terça-feira, 14 de junho de 2011

Qualidade das nossas águas balneares

O controlo de qualidade das águas balneares das praias e zonas balneares dos Açores é promovido pela Direcção Regional dos Assuntos do Mar, de acordo com os critérios e normas de qualidade definidos.

Nesta sequência, um laboratório acreditado foi contratado pelo Governo [Regional] para efetuar os serviços de monitorização da qualidade das águas balneares dos Açores, tendo em vista a realização de amostragens de análises nos anos de 2011 e de 2012.

Os trabalhos estão a desenrolar-se desde Maio e decorrerão até Setembro do corrente ano, abrangendo todas as ilhas do arquipélago. No total serão alvo de amostragem e análise 126 praias e zonas balneares, 58 das quais foram consideradas como ‘Águas Balneares Identificadas em 2011’.

As ‘águas balneares identificadas’ correspondem a locais que no contexto da União Europeia estão aptos para a prática balnear em resultado da respetiva água apresentar valores de qualidade que respeitam as normas em vigor. Esta lista é revista anualmente.

De acordo com a legislação mencionada, deve ser dada a oportunidade de consulta dos resultados dessas análises a todos os interessados. Neste momento, já é possível consultar o resultado da primeira volta de monitorização [na ilha das Flores]. Verifica-se também que todas as águas balneares monitorizadas na Região Autónoma dos Açores foram consideradas com qualidade compatível com a prática balnear.


Notícia: rádio Atlântida e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

Sem comentários: