domingo, 9 de outubro de 2011

Regionalização dos serviços do Instituto Nacional de Meteorologia... está parada

Está em "banho maria" a transferência para a Região Autónoma dos Açores dos serviços do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica.

A reestruturação nacional do Instituto de Meteorologia comprometeu por agora a intenção do Governo Regional dos Açores de regionalizar estes serviços. A [rádio] Antena 1 Açores apurou que este processo está parado.

José Contente, secretário [regional] da Ciência e Tecnologia, aguarda desde meados de Agosto que o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato tenha disponibilidade para recebê-lo. A regionalização dos serviços do Instituto de Meteorologia na Região é um dos pontos da agenda que José Contente vai levar a Lisboa para essa reunião.

Uma reunião que estará a ser retardada também pela reestruturação nacional em curso. O Instituto de Meteorologia vai integrar, com outras entidades, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, um instituto público [agora] ligado ao Ministério da Agricultura. O facto será oficialmente consumado a 26 de Outubro, data em que está prevista a publicação das novas estruturas orgânicas daquele Ministério.

A possibilidade de regionalização [do Instituto Nacional de Meteorologia] agrada ao executivo regional pela proximidade que pode permitir a outros serviços, nomeadamente os da Protecção Civil dos Açores. Também as verbas pagas pelo apoio à navegação aérea nos aeroportos da Região entram em linha de conta na análise deste dossier, um interesse relativizado pelos encargos com os serviços do instituto.


Notícia: RDP Antena 1 Açores.
Entretanto, parece que a ilha das Flores foi votada ao absoluto esquecimento por parte do Instituto Nacional de Meteorologia... Em 2009 foram postas a concurso duas vagas e em 2010 mais outra vaga de assistente técnico para o Centro Meteorológico das Flores; o Aviso nº 7958/2009 até já teve ordenação final dos candidatos mas ninguém terá sido colocado na ilha das Flores, sendo que o Aviso nº 113/2010 encontra-se [quase dois anos depois] ainda "bloqueado"(?) na prova de conhecimentos dos candidatos.

Saudações florentinas!!

1 comentário:

Fórum ilha das Flores disse...

Ainda desta mesma notícia da RDP Antena 1 Açores, leia-se: Cronologia de uma intenção.

A intenção de regionalização destes serviços [do Instituto Nacional de Meteorologia] tem já cinco anos. Foi em 2007 que Carlos César anunciou publicamente a intenção do Governo [Regional] dos Açores de acolher estes serviços na esfera regional. No início de Dezembro de 2007, na inauguração das obras de ampliação do quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca do Campo, Carlos César assumiu o interesse do Governo em regionalizar os serviços do Instituto de Meteorologia. O presidente do Governo [Regional] defendia ser necessária mais ligação entre estes serviços e os serviços da Protecção Civil e Bombeiros dos Açores.

Em Abril de 2009 José Contente considerava que esta regionalização [do Instituto Nacional de Meteorologia] caminhava a passos largos, e anunciava mesmo uma reunião com Mariano Gago, ministro da Ciência e Tecnologia do executivo de Sócrates, sobre este assunto.

Em 2010 o secretário da Ciência e Tecnologia anunciou no plenário regional, durante o debate de um projecto de resolução sobre a instalação de radares meteorológicos, a criação de duas comissões: uma dos Açores e outra do Instituto de Meteorologia e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, as quais tinham como objectivo preparar o processo de regionalização da delegação daquela instituição na Região.

Em 2011, nenhuma das comissões anunciadas chegou a reunir. A regionalização dos serviços do Instituto de Meteorologia continua a aguardar.