quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Mortalidade infantil: nos Açores morrem duas vezes mais bebés recém-nascidos

A mortalidade infantil nos Açores é o dobro da média do país. A dispersão geográfica é apontada como o factor que justifica a diferença. Portugal atingiu o valor mais baixo de sempre e os Açores foram a única região a registar um aumento da mortalidade infantil em 2010.

Nos Açores em 2010 morreram 15 bebés com menos de um ano. Uma média de 5,5 bebés por cada mil, que morreram a maior parte à nascença ou poucos dias depois do parto. A média nacional é de 2,5 por mil, Portugal regista o valor mais baixo de sempre, o melhor do mundo a par com a Finlândia. Os Açores contrariam essa tendência, desde 2008 que registam as taxas mais elevadas.

A justificação indica como razão a dispersão geográfica: "Porque quando uma grávida entra em trabalho de parto inesperado na ilha das Flores, nós levamos várias horas para lá chegarmos e para a trazermos. E se for um prematura tem que ir para a ilha de São Miguel. São várias horas nestes transportes. Isto não acontece quando se trata do Continente. Por muito que eles falem, quando afirmam que fecharam uma maternidade e que a outra fica a 50 quilómetros, isto não tem nada a ver com os Açores."

A opinião é de Maria Armas, gestora do Plano Regional de Saúde Materna. Maria Armas diz que os números não são comparáveis, porque as realidades são completamente diferentes. A estas justificações junta-se a falta de médicos de família e as dificuldades de acompanhamento das mulheres grávidas.


Notícia: RTP/Antena 1 Açores.
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Vamos ser claros e directos.
Uma taxa de mortalidade infantil de 5,5 é excelente.
É melhor do que a dos Estados Unidos, Canadá, Espanha e França.