quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Lendas açorianas reunidas em livro

Considerada uma das obras mais completas sobre matéria de lendas, «As Lendas no Imaginário Açoriano» inclui 196 histórias de carácter fantástico ou fictício, combinando factos reais e históricos com outros, irreais, produto da imaginação dos povos, relativas ao arquipélago dos Açores.

Trata-se de uma edição do selo Blu Edições cujo lançamento está previsto para o próximo mês de Outubro.

As 196 histórias estão agrupadas por temáticas – lendas de almas penadas, lendas de amor, lendas de diabos e diabretes, lendas de escravos, lendas de feiticeiras, lendas de ilhas encantadas, lendas de lugar, lendas de piratas e corsários, lendas religiosas e lendas de seres fantásticos –, de forma a tornar a sua leitura e análise “mais agradável e fácil”, segundo os seus autores Avelino Santos e Lúcia Santos.

“Cada um destes temas é precedido por uma breve análise que visa, principalmente, enquadrar o assunto no seu contexto sócio – histórico e geográfico”, explicam. E continuam: “Quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto”. Desde tempos imemoráveis, as sucessivas gerações têm herdado, dos seus antepassados, verdadeiras jóias da tradição oral através da transmissão de lendas, contos e mitos”.

“Julgamos que as novas gerações poderão encontrar neste livro mais um instrumento para a compreensão dos usos, costumes e tradições dos seus antepassados e que, presentemente, são os fiéis depositários de todos estes marcos na nossa História”, rematam os autores.


Notícia: jornal «A União».
Saudações florentinas!!

2 comentários:

Sempre atento disse...

Este é para se comprar!
Alguém sabe onde?

Anónimo disse...

Este livro pode ser encomendado à Editora através do e-mail
marioduarte@bluedicoes.pt