segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Redução da nossa iluminação pública

A redução da iluminação pública para contenção de custos começou nos Açores pela Câmara Municipal da Povoação e vai estender-se a outros municípios, revelando a PSP que a medida não provocou qualquer aumento da criminalidade nem da insegurança.

O município da Povoação foi o primeiro [nos Açores] a anunciar uma redução de 50 por cento na iluminação pública, seguindo a lógica sequencial de uma lâmpaga apagada entre duas acesas, numa medida que deverá gerar uma poupança superior a 3 mil euros mensais.

O exemplo da Povoação deve ser seguido em breve por outros munícipios, tendo a Eletricidade dos Açores já recebido um pedido da Ribeira Grande enquanto outras autarquias "estão a estudar o assunto", revelou João Correia, director de distribuição da EDA.

As Câmaras Municipais da Lagoa, Vila Franca do Campo, Praia da Vitória e Santa Cruz das Flores, segundo o director de distribuição da EDA, "pediram as plantas da rede" mas "ainda não formalizaram" a intenção de reduzir a iluminação pública.

O Governo Regional dos Açores também vai "reduzir em 40 por cento o consumo de iluminação pública em todas as ilhas", revelou João Correia, acrescentando que "os trabalhos em São Miguel deverão estar concluídos até final de Janeiro", também na lógica sequencial de uma lâmpada acesa e outra apagada.

"Até agora não existe uma relação directa entre a diminuição da iluminação [pública] e o aumento de crimes contra o património", sendo que o porta-voz da PSP/Açores admitiu que isso nunca chegue a acontecer, uma vez que a redução de iluminação não é a 100 por cento, nem em zonas residenciais.


Notícia: «Açoriano Oriental» e «Jornal Diário».
Em notícia da RTP/Antena 1 Açores informa-se que [para além dos municípios da Povoação e Ribeira Grande] a EDA confirma que já recebeu pedidos de informação das Câmaras Municipais de Ponta Delgada, Nordeste, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Horta e Lajes das Flores.

Saudações florentinas!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Portugal vai ficar às escuras, mas os Açores não!

Anónimo disse...

Pois não!
Não fomenta a criminalidade mas induz poucas vergonhas.

Anónimo disse...

A secretária do senhor presidente da camara de santa cruz ,já informou que o mesmo já precaveu a parte das poucas vergonhas que se fazem com a luz reduzida,ou melhor,sairá um piquete para a rua chefiado por quem de direito,já que neste momento não há policia municipal em santa cruz.

Anónimo disse...

oh anónimo (a) sas 13h51 esta tripeira não é exemplo nenhum na nossa sociedade nem modelo a seguir. Esta senhora têm uma língua viprina deveria ter vergonha e aproveitar o momento (falta de iluminação) para fazer a sua vida mas em silêncio!
Não suporto gente que vomita no prato que come mas eles são todos iguais e merecem-se!

Anónimo disse...

Deve ser decretado o recolher obrigatório.

A partir das 21H00 ninguém deve sair de casa.

É como na Coreia do Norte.

Afinal, em Lisboa, não temos um governo tipicamente comunista ou social-fascista?

Anónimo disse...

Nos dias que correm, as poucas vergonhas fazem-se na claridade do sol.

Anónimo disse...

Em Santa Cruz já foi reduzido o custo a iluminacao publica ainda nao deram por isso basta olhar para a iluminacao do natal para ver que está tudo reduzido e esta!