terça-feira, 15 de março de 2011

Cadernos eleitorais desactualizados

Há ideia de que o número de eleitores inscritos nos Açores, superior a 221 mil pessoas, não é real. Esse número poderá estar empolado por não existir uma actualização dos cadernos eleitorais.

Pode ajudar na actualização dos cadernos eleitorais nos Açores, a decisão do Governo da República de extinguir o cartão de eleitor e de o substituir pelo número do cartão de cidadão. Pode ajudar, mas já não virá a tempo das Eleições Legislativas Regionais de 2012.

Os números dos Açores podem não ser correctos. Segundo a Comissão Nacional de Eleições existem mais de 221 mil e 600 eleitores no arquipélago, quando na realidade o número deverá ser inferior. Por isso os números da abstenção no arquipélago são sempre muitos elevados.

A ser aprovada, a proposta do Governo da República só entrará em vigor a 1 de Janeiro de 2013. Até lá os açorianos serão chamados às urnas nas Legislativas Regionais do próximo ano. Mas ainda com cadernos desactualizados.


Notícia: RDP/Antena 1 Açores e «Jornal Diário».
Saudações florentinas!!

1 comentário:

Um país à deriva, nem contas sabem fazer! disse...

E a chapelada/trapalhada com o Cartão do Cidadão nas últimas eleições?

Não fossem essas «anomalias» do sistema, talvez tivesse havido uma 2ª volta.

Mas todos os «responsáveis» assobiam para o lado e vão dando «posse» como tivéssemos na República do Biafra!

Mas isto está sempre «desenhado» para os mesmos ganharem!

No Brasil, o voto é obrigatório e electrónico e num universo de 140 milhões de eleitores, nas últimas eleições para Presidente da Federação do Brasil, deputados federais, governadores dos Estados, etc., foi resolvido praticamente em 8 horas úteis, sem incidentes, nem aldrabices ou irregularidades.

Em Portugal continua a pouca vergonha, e no lugar do choque tecnológico, temos o choque da trafulhice e da incúria!