terça-feira, 26 de abril de 2011

O Centenário da República... nas Flores

As ilhas de São Jorge e das Flores vão acolher, dia 29 de Abril [sexta-feira], as duas próximas palestras do ciclo de conferências «Açores: 100 anos de República», que teve início no mês de Janeiro para comemorar o Centenário da República.

Em São Jorge, António Ventura vai proferir no Auditório das Velas, [na próxima sexta-feira] pelas 20 horas, uma conferência sobre “A Primeira República: a Questão Social”, analisando a evolução do movimentou operário e sindical durante a I República e a sua relação com o poder político.

Nesse mesmo dia 29 [sexta-feira], pelas 21 horas, no salão nobre da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores, Carlos Cordeiro vai fazer uma conferência com o título “Regionalismo e Autonomia no período da I República”. Na ocasião, o conferencista abordará o período da I República como etapa fundamental da História dos Açores, na medida em que apelou à fraternidade açoriana e se definiram conceitos como açorianismo, espírito açoriano, consciência açoriana e açorianidade.


Notícia: «Açoriano Oriental», «Jornal Diário» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional].
Saudações florentinas!!

1 comentário:

República de Santa Cruz disse...

Acho o que devíamos era declarar a República de Santa Cruz e deixar Portugal de vez!