quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ilha das Flores tem as "melhores e mais bem conservadas" turfeiras do Atlântico

O Parque Natural da ilha das Flores, cuja criação foi aprovada [nesta] terça-feira [dia 22] na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, contém as “melhores e mais bem conservadas” turfeiras do Atlântico, afirmou Álamo Menezes, secretário regional do Ambiente.

Numa intervenção no Parlamento [regional] açoriano, Álamo Menezes salientou ainda a “singularidade mundial” da combinação existente naquele parque natural de turfeiras com cedro-do-mato, recordando que estas áreas “verdadeiramente preciosas” justificaram a classificação pela UNESCO [da ilha das Flores] como Reserva da Biosfera.

O Parque Natural da ilha das Flores abrange cerca de um terço da superfície da ilha mais ocidental do arquipélago dos Açores e integra todas as categorias de áreas protegidas por razões ambientais em terra e no mar territorial adjacente.

Este parque natural, que se insere na Rede Regional de Áreas Protegidas dos Açores criada em 2007, integra as reservas naturais do Ilhéu de Maria Vaz, do Morro Alto e Pico da Sé e das Caldeiras Funda e Rasa.

O monumento natural da Rocha dos Bordões e as áreas protegidas para a gestão de habitats ou espécies da Costa Nordeste, da Ponta da Caveira e da Costa Sul e Sudoeste também fazem parte deste parque natural, que ainda inclui a área de paisagem protegida da Zona Central e Falésias da Costa Oeste e a área protegida de gestão de recursos da Costa Norte.


Notícia: «Açoriano Oriental» e o sempre inestimável "serviço informativo" do GACS [Gabinete de Apoio à Comunicação Social, da Presidência do Governo Regional dos Açores].
Saudações florentinas!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Quanto é que a ilha vai ganhar com isto

Anónimo disse...

no concelho das Lajes temos tude. o que seria esta ilha sem o concelho das Lajes.nada x nada x nada.

Anónimo disse...

no concelho das lajes nao temos nada temos lixo bastante

Anónimo disse...

e o maior lixo é o anónimo das 21,44.

Anónimo disse...

Que vergonha os manipuladores deste site aceitarem comentários como estes 3 sapateiros que estão acima. Calem a boca atoleimados!

Anónimo disse...

o sapateiro mais tolo é este atoleimado das 18,23 que se quer fazer muito discreto e acaba por se borrar todo. nem o nome escreve. passa ai asno.

Anónimo disse...

Lixo x Lixo x Lixo = Porcaria!

Em 4 palavras, descrevi o "meu" eterno Concelho!!

Tenho q admitir, o concelho de Sta. Cruz é muito melhor q o nosso concelho, É uma autêntica vergonha ao ponto q o Concelho das Lages chegou.

Vamos todos ajudar a desenvolver isto. Mãos à obra, meus camaradas!!!!!

Anónimo disse...

tenho que admitir mas o concelho das lajes é muito mais limpo do que o concelho de santa cruz ninguem faz nada e vejo o prémio que eles receberam das freguesias limpas.