segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Privatização da ANA pode fazer triplicar preço dos bilhetes de avião nos Açores

Os bilhetes das passagens de avião entre as ilhas dos Açores podem mais do que triplicar na sequência da privatização da ANA - Aeroportos de Portugal, diz a Assembleia Legislativa regional do arquipélago na edição de hoje do Diário da República.

Os aeroportos em questão (São Miguel, Santa Maria, Faial e Flores) são "deficitários financeiramente, o que num quadro de privatização pode pôr em causa um serviço público de qualidade e com custos acrescidos para a população da Região Autónoma dos Açores". E, lembra a resolução da Assembleia Regional açoriana [por iniciativa do Bloco de Esquerda/Açores], "o estudo feito pela Universidade Católica e o Boston Consulting Group, realizado para a ANA - Aeroportos de Portugal, em que é analisada a situação dos aeroportos nos Açores [...] conclui que os quatro aeroportos deficitários do arquipélago poderiam registar aumentos de 260% nas taxas das tarifas aéreas a cobrar a cada passageiro, caso passassem a ter uma gestão privada".

Na resolução publicada, os parlamentares [regionais] açorianos exigem que "a Assembleia da República e o Governo da República efectuem as diligências necessárias no processo negocial de privatização da ANA - Aeroportos de Portugal, para que os custos com os aeroportos dos Açores não sejam, directa ou indirectamente, suportados pela Região Autónoma dos Açores ou pelos açorianos — através do aumento dos valores das taxas aeroportuárias actualmente cobradas nesses aeroportos". Em vez disso, continua o diploma, os custos devem ser "suportados pela empresa ou consórcio que assumir a futura gestão da ANA, e claramente expressos no respectivo caderno de encargos".

O risco é grande e o eventual custo decorrente de uma privatização já foi estimado: "os açorianos não devem ser ainda mais prejudicados no seu direito à mobilidade entre ilhas, resto do país e do mundo, tendo em conta o actual custo das tarifas aéreas — facto que, num quadro de privatização dos aeroportos açorianos da responsabilidade da ANA - Aeroportos de Portugal, pode vir a acontecer".


Notícia: «Dinheiro Vivo» e rádio Renascença.
Saudações florentinas!!

4 comentários:

Nos Açores mandam os Açorianos! disse...

Se a ANA fôr privatizada acho que os Açores devem tomar conta de todos os nossos Aeroportos e Bases assim como do Contrôle Aéreo ceânico de Santa Maria.

A ANA bem pode começar a aviar as malas!

Lisboa que vá para o raio que a parta!

Anónimo disse...

Depois disto, algum leitor ficou com apetite para investir na ANA?

Anónimo disse...

mesmo eram baratas as viagens...seus malandros.

Anónimo disse...

acho muito bem, é preciso continuar a explorar este povo, espero que com esta aprendem a lição. Deveriam triplicar o preço, ehehehehehe