queluz para falar no tema. José Fragoso tem «enormíssimas dúvidas» de que a privatização resolva a questão dos custos do serviço público. E lembra que «a empresa tem um perímetro muito grande, que vai dos Açores e da Madeira, passando pelo Porto, e com um lugar em África».

Esta semana, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, fez questão de referir os resultados «muito agradáveis» da empresa no primeiro semestre de 2011, sublinhando a importância de Portugal ter serviço público de televisão «a valores aceitáveis». Pelo que a tónica da contenção de custos na RTP vai continuar na ordem do dia.

Apesar disso, fonte oficial da RTP não quis fazer quaisquer comentários sobre os planos para reduzir o custo dos canais das ilhas.


Notícia: semanário «Sol».
De relembrar ainda que [no passado mês de Maio] o "Governo Regional garantiu que a RTP Açores possui meios técnicos para ter repórteres residentes em todas as ilhas", apesar de a ilha das Flores (e também o Corvo?) não ter qualquer repórter/correspondente da RTP/A.

Saudações florentinas!!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PSP está à beira da ruptura nos Açores

O Sindicato Nacional da Polícia admite o encerramento de esquadras à noite nas ilhas dos Açores por falta de meios e recursos humanos.

Na Região há viaturas da PSP sem condições que são destacadas para operações policiais, pagamentos em atrasos a fornecedores e esquadras onde os agentes pagam do seu bolso o papel higiénico, como é o caso da esquadra do Nordeste.

O Sindicato Nacional da Polícia espera soluções na reunião com o Ministro da Administração Interna, agendada para o próximo dia 9 de Agosto.


Notícia: RDP Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Receitas açorianas da sobretaxa de IRS (no subsídio de Natal) devem ficar cá?

O Governo da República já fez saber que quer ficar com a totalidade da receita com a sobretaxa de IRS [a incidir sobre o subsídio de Natal]. A intenção provocou a indignação do Governo Regional.

A questão estará na quinta-feira [amanhã, dia 4] em debate numa reunião da Comissão Permanente da Assembleia Legislativa Regional, na sequência de um requerimento apresentado pelo PCP/Açores.

Os líderes dos grupos e representações parlamentares contactados pela Agência Lusa defenderam, de forma unânime, que a Constituição da República, o Estatuto Político-Administrativo e a Lei das Finanças Regionais não devem ver alteradas as suas disposições sob pena de se abrir um precedente, mas divergem quanto ao destino a dar a essa receita extraordinária.

Aníbal Pires, do PCP/Açores, justificou a iniciativa de solicitar esta reunião para que o “Parlamento [Regional] se pronuncie por iniciativa própria sobre uma lei que viola a Constituição [da República]", acrescentando que a deliberação deve depois ser dada a conhecer ao Presidente da República.


Notícia: «Açoriano Oriental», «Jornal Diário» e rádio Atlântida.
Entretanto, hoje na Assembleia da República foi aprovado em votação final global a sobretaxa extraordinária em sede de IRS, que irá aplicar um corte de 50% do subsídio de Natal no valor superior ao salário mínimo... com os votos do PSD e do CDS/PP.

Saudações florentinas!!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Cartaz da Festa do Cais das Poças 2011

Consultem programa completo da Festa do Cais das Poças.
Saudações florentinas!!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Açores de novo capa de revista turística

"Mergulho" nos Açores: arquipélago de muito mar e pouca terra. A geologia deu-lhe variedade de formas, o clima consente quase todos os géneros de flores e de frutos, a geografia concedeu-lhe um papel de relevo na história de Portugal e do Mundo. Uma selecção de lugares que não deve perder em cada uma das ilhas açorianas.

Notícia: revista «Visão: Vida & Viagens».
Saudações florentinas!!