sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pesca-turismo iniciada no Arquipélago

A actividade de pesca-turismo, utilizando embarcações da frota pesqueira açoriana, iniciou-se [nesta terça-feira, dia 14] em São Mateus, na ilha Terceira.

O subsecretário regional das Pescas participou na estreia desta nova actividade ligada às pescas e na ocasião afirmou que o enquadramento legal desta oportunidade de negócio está criado, pelo que qualquer embarcação da frota pesqueira regional pode candidatar-se a operar neste mercado.

O objectivo do Governo [Regional], ao criar a legislação adequada a esta situação, é que existam nos portos de pesca dos Açores “um número, necessariamente reduzido, de embarcações que se dediquem a esta actividade, valorizando a carreira do pescador, mas também atraindo um maior número de pessoas para participar na pesca tradicional” da Região.

A iniciativa que lançou início da actividade de pesca-turismo nos Açores é da responsabilidade da Associação de Mulheres de Pescadores e Armadores dos Açores, com sede no porto de São Mateus (ilha Terceira).

O pacote de pesca-turismo inclui uma recepção na sede da associação, seguida de uma visita guiada ao porto de pescas e ao núcleo museológico ali existente, ocasião em que uma guia aborda a história da pesca na localidade, tipos de embarcações, artes de pesca a utilizar na saída para o mar e espécies passíveis de captura.

Uma vez no local de pesca, a arte de pesca a utilizar (à linha) é demonstrada por pescadores, após o que cabe aos turistas exercer a actividade piscatória.

No regresso da faina turística, cada participante pode optar por levar 2 quilos do peixe capturado ou então levar meio quilo por pessoa a um de três restaurantes de São Mateus onde podem pedir às cozinheiras que o prepare da maneira que prefere ou, mesmo, cozinhá-lo, o que não impede que alguns dos turistas optem por comer outras especialidades dos restaurantes aderentes.


Notícia: «Jornal Diário», rádio Atlântida e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

Sem comentários: